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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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sábado, 11 de setembro de 2010

Treino Classificatório do GP da Itália 2010.


A Ferrari não fazia uma pole desde o GP do Brasil de 2008 com Felipe Massa. Fernando Alonso não fazia uma pole desde o GP da Hungria de 2009. Mas hoje isso foi quebrado pelo espanhol que largará na posição de honra em sua primeira corrida pela Ferrari diante dos “tifosi”.


A Ferrari é a segunda equipe no ano que consegue quebrar a seqüência de poles da Red Bull. Fernando Alonso assinou sua 19ª pole position na carreira com uma volta avassaladora em sua primeira tentativa no Q3. Aliás, a equipe italiana andou muito bem, já que joga suas últimas fichas pela briga do campeonato de 2010. Felipe Massa ainda com dificuldade em aquecer os pneus, ficou com o terceiro tempo. O atual líder do campeonato Lewis Hamilton, e outrora favorito para pole, largará apenas da quinta posição. Hamilton que optou em remover F-duto para ter menos downforce começou muito bem no Q1 e Q2, mas no Q3 o dispositivo fez falta.


Já na McLaren de Jenson Button, o dispositivo foi mantido, o atual campeão optou acertadamente na manutenção do duto e foi quem mais se aproximou de Alonso. Button que pela primeira vez no ano ficou entre os três primeiros na classificação e deve ser o maior adversário da Ferrari na corrida.


A Red Bull fez o que pôde, tem o melhor carro, mas faltou um pouco mais de potência nos motores Renault, principalmente em um circuito velocíssimo como Monza. A equipe austríaca ficou de fora da primeira fila pela primeira vez no ano. O atual vice-líder Mark Webber ainda conseguiu superar a McLaren de Hamilton, e parte da quarta posição. Sebastian Vettel ficou com o sexto tempo, e espera-se que não apronte logo na largada.


Williams foi muito bem com seus dois pilotos no Top 10 com Nicolas em oitavo e Rubens fechando o Q3. Nico Rosberg da Mercedes-Benz com um ótimo sétimo lugar. Robert Kubica da Renault, assim como a Red Bull careceu de potência, parte do nono posto.


A Force India ficou devendo! A perda de parte do seu staff de engenheiros, acrescido de um mau momento financeiro, ao que parece, minaram as atualizações no carro. Adrian Sutil ficou pelo Q2, já Liuzzi só pôde andar três voltas. Michael Schumacher retorna à Monza, onde havia anunciado sua primeira aposentadoria em 2006. Ficou com o décimo segundo posto.


As punições de hoje foram para Timo Glock, da Virgin e Vitaly Petrov, da Renault. Ambos perderam cinco posições no grid. Glock pela equipe ter aberto a caixa de câmbio para trocar o diferencial, e o russo por ter bloqueado o mesmo Glock logo no início de treino.


Grid de largada:

Q3

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.21.962 (23 voltas)
2°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.22.084 (21)
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1.22.293 (25)
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1.22.433 (26)
5°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.22.623 (17)
6°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1.22.675 (23)
7°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 1.23.027 (23)
8°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), 1.23.037 (23)
9°. Robert Kubica (POL/Renault), 1.23.039 (18)
10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), 1.23.328 (26)

Q2

11°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), 1.23.199 (16)
12°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 1.23.388 (19)
13°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), 1.23.659 (17)
14°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), 1.23.681 (19)
15°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), 1.23.919 (19)
16°. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), 1.24.044 (16)
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), 1.25.540 (10)

Q1

18°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), 1.25.742 (11)
19º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), 1.25.774 (3)
20°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1.23.819 (17) Punido + 5
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), 1.25.974 (11)
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), 1.26.847 (10)
23°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), 1.27.020 (11)
24°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), 1.25.934 (10) Punido + 5

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