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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 26 de setembro de 2010

Grande Prêmio de Cingapura 2010.


Na corrida mais estilosa da temporada, nada de chuva durante a prova como muitos pregaram nos dias que antecederam a etapa noturna na Ásia. Início da reta final do campeonato com Fernando Alonso, da Ferrari vencendo pela segunda vez em Marina Bay, desta vez sem polêmicas.


Segunda vitória consecutiva de Fernando Alonso, com pole position e volta mais rápida, subindo para a vice-liderança do campeonato. O espanhol soube aproveitar muito bem essas duas corridas em que a Ferrari esteve muito competitiva, mas deverá ter um pouco mais de dificuldade daqui para frente, pois terá que lidar com um meticuloso revezamento de seus motores, já que, é o único dos cinco pilotos que brigam pelo campeonato que já usou o oitavo motor.


Se Alonso nas duas últimas corridas fez 50 pontos, Lewis Hamilton fez 0. Com um desempenho aquém do esperado, a McLaren não foi páreo para os carros da Red Bull e Ferrari no circuito de rua. Na relargada, após o segundo Safety Car, Lewis tentou dar o bote por fora sobre Mark Webber que tinha alguns retardatários no caminho, porém o australiano estava por dentro e manteve sua trajetória com ambos se tocando. Pior para Lewis que novamente abandona, caindo para terceiro no campeonato, e permitindo a aproximação de Vettel e Button.


Sebastian Vettel fez uma corrida burocrática, mas sem erros. A Red Bull poderia ter mantido o piloto alemão mais uma volta na pista durante o pit-stop de Alonso, mas resolveram trazê-lo para os boxes no mesmo instante. Se apostaram em uma possível ultrapassagem de Vettel sobre Alonso, apostaram errado, pois o alemão ainda não é um especialista no assunto.


Mark Webber fez uma corrida tática para marcar a maior quantidade de pontos possíveis e deu certo. Parou para troca obrigatória de pneus na intervenção do primeiro safety Car e foi até o fim, ganhando posições na pista com boas ultrapassagens e com as paradas obrigatórias nos boxes dos outros pilotos que iam à sua frente até finalizar em terceiro, ampliando sua vantagem na liderança.


Jenson Button, na dele, vai marcando pontos importantes que o mantém vivo na briga pelo título. Apesar do mau aproveitamento nas classificações e de duas infelicidades em Mônaco e na Bélgica. Jenson é incrivelmente constante nas corridas e deveria está mais à frente no campeonato. Entretanto, a McLaren atualmente é a terceira força do campeonato, e isso pode pesar nas pretensões dos ingleses.


Outros destaques:


Nico Rosberg novamente salvando a esquadra alemã em quinto. Rubens Barrichello de contrato renovado com a Williams em sexto. Felipe Massa que partiu do último lugar para marcar dois pontos, mas definitivamente, daqui para frente será escudeiro de Fernando.


Robert Kubica deu um show nas voltas finais, obrigado a parar no pit por um furo no pneu, caiu para décimo segundo, entretanto, com pneus novos não tomou conhecimento de quem estava na sua frente e foi o autor de arrojadas ultrapassagens, finalizando em sétimo.


Michael Schumacher teve um arranca rabo com os carros de Peter Sauber. Primeiro foi empurrado por Kobayashi, e depois revidou em Heidfeld que está de volta à Fórmula-1 como titular. Timo Glock, da Virgin chegou andar em décimo lugar após a saída do primeiro Safety Car, segurando por um bom tempo carros mais rápidos.


Adrian Sutil, da Force India foi punido com acréscimo de 20 segundos no seu tempo final por ter ganhado a posição de Nick Heidfeld cortando uma chicane na primeira volta.


Resultado Final Atualizado:

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1h57min53s579 (61 voltas)
2°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 0.293
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 29.141
4°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 30.384
5°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 49.394
6°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 56.101
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1.26.559
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1.53.297
9°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), a 1.52.416* (Punido)
10°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 1.52.791* (Punido)

Não Pontuaram:

11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
13°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
14°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
15°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), a 2 voltas
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 3 voltas

Não Concluíram:

17°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), (51 voltas)
18°. Nick Heidfeld (GER/BMW Sauber Ferrari), (35)
19°. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes-Benz), (34)
20º. Christian Klien (AUT/Hispania Cosworth), (30)
21°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), (29)
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), (28)
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), (26)
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), (1)

Melhor Volta:

Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.47.976 (Volta 58)

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