Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Classificação dos Campeonatos 15/19.


PILOTOS:

1°) Mark Webber (AUS/Red Bull), 202 Pontos
2°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 191
3°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 182
4°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 181
5°) Jenson Button (ENG/McLaren), 177
6°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 128
7°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 122
8°) Robert Kubica (POL/Renault), 114
9°) Adrian Sutil (GER/Force India), 47
10°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 46
11º) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 39
12º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 21
13º) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 19
14º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), 17
15º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 13
16º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 7
17º) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 6
18º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 3

CONSTRUTORES:

1º) Red Bull Renault (AUT), 383 Pontos
2º) McLaren Mercedes-Benz (ENG), 359
3º) Ferrari (ITA), 319
4º) Mercedes-Benz (GER), 168
5º) Renault (FRA), 133
6º) Force India Mercedes-Benz (IND), 60
7º) Williams Cosworth (ENG), 56
8º) BMW Sauber Ferrari (SWI), 27
9º) Toro Rosso Ferrari (ITA), 10

DADOS E NÚMEROS:

• 639º Pódio da Equipe Ferrari
• 223ª Melhor Volta da Equipe e do Motor Ferrari
• 215ª Vitória do Motor Ferrari
• 214ª Vitória da Equipe Ferrari
• 206ª Pole Position do Motor Ferrari
• 205ª Pole Position da Equipe Ferrari
• 60º Pódio de Fernando Alonso
• 34º Pódio da Equipe Red Bull
• 25ª Vitória de Fernando Alonso
• 20ª Pole Position de Fernando Alonso
• 18º Pódio de Mark Webber
• 17ª Melhor Volta de Fernando Alonso
• 16º Pódio de Sebastian Vettel

domingo, 26 de setembro de 2010

Uma imagem vale mais do que mil palavras...

Grande Prêmio de Cingapura 2010.


Na corrida mais estilosa da temporada, nada de chuva durante a prova como muitos pregaram nos dias que antecederam a etapa noturna na Ásia. Início da reta final do campeonato com Fernando Alonso, da Ferrari vencendo pela segunda vez em Marina Bay, desta vez sem polêmicas.


Segunda vitória consecutiva de Fernando Alonso, com pole position e volta mais rápida, subindo para a vice-liderança do campeonato. O espanhol soube aproveitar muito bem essas duas corridas em que a Ferrari esteve muito competitiva, mas deverá ter um pouco mais de dificuldade daqui para frente, pois terá que lidar com um meticuloso revezamento de seus motores, já que, é o único dos cinco pilotos que brigam pelo campeonato que já usou o oitavo motor.


Se Alonso nas duas últimas corridas fez 50 pontos, Lewis Hamilton fez 0. Com um desempenho aquém do esperado, a McLaren não foi páreo para os carros da Red Bull e Ferrari no circuito de rua. Na relargada, após o segundo Safety Car, Lewis tentou dar o bote por fora sobre Mark Webber que tinha alguns retardatários no caminho, porém o australiano estava por dentro e manteve sua trajetória com ambos se tocando. Pior para Lewis que novamente abandona, caindo para terceiro no campeonato, e permitindo a aproximação de Vettel e Button.


Sebastian Vettel fez uma corrida burocrática, mas sem erros. A Red Bull poderia ter mantido o piloto alemão mais uma volta na pista durante o pit-stop de Alonso, mas resolveram trazê-lo para os boxes no mesmo instante. Se apostaram em uma possível ultrapassagem de Vettel sobre Alonso, apostaram errado, pois o alemão ainda não é um especialista no assunto.


Mark Webber fez uma corrida tática para marcar a maior quantidade de pontos possíveis e deu certo. Parou para troca obrigatória de pneus na intervenção do primeiro safety Car e foi até o fim, ganhando posições na pista com boas ultrapassagens e com as paradas obrigatórias nos boxes dos outros pilotos que iam à sua frente até finalizar em terceiro, ampliando sua vantagem na liderança.


Jenson Button, na dele, vai marcando pontos importantes que o mantém vivo na briga pelo título. Apesar do mau aproveitamento nas classificações e de duas infelicidades em Mônaco e na Bélgica. Jenson é incrivelmente constante nas corridas e deveria está mais à frente no campeonato. Entretanto, a McLaren atualmente é a terceira força do campeonato, e isso pode pesar nas pretensões dos ingleses.


Outros destaques:


Nico Rosberg novamente salvando a esquadra alemã em quinto. Rubens Barrichello de contrato renovado com a Williams em sexto. Felipe Massa que partiu do último lugar para marcar dois pontos, mas definitivamente, daqui para frente será escudeiro de Fernando.


Robert Kubica deu um show nas voltas finais, obrigado a parar no pit por um furo no pneu, caiu para décimo segundo, entretanto, com pneus novos não tomou conhecimento de quem estava na sua frente e foi o autor de arrojadas ultrapassagens, finalizando em sétimo.


Michael Schumacher teve um arranca rabo com os carros de Peter Sauber. Primeiro foi empurrado por Kobayashi, e depois revidou em Heidfeld que está de volta à Fórmula-1 como titular. Timo Glock, da Virgin chegou andar em décimo lugar após a saída do primeiro Safety Car, segurando por um bom tempo carros mais rápidos.


Adrian Sutil, da Force India foi punido com acréscimo de 20 segundos no seu tempo final por ter ganhado a posição de Nick Heidfeld cortando uma chicane na primeira volta.


Resultado Final Atualizado:

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1h57min53s579 (61 voltas)
2°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 0.293
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 29.141
4°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 30.384
5°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 49.394
6°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 56.101
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1.26.559
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1.53.297
9°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), a 1.52.416* (Punido)
10°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 1.52.791* (Punido)

Não Pontuaram:

11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
13°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
14°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
15°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), a 2 voltas
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 3 voltas

Não Concluíram:

17°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), (51 voltas)
18°. Nick Heidfeld (GER/BMW Sauber Ferrari), (35)
19°. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes-Benz), (34)
20º. Christian Klien (AUT/Hispania Cosworth), (30)
21°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), (29)
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), (28)
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), (26)
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), (1)

Melhor Volta:

Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.47.976 (Volta 58)

sábado, 25 de setembro de 2010

Treino Classificatório para o Gp de Cingapura 2010


O que parecia um prenúncio de um fim de semana fácil para os que apostavam tudo na Red Bull, e em Sebastian Vettel... se deram mal, muito mal.
Não só Vettel não teve o desempenho esperado na suas voltas no Q3, como Webber simplesmente não conseguiu boas voltas com o pneu macio. O mais incrível de tudo isso é que a Ferrari consegue uma grande pole com uma grande volta de Alonso, ao passo que Massa quebra e vai largar de último.
Quem aparentemente está bem na fita é Hamilton,que apesar de sua Maclaren não ter tido um grande desempenho final de semana, está na frente de Webber e aparentemente esta briga tende a equilibrar cada vez mais um campeonato. Button pode surpreender, mas quem pode mesmo surpreender são Barrichello e Rosberg, que tiveram excelentes finais de semana de acordo com as limitações do carro.
Decepções:
- Fora Vettel, outro alemão surpreendeu negativamente na parte final do treino, Hulkenberg. Além da punição de ter que largar com cinco posições a mais por troca de câmbio, Hulk fez uma péssima volta no Q2 e se deu mal.
- Heidfeld:nao que se esperasse uma volta incrível, mas tomou um pau do Kobayashi e isso mostra o quão ruim é ficar de fora do jogo
-Senna: levar tempo do Klien, que passou anos e anos sem pilotar um F1 e que para o mesmo parecia que a pista era nova e difícil ... Pelo menos ele agora tem um companheiro de equipe mais forte que Chandhok ou Yamamoto
Destaques:
-Barrichello e Rosberg, como já disse, levando o carro para além das expectativas, principalmente Barrichello, superando Hulkenberg no round decisivo...se bem q ainda tem a corrida, e em Cingapura tudo pode acontecer (não é, Alonso?)
- Kobayashi, levando mais uma vez seu carrinho sem patrocínio para as boas posições do grid...falta a ele, creio, um bom resultado na etapa asiática para os patrocinadores japoneses caírem na real e tentarem manter o melhor piloto japonês da História da F1 até hoje.
- Glock: discreto por estar numa Virgin, superou os outros nas novatas e andou muito hoje. No campeonato ele está atrás dos outros novatos por questões de posição final (isso é uma grande besteira, mas...tá valendo, pelo jeito), mas creio q isso vá mudar.
- Alonso: a principal surpresa do fim de semana. Se vencer, e sem jogo de equipe creio eu, vai merecer estar na briga do título, com ou sem ajuda da Ferrari...grande fim de campeonato, pro meu sincero desgosto rsrs perco a minha admiração pelo sujeito mas não pelo pilotaço!
Expectativas para a corrida:
Desculpem, deixei este setor do blog sem post de novo, mas vamos lá;Se Vettel largar bem, o que acho difícil diante de seu lugar no grid, teremos muitas emoções na primeira curva, pois Hamilton está na cola. Não acho que chova durante a corrida, então o que teremos é provavelmente uma corrida decidida nas trocas de box, no contorno das chicanes e nas curvas 4 e 19, onde os pilotos apontaram para uma possibilidade de ultrapassar... que eu creio ser difícil, mas não impossível como nos anos anteriores,já que agora tem menos pressão entre os carros.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ironia mode on: Brigas na Mercedes e Briatore na Ferrari?

( Prá sacanear, essa visão do inferno, retirada do blog Velocidade Total...omfg!)




Olá pessoal. Andei meio sumido, preocupado e me preocupando com minha maluca vida profissional, que acaba de dar uma reviravolta anunciada: sou efetivamente professor da rede de ensino pública de meu estado, o Ceará. E isso trará algumas mudanças significativas na "vida" deste blog, às quais trarei de sopetão rsrs




Voltando ao que os interessa,creio, nesta visita ao blog por parte de vocês...
Briatore de Ferrari?
Os recentes rumores, totalmente fundamentados em visitas prá lá de estranhas de Briatore ao time de Maranello, seja firmando acordos comerciais (pq esse cara nasceu para isso, praticamente...acordos comerciais agressivos, diga-se de passagem), o fato é que o manager de Alonso parece ter na Ferrari a possibilidade de voltar triunfalmente ao circo da F1, na equipe grande que menos disse qualquer coisa sobre o escândalo- exceto Massa, que foi depois silenciado- de Cingapura...curiosamente, às vésperas do Gp de Cingapura, dois anos depois- e praticamente um ano depois do escândalo ter sido bombardeado pela mídia.
Vem cá:acho que tudo parece confluir na mesma coisa..equipe agora sendo capitaneada pelo espanhol cabeça-de-caricatura(como diz minha mãe), o Domenicali sendo criticado depois de dois anos de má gestão, contratar o manager mais grotesco e declaradamente mafioso da história da F1 eu acho que é demais... os jornalistas mais antigos sempre ventilam o mesmo: nos rumores da F1, nada é apenas um rumor, ainda mais quando o rumor parece coincidência. Pode ser apenas um rumor, ou apenas uma relação de manager de piloto-equipe, mas a Ferrari vincular à sua imagem a figura de alguém que faz qualquer coisa para prevalecer seus interesses comerciais (inclusive defender jogos de equipe a qualquer momento de qualquer coisa) justamente no ano em que voltou à tona toda a face obscura do "cavalinho rampante" com o jogo de equipe...
Norbert Haug X Ross Brawn ?
Agora se pronto...meu mundo se partiu: algo tão óbvio quanto surpreendente, em certa medida, que dois sujeitos centralizadores e desafeitos aos holofotes da mídia sensacionalista (redundante) que foram sumariamente obrigados a conviverem após uma fusão/compra de oba-oba da equipe Brawn, vencedora de 2009- histórica, mesmo não sendo mesmo uma equipe nova de verdade- os rumores de um desentendimento entre o diretor esportivo de uma fábrica que investe em seus empregados (isso acho ótimo) e um diretor que foi chefe de uma equipe para salvar os seus empregados (o que foi muito bacana);
F1 tem dessas,e o caso mais recente é o da Williams, em que sujeitos representando grupos bem intencionados acabam brigando pelo topo da gestão e a coisa acaba mal.
O mais legal disso tudo é que se Brawn sair (acho meio difícil a Mercedes investir de vez na categoria e comprar os 25% que pertencem a Ross Brawn), Schumacher sai. Afinal, isso só mostra que Schumacher está lá pq é amigo de Ross e por causa do mesmo acreditou que poderia voltar bem. Só que Schumacher saindo, a Mercedes vai perder e muito visibilidade na Alemanha, mesmo o hepta-vigarista indo mal este ano...e aí vira budega!
Convenhamos: era melhor ter segurado Jenson Button, não? Mas tudo se resume à batalha dos egos!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O bom filho à casa torna.


No começo do ano quando Peter Sauber reassumiu o controle de sua equipe junto à BMW, e todos esperavam que ele mantivesse Nick Heidfeld no time, já que, o alemão havia sido preterido para vaga de piloto titular na Mercedes-Benz com o retorno de Michael Schumacher. Ficando assim, livre para permanecer no time suíço, mas Sauber escolheu o espanhol Pedro da la Rosa para ser o companheiro do japonês Kamui Kobayashi.


Quando questionado pela não continuidade do piloto alemão, Peter Sauber limitou-se a dizer que queria ver mudanças no time e tentar algo novo. E Heidfeld acabou mesmo ficando de fora do grid de 2010, tendo que se contentar com a ilusória vaga de terceiro piloto da Mercedes-Benz.


No mês passado o germânico foi “liberado” pela Mercedes e fechou um acordo com a Pirelli para ser o piloto responsável, em conduzir as baterias de testes, nos preparativos dos italianos que voltam à F-1, para substituir a Bridgestone como a nova fornecedora de pneus da categoria a partir 2011.


Entretanto, Nick testará pela segunda e última vez com os pneus da fabricante italiana nesta sexta-feira, 17/09, no circuito de Jerez de la Frontera. Heidfeld teve que abdicar do cargo, pois, foi confirmado como “novo” piloto da escuderia de Hinwil para as últimas cinco provas desta temporada por Peter Sauber, substituindo Pedro de la Rosa, aquele mesmo que tomou seu lugar no início do ano.


É uma pena para Pedro de la Rosa que se torna o segundo piloto a ser substituído nessa temporada, o primeiro foi o indiano Karum Chandhok, que perdeu seu lugar de titular na neófita Hispania para os ienes de Sakon Yamamoto.


Além de ser um ótimo piloto, Nick Heidfeld já era bastante especulado para uma vaga de piloto titular em 2011, por sua ligação e conhecimento com a Pirelli, mas isso se tornou pouco relevante com o anúncio de sua ida para BMW Sauber ainda esse ano, deixando o impossibilitado de finalizar todos os testes com os novos pneus, conseqüentemente, suas informações sobre a nova borracha se tornará limitado. Com isso a atenção dos times deve se voltar para o novo piloto que venha assumir o posto deixado pelo alemão.


Nick Heidfeld não merecia ter ficado de fora do grid de 2010, e então, que seja bem-vindo. O piloto alemão tem cinco corridas para assegurar uma vaga em 2011.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Classificação dos Campeonatos 14/19.


PILOTOS:

1°) Mark Webber (AUS/Red Bull), 187 Pontos
2°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 182
3°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 166
4°) Jenson Button (ENG/McLaren), 165
5°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 163
6°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 124
7°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 112
8°) Robert Kubica (POL/Renault), 108
9°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 46
10°) Adrian Sutil (GER/Force India), 45
11º) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 31
12º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 21
13º) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 19
14º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), 16
15º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 13
16º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 7
17º) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 6
18º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 3

CONSTRUTORES:

1º) Red Bull Renault (AUT), 350 Pontos
2º) McLaren Mercedes-Benz (ENG), 347
3º) Ferrari (ITA), 290
4º) Mercedes-Benz (GER), 158
5º) Renault (FRA), 127
6º) Force India Mercedes-Benz (IND), 58
7º) Williams Cosworth (ENG), 47
8º) BMW Sauber Ferrari (SWI), 27
9º) Toro Rosso Ferrari (ITA), 10

DADOS E NÚMEROS:

• 638º Pódio da Equipe Ferrari
• 449º Pódio da Equipe McLaren
• 222ª Melhor Volta da Equipe e do Motor Ferrari
• 214ª Vitória do Motor Ferrari
• 213ª Vitória da Equipe Ferrari
• 205ª Pole Position do Motor Ferrari
• 204ª Pole Position da Equipe Ferrari
• 59º Pódio de Fernando Alonso
• 32º Pódio de Felipe Massa
• 30º Pódio de Jenson Button
• 24ª Vitória de Fernando Alonso
• 19ª Pole Position de Fernando Alonso
• 16ª Melhor Volta de Fernando Alonso

domingo, 12 de setembro de 2010

Uma imagem vale mais do que mil palavras...

Grande Prêmio do GP da Itália 2010.


Repetindo Michael Schumacher em 1996, Fernando Alonso vence em Monza de primeira em sua temporada de estréia pela equipe Ferrari. Além da vitória o espanhol assinalou a pole position e melhor volta.

Na largada, Jenson Button partiu muito bem, deu o bote em Alonso e assumiu a liderança. Fernando por sua vez teve que se defender de Felipe Massa, aonde chegaram a dividir curvas, até, Fernando Alonso prevalecer na segunda chicane. Lewis Hamilton o então líder do campeonato já vinha em quarto atrás das Ferraris, mas se afobou e tentou passar Massa na mesma segunda chicane. Houve um toque entre os dois com Hamilton quebrando a suspensão dianteira, e saindo da pista logo depois.

Jenson Button não teve vida fácil, utilizando maior carga aerodinâmica não conseguiu abrir vantagem suficiente para Alonso, ficou na liderança até parada nos boxes, quando finalmente Fernando conseguiu superá-lo com um trabalho mais eficiente da Ferrari. Enquanto Massa manteve a terceira posição.

Sebastian Vettel fez uma estratégia diferente dos demais e só entrou para sua parada obrigatória na penúltima volta, finalizando em quarto. Nico Rosberg que largou muito bem chegou em quinto. Mark Webber que largou mal, e foi quem mais teve trabalho para recuperar posições e foi o que fez efetivamente ultrapassagens. Duelou com Kubica e Hulkenberg para chegar no sexto lugar, e assim, assumir novamente a liderança do campeonato. Completaram os dez primeiros Michael Schumacher e Rubens Barrichello em nono e décimo respectivamente.

Com o abandono de Hamilton e com Webber finalizando apenas na sexta posição. Os três pilotos que não haviam pontuado na Bélgica reacenderam suas chances na luta pelo título: Fernando Alonso, Jenson Button e Sebastian Vettel se deram muito bem na Itália que encerrou a fase européia do campeonato.

Resultado Final:

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1h16min24s572 (53 voltas)
2°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 2.938 (53)
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4.223 (53)
4°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 28.193 (53)
5°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 29.942 (53)
6°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 31.276 (53)
7°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 32.812 (53)
8°. Robert Kubica (POL/Renault), a 34.028 (53)
9°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 44.948 (53)
10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 1.04.200 (53)

Não Pontuaram:

11°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 1.05.00 (53)
12°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), a 1.06.100 (53)
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1.18.900 (53)
14°. Pedro de La Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), a 1 volta (52)
15°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta (52)
16°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), a 1 volta (52)
17°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), a 2 voltas (51)
18°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 2 voltas (51)
19°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), a 2 voltas (51)
20º. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), a 2 voltas (51)

Não Concluíram:

21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), (47 voltas)
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), (12)
23°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), (1)
24°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), (1)

Melhor Volta:

Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.24.139 (Volta 52)

sábado, 11 de setembro de 2010

Treino Classificatório do GP da Itália 2010.


A Ferrari não fazia uma pole desde o GP do Brasil de 2008 com Felipe Massa. Fernando Alonso não fazia uma pole desde o GP da Hungria de 2009. Mas hoje isso foi quebrado pelo espanhol que largará na posição de honra em sua primeira corrida pela Ferrari diante dos “tifosi”.


A Ferrari é a segunda equipe no ano que consegue quebrar a seqüência de poles da Red Bull. Fernando Alonso assinou sua 19ª pole position na carreira com uma volta avassaladora em sua primeira tentativa no Q3. Aliás, a equipe italiana andou muito bem, já que joga suas últimas fichas pela briga do campeonato de 2010. Felipe Massa ainda com dificuldade em aquecer os pneus, ficou com o terceiro tempo. O atual líder do campeonato Lewis Hamilton, e outrora favorito para pole, largará apenas da quinta posição. Hamilton que optou em remover F-duto para ter menos downforce começou muito bem no Q1 e Q2, mas no Q3 o dispositivo fez falta.


Já na McLaren de Jenson Button, o dispositivo foi mantido, o atual campeão optou acertadamente na manutenção do duto e foi quem mais se aproximou de Alonso. Button que pela primeira vez no ano ficou entre os três primeiros na classificação e deve ser o maior adversário da Ferrari na corrida.


A Red Bull fez o que pôde, tem o melhor carro, mas faltou um pouco mais de potência nos motores Renault, principalmente em um circuito velocíssimo como Monza. A equipe austríaca ficou de fora da primeira fila pela primeira vez no ano. O atual vice-líder Mark Webber ainda conseguiu superar a McLaren de Hamilton, e parte da quarta posição. Sebastian Vettel ficou com o sexto tempo, e espera-se que não apronte logo na largada.


Williams foi muito bem com seus dois pilotos no Top 10 com Nicolas em oitavo e Rubens fechando o Q3. Nico Rosberg da Mercedes-Benz com um ótimo sétimo lugar. Robert Kubica da Renault, assim como a Red Bull careceu de potência, parte do nono posto.


A Force India ficou devendo! A perda de parte do seu staff de engenheiros, acrescido de um mau momento financeiro, ao que parece, minaram as atualizações no carro. Adrian Sutil ficou pelo Q2, já Liuzzi só pôde andar três voltas. Michael Schumacher retorna à Monza, onde havia anunciado sua primeira aposentadoria em 2006. Ficou com o décimo segundo posto.


As punições de hoje foram para Timo Glock, da Virgin e Vitaly Petrov, da Renault. Ambos perderam cinco posições no grid. Glock pela equipe ter aberto a caixa de câmbio para trocar o diferencial, e o russo por ter bloqueado o mesmo Glock logo no início de treino.


Grid de largada:

Q3

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.21.962 (23 voltas)
2°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.22.084 (21)
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1.22.293 (25)
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1.22.433 (26)
5°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.22.623 (17)
6°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1.22.675 (23)
7°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 1.23.027 (23)
8°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), 1.23.037 (23)
9°. Robert Kubica (POL/Renault), 1.23.039 (18)
10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), 1.23.328 (26)

Q2

11°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), 1.23.199 (16)
12°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 1.23.388 (19)
13°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), 1.23.659 (17)
14°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), 1.23.681 (19)
15°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), 1.23.919 (19)
16°. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), 1.24.044 (16)
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), 1.25.540 (10)

Q1

18°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), 1.25.742 (11)
19º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), 1.25.774 (3)
20°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1.23.819 (17) Punido + 5
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), 1.25.974 (11)
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), 1.26.847 (10)
23°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), 1.27.020 (11)
24°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), 1.25.934 (10) Punido + 5

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Expectativas para o Gp da Itália 2010

Um sol de escaldar pode tornar até mesmo o circuito de Monza num palco para uma corrida chata. Entretanto, isso seria mais regra no carro do ano passado. Neste ano, o que vemos é um campeonato muito mais arisco, mais disputado, e com duas estrelas da velocidade disparam na frente e três outras estrelas vem com tudo, num Gp estratégico para as definições de suas equipes para o fim desta e o da próxima temporada.

É de se esperar que Hamilton faça a pole amanha; não me enganei com o bom desempenho de reta da Red Bull, que só foi possível pq eles tem um ótimo equilíbrio, podendo assim tirar muita asa... quando se tira asa e está sujeito a mais erros pois deve se arriscar mais, como no caso de Vettel e de Webber, isso pode virar uma armadilha. De surpresa a gente pode ter Button...que sempre andou forte lá.

Force India, Renault e até a Williams podem surpreender com bons rendimentos de reta neste fim de semana e embolar mais ainda o campeonato. O fato é que os Cosworth melhoraram muito em resistência, e isso vai se tornando uma vantagem no fim do campeonato... já a Renault trabalhou forte nas férias para ter um duto eficiente e boa velocidade. E aForce India tem um carro bom para marcar pontos nesse tipo de corrida, só que creio Liuzzi terá muitas dificuldades em casa, novamente.

A Mercedes visivelmente esqueceu deste campeonato e pensa só em 2011, e desde já é candidata a surpresa novamente ano que vem...para esta corrida, se conseguirem um 10º lugar, será com Rosberg.

A Ferrari, em casa, pode ser que desencane e vença, com Alonso obviamente, pois lá está decretado que se o espanhol não vencer, nem mesmo ele pode chorar para a equipe desenvolver seu carro até ofim do ano. E os motores Ferrari são muito comilões e quebrões.

