Passada as 12 primeiras etapas do Campeonato Mundial de Fórmula-1 em 2010, as equipes estreantes são as únicas que ainda não marcaram pontos. Sendo que todas as nove equipes remascentes de 2009 já pontuaram, e com seus dois pilotos.
Mesmo que o desempenho e a confiabilidade das três tenham melhorado no decorrer do campeonato, assim como o motor Cosworth, as novatas ainda não são capazes de disputar posições nem com a Toro Rosso, que é a atual pior colocada dentre as equipes “experientes”. A diferença é incômoda entre as equipes já estabelecidas, aliás, parece que a novatas participam de um torneio à parte. Todavia, elas já estão se movimentando para reverter essa situação na próxima temporada.
A Lotus é a que tem se saído à melhor delas, constantemente termina as corridas, e apesar da acusação de plágio, por parte da Force India, vem cada vez mais ganhando a simpatia do público e dos patrocinadores da categoria, até Bernie Ecclestone crítico feroz dos times novatos, já declarou que foi muito bem-vinda a volta da marca, independentemente dos seus atuais donos. Nos bastidores a Lotus negocia para ser a terceira equipe a utilizar os motores Renault em 2011.
Apesar de ter o carro mais defasado de todos com o rompimento da parceria com a Dallara que fabricou o chassi da equipe, e com um desempenho igualmente embaraçoso. A Hispania tem conseguido finalizar as corridas com regularidade, mesmo promovendo um rodízio entre seus pilotos. A Equipe espanhola é a que mais sofre com a falta de recursos técnicos e informações que possam ajudar no melhor acerto do carro para treinos e corridas. Resultado de uma equipe que foi criada e montada às pressas. E que só pôs o carro para “correr” nos treinos livres do GP do Bahrein. Para 2011, os espanhóis negociam uma parceria com a Toyota para utilizar as instalações e o staff da ex-equipe de F-1, em Colônia, Alemanha, além do projeto do carro feito pelos japoneses, o TF110, que correria esse ano.
A Virgin é a ultima colocada no campeonato, pois é o time com o pior aproveitamento nas provas. Mesmo apresentando um desempenho parelho ao da Lotus. A equipe inglesa sofre com um bólido que peca pela falta de confiabilidade. O projeto do carro foi todo desenvolvido por computação gráfica, mas essa inovação, posteriormente, revelou-se um tiro no pé, pois depois do carro feito perceberam que o tamanho do tangue de gasolina não tinha capacidade suficiente para finalizar as corridas. Enfim, conseguiram construir novos chassis, adequados, e só no decorrer do campeonato a equipe resolveu utilizar o túnel de vento para aperfeiçoar o carro. Para 2011, a equipe continuará com o aporte financeiro de Richard Branson, bem como a continuidade dos motores Cosworth.
E que realmente tenham melhor sorte nos próximos anos!
Mesmo que o desempenho e a confiabilidade das três tenham melhorado no decorrer do campeonato, assim como o motor Cosworth, as novatas ainda não são capazes de disputar posições nem com a Toro Rosso, que é a atual pior colocada dentre as equipes “experientes”. A diferença é incômoda entre as equipes já estabelecidas, aliás, parece que a novatas participam de um torneio à parte. Todavia, elas já estão se movimentando para reverter essa situação na próxima temporada.
A Lotus é a que tem se saído à melhor delas, constantemente termina as corridas, e apesar da acusação de plágio, por parte da Force India, vem cada vez mais ganhando a simpatia do público e dos patrocinadores da categoria, até Bernie Ecclestone crítico feroz dos times novatos, já declarou que foi muito bem-vinda a volta da marca, independentemente dos seus atuais donos. Nos bastidores a Lotus negocia para ser a terceira equipe a utilizar os motores Renault em 2011.
Apesar de ter o carro mais defasado de todos com o rompimento da parceria com a Dallara que fabricou o chassi da equipe, e com um desempenho igualmente embaraçoso. A Hispania tem conseguido finalizar as corridas com regularidade, mesmo promovendo um rodízio entre seus pilotos. A Equipe espanhola é a que mais sofre com a falta de recursos técnicos e informações que possam ajudar no melhor acerto do carro para treinos e corridas. Resultado de uma equipe que foi criada e montada às pressas. E que só pôs o carro para “correr” nos treinos livres do GP do Bahrein. Para 2011, os espanhóis negociam uma parceria com a Toyota para utilizar as instalações e o staff da ex-equipe de F-1, em Colônia, Alemanha, além do projeto do carro feito pelos japoneses, o TF110, que correria esse ano.
A Virgin é a ultima colocada no campeonato, pois é o time com o pior aproveitamento nas provas. Mesmo apresentando um desempenho parelho ao da Lotus. A equipe inglesa sofre com um bólido que peca pela falta de confiabilidade. O projeto do carro foi todo desenvolvido por computação gráfica, mas essa inovação, posteriormente, revelou-se um tiro no pé, pois depois do carro feito perceberam que o tamanho do tangue de gasolina não tinha capacidade suficiente para finalizar as corridas. Enfim, conseguiram construir novos chassis, adequados, e só no decorrer do campeonato a equipe resolveu utilizar o túnel de vento para aperfeiçoar o carro. Para 2011, a equipe continuará com o aporte financeiro de Richard Branson, bem como a continuidade dos motores Cosworth.
E que realmente tenham melhor sorte nos próximos anos!
É incrível como temos a capacidade de ver o que queremos, eu sou a favor dessas equipes, vejo como um câncer a entrada das grandes fabricas, que por qualquer motivo dão um chute na bunda da F1 e sou a favor ao mesmo tempo que a grandes fabricas entre cedendo seus motores.
ResponderExcluirVeja o caso dessa décima terceira equipe, a demora da FIA em decidir qual vai ser a equipe, está colocando por terra, a chance dessa equipe no primeiro ano.
Esse tema eu gosto e vou colocar vários comentários.
Felix
O que eu sempre gostei na F1, são os grandes engenheiros projetistas que realmente criam algo incomum e das novas o projeto da Virgin, foi o mais criativo, sei muito bem que mais alguns anos um computador vai aposentar o túnel de vento, ela arriscou e está apanhando nesse campeonato.
ResponderExcluirMais Jobson, se a Ferrari e a Mclaren, com tantos anos na F1, fizeram carros ridículos no ano passado, com uma simples mudança de regras, como podemos condenar, as equipes pequenas?
Felix
Umas das coisas que eu gosto são as categorias onde as pessoas criticadas, podem reverter as vezes com um simples jogo ou uma grande corrida.
ResponderExcluirNessa vida aprendemos a toda hora, eu na F1, já cansei de dar a mão a palmatória, uma delas foi com o Rubinho, não o respeitei como pessoa, olhava para o meu umbigo e só via o que eu queria, passei praticamente um ano pedindo que ele se aposentasse e esses dois últimos anos, ele conseguiu mostrar sua grande capacidade como piloto, com o Michael não vai ser diferente.
Felix
Jobson,
ResponderExcluirDas estreantes a Lotus parece ser o time capaz de alçar voos maiores,a Virgin que não é tão ruim parece não ter cacife suficiente para continuar,já e a Hispania é ridicula.
abraço
O problema dessa classificação é que não corresponde à realidade do que ocorre no grid. A Virgin poderia ser a melhor, pq tem uma boa velocidade, mas a Lótus ganha em ritmo, e a Hispania lucrou com a falta de combatividade do Chandhok.
ResponderExcluirEu acho que isso é facil de se visualizar, mas espero que a Epsilon Euskadi entre e mostre que uma estreante pode sim disputar, tendo boa estrutura. Gostaria mesmo de saber se alguma delas vai continuar no grid, e se a E.E vai entrar.
Bernie Ecclestone em entrevista na última semana falou que a F1 precisava de uma piloto mulher, Danica Patrick seria sua preferida.
ResponderExcluirO piloto Vitantonio Liuzzi, tem opinião que a F1 não é lugar para as mulheres:
“Eu tenho certeza que seria muito difícil para qualquer mulher, Danica é uma grande publicidade na América, na Formula 1 é um desafio muito duro tanto fisicamente quanto psicologicamente, estar no topo da F1 não é fácil, mulher não tem essa capacidade, eu duvido que essa idéia possa funcionar”.
Felix
Hispania, quando saiu a informação que essa equipe teria um chassi de um fabricante já consagrado, pensei que das quatro equipes novas essa seria a melhor, só não concordei com os pilotos, penso que nessa primeira etapa pilotos com experiência podem dar as informações corretas.
ResponderExcluirImaginei que a FIA tivesse fiscalizado todas, inclusive que não foram escolhidas tinham capacidade, o que se viu foi a política suja da FIA.
Agora não podemos deixar de elogiar o esforço dessa equipe em alinhar na primeira prova e todas as tentativas para tentar crescer, se as grandes fabricas tivessem essa garra tenho certeza que todas permaneceriam.
Uma equipe nova só poderemos avaliar a parti do seu terceiro ano na categoria.
Felix
Valentino Rossi e a Yamaha separam-se após sete anos de "casamento" e quatro títulos na MotoGP:
ResponderExcluir"É muito difícil explicar em poucas palavras a minha relação com a Yamaha nos últimos sete anos, muitas coisas mudaram desde 2004, mas especialmente “ela”, a minha M1, mudou, era uma moto de meio de grid hoje é cortejada e admirada, pelos pilotos".
"É muito longa a lista de pessoas que ajudaram na transformação, gostaria de agradecer em particular ao Masao Furusawa, Masahiko Nakajima e ao “meu” Hiroya Atsumi, e a todos os engenheiros que trabalharam arduamente para mudar a nossa M1, ao Jeremy Burgess e a todo o pessoal da minha garagem, e a todos os homens e mulheres que trabalharam na Yamaha".
"O meu trabalho na Yamaha terminou, mas deixam boas memórias e títulos".
O piloto Valentino Rossi italiano foi confirmado na Ducati italiana para as temporada 2011 e 2012.
Valentino Rossi se junta à equipe italiana logo após a última etapa de Valencia.
Gabriele Del Torchio, presidente da Ducati:
"Rossi é um modelo de excelência no mundo do motociclismo".
Felix
Michael Schumacher, diz que não é o principal culpado por sua reestreia muito aquém do esperado:
ResponderExcluir“É claro que não posso ficar satisfeito, o carro que foi colocado em minhas mãos, é um resto daquele que foi criado ano passado, há vários comprometimentos com que o piloto tem de lidar, o carro até hoje definitivamente não está em harmonia com os pneus”.
Schumacher, prometeu resultados muito melhores no ano que vem, com um modelo do qual participa integralmente da construção.
“Temos de garantir que o carro novo para 2011 combine com os pilotos, seremos competitivos, estamos trabalhando mais duro do que nunca”.
Felix
Jobson,
ResponderExcluira principio as grandes equipes dariam apoio para as pequenas, que eu saiba isso não aconteceu.
A FIA e a Foca deveriam ajudar financeiramente todas as equipe e não só as dez primeiras, pois todas que disputam o campeonato merecem receber sua parte do lucro.
Gostaria muito de ver hoje as equipes novas, novamente na primeira pista do campeonato, para mostrar o quanto que elas evoluíram.
Felix
Hoje é o grande dia do inicio dos testes da Pirelli com os novos pneus de Fórmula 1 vai ser a fornecedora única a partir da próxima temporada, os teste serão realizados hoje e amanhã, também rever o piloto Nick Heidfeld na pista vai valer a pena.
ResponderExcluirToyota fez um acordo com a Pirelli para a utilização do carro; o desenvolvimento dos pneus será liderado pela própria Pirelli.
A FOTA(associação das Equipes da Fórmula 1), indicou o Toyota(TF109)como o único monoposto disponível para os testes, talvez esse seja um F1 que nunca participou de um GP.
Felix
Equipe da Red Bull, está preocupado com as retas de Spa, Horner chefe da equipe declarou:
ResponderExcluir“Na descida da Eau Rouge, na longa reta subsequente e depois no setor final antes da linha de chegada, estamos em nítida desvantagem, sabemos que o nosso motor Renault perde muito para os motores Mercedes e Ferrari”.
Felix
A verdade sobre a saída do Rossi da Yamaha, Valentino pediu para escolherem entre o Lorenzo e ele, a Yamaha ficou em dúvida e Rossi decidiu ir para a Ducati.
ResponderExcluirNenhum grande piloto quer disputar com o seu companheiro.
Eu ainda vou escrever um texto sobre esse tema, falta é tempo.
Mais concordo com o Valentino, Nelson Piquet, Alonso, Schumi, etc…
Felix