Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 20 de junho de 2009

Treino classificatório- Gp da Inglaterra (agora com os pesos)

Eis os tempos, com pesos:

1 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault 1:19.509 666.5
2 Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes 1:19.856 +0.347 657.5
3 Mark Webber AUS Red Bull Renault 1:19.868 +0.359 659.5
4 Jarno Trulli ITA Toyota 1:20.091 +0.582 658.0
5 Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota 1:20.216 +0.707 652.5
6 Jenson Button ING Brawn Mercedes 1:20.289 +0.780 657.5
7 Nico Rosberg ALE Williams Toyota 1:20.361 +0.852 661.5
8 Timo Glock ALE Toyota 1:20.490 +0.981 660.0
9 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 1:20.715 +1.206 654.0
10 Fernando Alonso ESP Renault 1:20.741 +1.232 654.0
11 Felipe Massa BRA Ferrari 675.0
12 Robert Kubica POL BMW Sauber 689.5
13 Heikki Kovalainen FIN MacLaren Mercedes 695.5
14 Nelson Piquet BRA Renault 682.5
15 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 665.5
16 Giancarlo Fisichella ITA Force India Mercedes 668.0
17 Sébastien Bourdais FRA Toro Rosso Ferrari 687.5
18 Adrian Sutil ALE Force India Mercedes 692.0
19 Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes 666.0
20 Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari 672.5

Bom, agora que voltei do trabalho, podemos comentar os tempos com os respectivos pesos e tempos do Q1, e meus infames pitacos para a corrida:
-Rubens Barrichello foi bastante rápido, mas o carro da Brawn visivelmente abanava demais, sinal de quando o carro não tem estabilidade, seja aerodinâmica seja mecânica (aderência,por exemplo). Button reclamou disso; e o inglês sofreu mais, já que com o mesmo peso não obteve uma boa volta. Este mesmo inglês que fará tudo para chegar o mais perto de Rubens Barrichello e das RBRs,por ele e sua equipe, já que a Red Bull está voando. Ambos os pilotos da Brawn tiveram problemas em suas 2ªas voltas rápidas, aquelas em que o piloto faz acontecer; um pelo tráfego e outro por um problema de aderência.
-Vettel voou, espetacular a volta dele; e Webber teve azar de encontrar um Kimi lento. E ele ainda sacaneou o finlandês no fim,dizendo que ele tava sonhando ou bebendo vodca. No começo eu achei que era piada de quem tinha escrito a matéria, mas foi verdade. E o Kimi, nem aí (p/ variar). A Red Bull finalmente passou a frente da Brawn em termos de velocidade; agora só resta saber o quanto, coisa que podemos entender na próxima corrida.
- Nakajima bem leve, tava até estranhando ele estar tão na frente: Rosberg foi bem melhor considerando peso e tempo.
- Piquet como sempre devendo na classificação, mas teve problemas mecânicos. Se largar bem, vai tentar chegar entre os 8. Com muita sorte.
-Massa vacilou, admitiu o erro. Gosto disso. E vai ter um trabalhão, mas não tão grande quanto o de Hamilton, que larga leve, mas em 19 só se chover; e olhe lá.

Eu creio que será uma corrida interessante do ponto de vista da durabilidade. A Red Bull entra mais robusta, mas como ela conseguirá gerir o consumo de pneus? Como terá condições de manter um ritmo tão alucinante o tempo todo?
A Brawn tem um Rubens que anda demais em Silverstone e um Button motivado a não deixar ninguém atrapalhar sua festa, mesmo largando de 6. Esse p/ mim não ganha a corrida, mas vai tentar o pódio, com certeza, ainda mais que Trulli e Nakajima estão na frente dele.
De olho em Webber. O come-quieto da temporada pode e deve surpreender. Vai ser uma batalha daquelas na largada,e será impossível uma largada limpa na parte da frente. Podem apostar, vai ter batida.

Corrida do Vettel ter calma; se tiver, até mesmo a vantagem de parar depois vai se sair melhor que a encomenda. E se a Brawn fizer direitim, o Rubens mantém a segunda posição, dependendo de como o brasileiro largar.

Um comentário:

  1. Ridson,

    Esse novo pacote aerodinâmico da Red Bull surtiu efeito nos treinos, agora quero ver no ritmo de corrida. Pelo peso, excelente volta do franco atirador Vettel. E o Webber quando consegue treinar mais leve que o companheiro aparece um Kimi no meio do caminho. A Inglaterra tem um tempo imprevisível por isso eu não descarto o Jenson Button. Olha o safety car!
    Muitos pilotos vinham em volta rápida quando o Sutil bateu e os atrapalhou, principalmente o Bourdais que chegaria ao Q2 e o não posso esquecer de Nakajima-San que larga em 5º e não tem medo!

    falou!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos