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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Início da Era Alonso: Ferrari


Você já sabe que a Ferrari antecipou a chegada de Fernando Alonso ao time em um ano, com a dispensa de Kimi Raikkonen! Pois, hoje vejo que o espanhol chegou com alguns anos de atraso à Maranello... Nunca vi piloto e equipe combinarem tanto.


A equipe italiana viveu um dos seus piores campeonatos em 2009, com um carro ruim e difícil de pilotar, e ainda teve o grave acidente de Felipe Massa na Hungria. Tanto que a equipe esqueceu o projeto F-60 muito antes de o campeonato terminar, e passou a se concentrar no carro de 2010. Nos bastidores era costurada a saída de Kimi Raikkonen para chegada de Fernando Alonso.


A F-10 se mostrou um bólido superior ao seu antecessor logo de cara, mas precisava de mais desenvolvimento para encarar as rivais. Alonso “vestiu” o F-10 como se fosse feito para ele, mesmo sem participar do desenvolvimento do mesmo, no início. Felipe Massa até adaptou bem ao carro, mas não aos pneus dianteiros mais estreitos e o problema em aquecê-los.





A Ferrari começou a temporada com sorte, devido aos problemas mecânicos na Red Bull de Vettel, proporcionou aos vermelhos uma dobradinha no Bahrein com a primeira vitória de Fernando Alonso na sua estréia pela escuderia. Nas etapas seguintes foi a Ferrari que apresentou problemas de confiabilidade, principalmente, no motor. Depois ficou claro que o carro da equipe não seria páreo para F-duct da McLaren e o difusor-escapamento da Red Bull. Tanto que a Ferrari teve que correr atrás para implementar esses artifícios no seu bólido. Até a gravação de uma campanha publicitária foi usada pela pelos italianos, burlando o regulamento, para se ter uma melhor avaliação sobre seu pacote de mudanças.


E as atualizações deram certo, aliado aos novos pacotes aerodinâmicos, o carro voltou a ser competitivo a partir do GP da Alemanha, onde foram dominantes. A equipe teve uma nova dobradinha, mas a ordem explícita para troca de posições entre Fernando e Felipe, dando a vitória ao espanhol, jogou novamente a equipe de Enzo contra a opinião pública. Entretanto, a partir daí vimos um crescimento espetacular de Alonso no campeonato, que chegou a última etapa como líder e precisando apenas de um pódio para se sagrar tricampeão.




A final em Abu Dhabi reservou muitas surpresas. A Ferrari sabia que não conseguiria superar a Red Bull em condições normais, mas bastaria um terceiro lugar para Alonso, independente de uma vitória de Webber ou Vettel. Todavia, os italianos não contavam com o ótimo rendimento da McLaren naquele fim de semana. Aliado a um erro estratégico na corrida que jogou Fernando para trás, após anteciparem seu pit-stop, ficando preso trás de carros mais lentos, em um circuito travado que não permite ultrapassagens. Com isso, o asturiano acabou em sétimo, atrás de Petrov e viu Sebastian Vettel se tornar o mais jovem campeão da história.


Para 2011, a Ferrari passará se concentrar ainda mais em Fernando Alonso, e o próximo bólido da equipe será moldado ao seu gosto. A Scuderia Rossa sentia falta de um piloto centralizador, um líder, como é Schumacher. Kimi e Felipe não foram aprovados para essa tarefa. Fernando Alonso foi o escolhido para desempenhar tal função. E em seu primeiro ano com os italianos, o Bicampeão se saiu melhor que a encomenda.

  • Posição: 3º
  • Pontos: 396
  • Vitórias: 5
  • Pole Positions: 2
  • Pódios: 15
  • Melhores Voltas: 5
  • Voltas na liderança: 168


Seus Pilotos:


7. Felipe Massa



O brasileiro estava confiante para temporada 2010, plenamente recuperado do grave acidente na Hungria 2009. Nem mesmo com a chegada de Alonso ao time parecia preocupar-lhe. Esperávamos uma boa disputa entre ambos, mas o espanhol o superou e ganhou a Ferrari. Restou a Massa o papel de coadjuvante, das três equipes que lutaram pelo título, ele foi o único piloto que não venceu. Agora é Massa que tem surpreender a Ferrari mais uma vez em 2011.

  • Posição: 6º
  • Pontos: 144
  • Pódios: 5
  • Voltas na liderança: 42

8. Fernando Alonso



Dono de uma autoconfiança incrível, marrento, cínico, político, egocêntrico e talentoso. Mesmo sendo vice, Fernando Alonso se fortaleceu em 2010 como o melhor piloto da atualidade. Nem o episódio na Alemanha o abateu, pelo contrário o motivou mais. Chamou a responsabilidade para si, e só não faturou o título por detalhes. Claro que também cometeu erros bobos, no início do campeonato, principalmente, por tentar andar mais do que o carro. Entretanto, seu maior desafio foi alcançado, conquistou a confiança e os corações dos ferraristas, de tal forma, que já compete contra Gilles Villeneuve na preferência dos Tifosi. 2010 foi apenas o primeiro ano dessa união que já deu certo...
  • Posição: 2º
  • Pontos: 252
  • Vitórias: 5
  • Pole Positions: 2
  • Pódios: 10
  • Melhores Voltas: 5
  • Voltas na liderança: 126

Um comentário:

  1. é o qu eele quer, ser mais do que schumacher foi pra Ferrari. Pelo menos já conseguiu seu Rubens Barrichello! hehehee

    Feliz 2011!

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