Um fim de semana de muitas definições para o campeonato, então vale a pena!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ironia mode on: Conselho mundial

Dando vazão cabível à minha veia irônica, essa não poderia estrear em data melhor: hoje, 08 de setembro, se reuniu o conselho mundial para definir algumas questões pertinentes ao futuro próximo da categoria. Em pauta, a lisura esportiva da F1, a credibilidade junto aos fãs e aos observadores; a escolha da 13ª vaga, ou seja, de renovação na categoria...e o calendário, cujo cronograma acabei de postar..então observa aí abaixo!

1. A F1 não sabe o que fazer com suas regras estapafúrdias, que geram confusões estapafúrdias para tentar assegurar esportividade e a tal da ética (conceitozinho fajuto, moldável aos interesses de quem pode se pronunciar); na ética da F1, no seu sentido correto (o conjunto de comportamentos definidos por práticas concretas), a incongruência, a fajutez sensivelmente diminuiu pois a Ferrari, com seu poder político maior do que nunca, afim de evitar um imbróglio maior para com seu presidente, personagem central da última grande polêmica com pilotos & troca de posições, jogo de equipe e os escambau...vai rever, ou seja, vai "chamar todos para tomar um chá e botar o papo em dia", ou seja, pizza de calabreza para as ordens de equipe.

Se não fui claro no que coloquei antes, vejamos: antes, não se dava para definir, por regra, qual seria o melhor momento para que uma ordem de equipe seja posta em prática: meio do campeonato, fim do campeonato, embora nós em nossa ética de fãs da F1 já aceitamos de olho0 torto ordens no final do campeonato, quando só um pode vencer dentro da equipe. O que não deixa de ser ridículo, tacanho, estapafúrdio, marketing contra o marqueteiro...que reservo-me a0 direito de mandar à...

A FIA deveria também rever, ou melhor, deveria no lugar dessa, rever suas regras desportivas de corrida para o safety car, para as disputas de corrida, para a troca de pneus...que não geram polêmicas tão ridículas, mas que se fossem mais esclarecidas a F1 seria um esporte. Er..acho que não tem ironia maior essa.

2. A FIA e Ecclestone temeram colocar novamente seus nomes preciosos $$$ em jogo, pondo uma nova equipe na F1. Em detrimento disso, equipes como a Epsilon Euskadi, a ART e a Prodrive (as duas últimas se auto-excluíram antes do vexame final), que tem mais condições do que Virgin, Lótus e Hispania, principalmente...estão fora. Por critérios que nem eles mesmos tem a coragem de divulgar para não afetar o fluxo de $$$.

Aí disseram que nenhuma das equipes satisfazia o perfil: ou seja, não iriam passar ridículo, mantendo o status quo das veteranas, mostrando a todos que na F1 só existem os melhores e quem entra irá sofrer até vender a alma e se tornar um da turma. Sinceramente, torci mesmo para a EE entrar no jogo, pois é preciso o mínimo de conhecimento de causa para perceber que o que a F1 precisa é outra Williams, com pessoas envolvidas com o esporte, desenvolvendo tecnologias, correndo e sobrevivendo na sandice capitalista que se tornou a F1 nos últimos 25 anos. Além disso, com sede no país basco, que sofre um monte para propor sua independência à Espanha.

3. O novo calendário da F1 saiu, e todos ficamos gratos pois teremos provavelmente a chance de ver o Brasil, com uma das melhores pistas do mundo, sediar o fim da temporada: ou seja, corrida boa no fim, para dar aquele gostinho a mais, e não aquela porcaria interminável que foi Abu Dabhi, que pelo menos pode ter emoção neste ano com vários pilotos próximos disputando o título.

Novos tilkódromos surgem, e o próprio Tilke admite que faz como faz por causa das corridas de moto, dos pitis do Ecclestone em busca de maior exposição aos patrocinadores (pois, necessariamente nesta sequencia: se não atrai patrocinadores, os mesmos não investem na transmissão de corridas, ou seja, não investem nas emissoras, nem nas equipes, nem nos pilotos e aí veríamos uma disputa de título entre Yamamoto e Chandhok)...enquanto a1 ring, Paul Ricard, Algarve, Laguna Seca/Watkins Glen continuarão de fora.

