Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 20 de junho de 2009

P/ deixar bem claro: uma opinião

Escrevi isso num dos fóruns lá do F1 Around, do Becken Lima. E lá, deixei (creio) mais clara minha (não)-posição em relação a essa briga toda.

"Sinceramente, eu não apoio nem uma coisa nem outra. Ambos os lados fizeram palhaçada, e muita. Nem por argumentos imediatistas ou a longo prazo, pq no mundo da lógica do capital financeiro especulativo, não há longo prazo.
As tendências flutuantes são incríveis, e sempre nos surpreendemos com elas. P/ mim é tão piada Mosley afirmar que não é autoritário quanto o argumento de que ele é a causa do mal da F1. Ele é apenas um dos muitos que o apoiam, e não é de se ficar pasmo que várias das confederações nacionais o apoiam. Além disso, acreditar numa união da Fota é acreditar em contos de fadas. Eles não iriam criar regras idôneas e limpas, transparentes, já que estas equipes historicamente contribuíram, e muito, para a situação desnconfortável que se encontra a política da F1. E frise-se, Ferrari.
E sinceramente, tão piada quanto as escolhas arbitrárias das novas equipes p/ o quadro da F1, por Mosley & companhia, é o argumento estapafúrdio da Ferrari de, ora dizer que é a identidade da F1 e que as pessoas torcem tão-somente pelas marcas,ora vir com um discurso de abarcar as novatas. A arrogância e contradição risíveis das duas partes me deixa com sincero pé atrás em apoiar quem quer que seja.
Não sou jornalista, mas vou acompanhar pq gosto de corridas, e torcerei p/ quem eu quiser, no momento em que quiser, e não pq um cara ultra-ricaço e prepotente se diz ser a essência de um esporte que nem de longe o pertence."

Não vejo razões em apoiar a Fota, por mais truculento Mosley possa parecer, e até o seja; Não dá p/ concordar com toda a soberba panaca da Ferrari e de alguns outros no cenário da elite do automobilístico. A brincadeira se tornou séria e muito cara, e as medidas propostas de ambos os lados tiveram falhas gritantes e ótimas soluções p/ o momento atual. E se ninguém aguenta mais Mosley no poder na parte elitista e dentre a suprema maioria dos torcedores (inclusive eu), muitos o apoiam dentro das conferedações. O problema não é apenas o rei, é o sistema de monarquia; e na "democracia fotense" há presidentes-reis, como Montezemolo. Dá mesmo p/apoiar a Fota desse jeito?
Ninguém duvida que um teto orcamentário, ou pelo menos a redução de custos, seja necessária. Ou pelo menos, maioria dos times da Fota, excetuando Ferrari e Toyota, duas gigantes que não querem ter a chance de levar vantagem. Todo o resto da Fota quer sim um teto, até a Maclaren Mercedes (essa quer é aproveitar a nova onda de equipes e vender muitas peças p/ as novatas), seja de 45 milhões de libras ou 100. Mas precisa se reduzir os custos, e rápido. Com parcimônia? Paulatinamente, sim. Ninguém quer é mesmo a divisão de castas na F1; e nem um poder irrestrito à FIA, exceto ela própria.

P/ finalizar, sobre o papel na mídia nessa briga: me perdoem os amigos jornalistas, mas nessa briga, funcionar de "enxamista" (como se diz aqui no Ceará), alimentando a briga p/ poder ter o que publicar é puro sensacionalismo. Jornalismo besta, que eu creio ser bem diferente do jornalismo que é pregado dentro das universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos