Aproveitando, como todo bom oportunista no bom sentido da coisa, o post do Jobson sobre o tranquilo mercado de 2010-2011, lanço a seguinte pergunta aos leitores do blog:
Quem deve sair? Por quais razões? E quem teria a combinação dim-dim/talento para entrar na F1? Quem é o nome da vez no mercado?
Eu farei as seguintes explanações sobre o que acho:
Quem deveria sair?
Michael Schumacher; Pedro de la Rosa; Vitantonio Liuzzi; Jarno Trulli; Chandhok& Yamamoto
Quem deve sair e por quais razões:
- De La Rosa deve sair, pois veio para somar em termos de experiência no desenvolvimento do carro: tá tomando um pau do Kobayashi, e do desenvolvimento também, não tendo significativas mudanças (que evolui graças ao James Key- que logo logo vai para uma equipe de ponta);
- Jarno Trulli: ele não admite, mas sua batata está assando, para quem deveria ser o primeiro piloto da Lótus, vem sendo superado (mas nem tanto) por Kovalainen... fim de carreira anunciada, erros cometidos que custaram caro, e uma nítida desmotivação.
- Chandhok poderia até ser uma opção de patrocínio para as etapas do sudeste asiático do ano que vem, mas o fato é que nem dinheiro o suficiente ele consegue levar, e embora tenha conseguido o 14º lugar que põe a Hispania na frente da Virgin no campeonato, não fez nada de mais: simplesmente foi até o final, levando inúmeras voltas de qualquer um. E na F1, vc tem que chamar a atenção, e não somente correr. Por isso, creio que saia mesmo. Yamamoto deverá continuar a nos assombrar.
* Liuzzi tem um contrato assinado até 2012? Será que as coisas não se rompem? O cockpit da Force India está se valorizando.
Quem deveria entrar?
Por talento: Adam Carroll, Sérgio Pérez, Jean-Éric Vergne (mas ainda está cedo demais...), Daniel Ricciardo, os dois nomes da F2 no momento, Stoneman e Palmer (pelo menos para testes na categoria e alguma vaga como piloto de testes, quem sabe), Pastor Maldonado (para uma vaga em uma equipe pequena)
Quem deve entrar?
Por grana: Yamamoto de vez na equipe para ano que vem; Sérgio Perez na Sauber pela Telmex; Maldonado com o apoio da PDVSA de Chavez (estatal, e isso me engana?) se a Epsilon Euskadi vier.
Por talento: vá lá os dois líderes da Gp2, que me parece bem mais fraca que o ano passado. Será que se a categoria fosse de fato um terreno de provas para as montadoras, isso não seria diferente?
Ps: Sobre Maldonado: sempre li que era um piloto agressivo e idiota, que batia demais para alguém com a sua experiência. Acompanhei umas duas corridas da GP2...e sei não, mas sobre por lá, talvez pelos 4 ou 5 anos de categoria, mas sobra, com um carro que sobra- e que Razia, creio eu, perde a grande oportunidade de brilhar na GP2, estando em uma posição privilegiada de ser piloto de testes... azar tem hora errada mesmo para vir ou ele amarelou?
Youtube Formula 1 Vídeo: As polémicas de Ben Sulayem
-
*Mohamed ben Sulayem* está na presidência da FIA desde 2021, depois de mais
de três mandatos de *Jean Todt*. Esperava-se que depois de uma presidência
s...
Há 4 horas
Maldonado melhorou muito devido a experiência adquirida na GP2, mas se for pra F1 vai fazer lambança, já que vai precisar d emuita adaptação aos carro s da F1...
ResponderExcluirA pior coisa é você sair por baixo, eu ainda espero o Michael voltar a disputar o próximo título, mais as declarações hoje do vice da Mercedes, mostra que a Fabrica está dividida entre sair ou permanecer, foi precipitação a compra da Brawn GP.
ResponderExcluirFelix
Penso que a experiência do Pedro de la Rosa é importante para o crescimento do japonês, mais a parte da parceria mexicana deve quer uma vaga, equipes novas precisam de um piloto como de la Rosa, Hispania, Virgem, etc...
ResponderExcluirFelix
Ridson,
ResponderExcluirAinda acho que Michael Schumacher merece mais uma temporada,apesar de descer a ladeira atualmente.
Outro que gostaria de ver a bordo da Renault seria o Heidfeld,merece a chance.
Já o de la Rosa não vai nem com reza brava!
abraço
Pedro de la Rosa:
ResponderExcluir“Creio que estou pilotando melhor a cada corrida, para ser honesto, estou chegando a um nível extremamente bom, a Formula 1 sem os testes, é muito difícil, precisa de muita experiência para conseguir um bom ajuste em poucas voltas, o novo diretor técnico James Key, fez uma grande diferença na equipe e deu uma contribuição significativa para o passo à frente da Sauber”.
Porque você não colocou em sua lista dos que devem sair , o Bruno ?
ResponderExcluirSimples,Felix
ResponderExcluirnão acho que Senna tenha tido alguma chance real de mostrar o que pode fazer. Nem Di Grassi. O mesmo pderia valer para Chandhok, mas ele, para além de estar na lista dos que só mesmo com patrocínio brabo estão lá, prefere fazer o péssimo papel de ultraretardatário...dói ve-lo correr..nem o consideramos na corrida até vê-lo terminar voltas atrás.
Pelo menos Senna e Di Grassi largam bem, disputam, e por isso q eu quero ve-los com condições de mostrar alguma coisa.
Ridson, em parte em concordo com você, eu fiquei muito aborrecido com o Bruno, quando ele foi preterido na Brawn GP e tirou um ano praticamente de férias, isso o afetou muito, ainda mais que sua carreira é muito pequena para desprezar um ano.
ResponderExcluirFelix
Sam Michael da Williams:
ResponderExcluir“Espero que as atualizações como as novas asas dianteira e traseira e algumas alterações mecânicas para o FW32 possam ajudar a equipe, estamos ansiosos para comemorar os 300 GPs de Rubens na Bélgica, é uma façanha impressionante”.
Felix