Eita má!

Novo calendário

13/03 GP do Bahrein Sakhir
27/03 GP da Austrália Melbourne
10/04 GP da China Xangai
17/04 GP da Malásia Sepang
08/05 GP da Turquia Istambul
22/05 GP da Espanha Barcelona
29/05 GP de Mônaco Monte Carlo
12/06 GP do Canadá Montreal
26/06 GP da Europa Valência (Espanha)
10/07 GP da Inglaterra Silverstone
24/07 GP da Alemanha Nürburgring
31/07 GP da Hungria Hungaroring
28/08 GP da Bélgica Spa-Francorchamps
11/09 GP da Itália Monza
25/09 GP de Cingapura Cingapura
09/10 GP do Japão Suzuka
16/10 GP da Coreia do Sul Yeongam
30/10 GP da Índia Nova Délhi*
13/11 GP dos Emirados Árabes Abu Dhabi
27/11 GP do Brasil Interlagos

O desabafo do arquiteto.


Em recente entrevista à Autosport, o alemão Hermann Tilke, arquiteto oficial da F-1, desabafou sobre as críticas que vêm recebendo por seus projetos, principalmente, nos novos circuitos que passaram a integrar o calendário da F-1. Hermann alegou que é difícil colocar em prática todas as idéias que tem por conta do orçamento disponibilizado pelos proprietários dos autódromos, além de levar em conta a geografia da região, restrições e ferramentas disponíveis


E que tem que seguir as normas da FIA, como exemplo citou as áreas de escape. “A FIA não vai aceitar pistas sem áreas de escape. E áreas de escape largas não são idéias para a visualização. É muito diferente das pistas antigas, nas quais os guard-rails ficavam ao redor delas.”


Tilke também explicou que a maioria dos proprietários e investidores dos novos autódromos quer que estejam prontos para receber categorias de moto também. “Motos precisam de mais áreas de escape e de diferentes tipos. E também de algumas curvas que, para os carros de F1, não precisam de área de escape, mas para as motos é preciso. Então, as pessoas criticam e falam que é estúpido ter isso”, se defendendo.


Mas o que chamou a atenção nas suas declarações é que Bernie Ecclestone tem grande influência nos desenhos das pistas. “Eu tenho discutido muitas boas idéias com Bernie Ecclestone. Ele tem uma boa visão sobre isso. Agora, estamos indo muito mais ao limite do que fomos há alguns anos – em termos de elevações e tipos de curvas”, explicou ao falar sobre o circuito de Austin, que chamou a atenção pelo desenho mais agressivo, com variação de curvas de baixa e alta velocidade.


Resumindo: o que Hermann Tilke quis dizer mesmo é que seu trabalho é limitado pelos interesses de Bernie Ecclestone, ou seja, que o desenho das pistas tem que seguir o padrão da FOM que prefere circuitos mais travados, com maior número de voltas e que privilegiem a exposição dos patrocinadores.



Fonte: Grande Prêmio.

domingo, 5 de setembro de 2010

Sim, e o Button?


Desde o acidente no GP da Bélgica entre Sebastian Vettel e Jenson Button, muito tem se discutido e debatido sobre punição aplicada à Vettel. Uns têm defendido o piloto alemão, já outros têm criticado severamente, e parece que essa discussão ainda levará um tempo.


Mas é interessante notar que o maior prejudicado no acontecido ficou em segundo plano. Pouco se fala como sobre o prejuízo que Jenson Button teve com o acidente, a atenção foi toda direcionada para o mérito, ou não, da punição dada ao Vettel.


Button que vem fazendo mais um excelente campeonato foi esquecido como se nem estivesse na luta pelo título ou como se não tivesse mais chance de lutar contra Lewis Hamilton. Foi seu segundo abandono no ano, mas em nenhum dos casos por culpa dele. Em Mônaco os mecânicos esqueceram a tampa do radiador, e agora, novamente, abalroado em Spa-Francorchamps como em 2009.


Claro que Lewis Hamilton e Mark Webber abriram uma boa vantagem e ambos vêm pilotando muito, diga-se! Resta à Button melhorar nas classificações, seu ponto fraco esse ano, e voltar a vencer, para manter viva as esperanças do segundo título. E de agora em diante, ter enorme cuidado quando Vettel estiver por perto!