Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

nova pontuação... poderiam fazer melhor! Até eu pensei a minha

não gostei! A antiga pontuação de 10-8-6-5-4-3-2-1, que pontua pilotos do 1º ao 8º lugar está a um ponto de acabar. Pressionados para mudar regras em busca de um regulamento esportivo mais, digamos, palatável aos fãs,o Grupo Esportivo da FIA andou fazendo merdas e coisas realmente interessantes, como o qualifyings (Q1, Q2,Q3)... a medida de um novo sistema de pontuação, que dará pontos até o 10 lugar, com 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1 ainda não oi aprovada e homologada, mas o tempo no futuro é claro indício de uma confirmação em breve...

Creio que isso causa algumas injustiças em relação aos pilotos do passado, como o fez e faz a ada nova mudança de pontuação. Para mim, não há nada de mais em ontuar até o 10 lugar, desde que peses o valor dos três primeiros, em especial o do vencedor, estimulando-o à vitória sempre... desde que se homologue uma pontuação igual e equivalente para todos no passado. Mesmo que estes não tenham terminado a corrida.

Uma vez pensei e como teria uma nova pontuação, e pensei até o 10 lugar sim... seria 15-12-10-8-7-6-5-4-3-2-1. Creio que alguém ja deve ter pensado igual, semelhante, e se não nem me importo com direitos autorais... justiça na pontuação e no passado da categoria.Senão fica uma farofagem absurda nas estatísticas.

Outra coisa: poderiam premiar o pole com um ponto adicional, assim como o piloto de volta mais rápida... acho que seria interessante e estimulante para a categoria ver pilotos no seu máximo o tempo todo,mesmo agoracom a preocupação de salvar equipamento, combustível e pneus.

que acharam da nova pontuação? E da minha? Tem outra em mente? comente, participe!

2 comentários:

  1. Já dei a minha opinião. Faço a defesa deste novo sistema, não tanto nos pontos, mas no alargamento da zona de pontuação até ao décimo classificado.

    Numa altura em que as quebras mecânicas vão sendo cada vez mais raras, e não podemos esperar para que hajam carambolas a cada corrida, e cada esquina, sabemos que num pelotão com 26 carros, a partir de 2010, e com a proibição dos reabastecimentos, o risco de vermos os mesmos 26 carros a cruzar a linha de chegada, após 60, 70 ou 80 voltas, é real. Daí o alargamento até ao décimo posto.

    Quanto aos pontos e a diferença entre lugares, é uma questão de equilibrio. E aí há uma escolha: ou queremos a regularidade, e teremos campeonato até à ultima prova, ou valorizamos as vitórias e correremos risco de termos campeões em Silverstone ou Nurburgring, algures em Julho. Não há sistemas ou pontuações perfeitas, apenas tentamos o melhor de dois mundos.


    Mas tenho de ser sincero: este sistema de pontuação é bem mais estimulante do que o ridiculo sistema de medalhas proposto pelo Bernie "anãozinho tenebroso" Ecclestone.

    ResponderExcluir
  2. Bem, esses sistema tem prós e contras. É complicado dizer se é melhor ou pior.

    O que poderia ter sido feito era adotar a ideia da FOTA com 12 pontos ao vencedor.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos