Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 9 de agosto de 2009

Debates inúteis? Ultrapassagem, estatísticas e números

Vendo as estatísticas dos números de ultrapassagem ocorridas ao longo desta temporada 2009, podemos inferir muita coisa. Ou nada. Ou apenas uma pálida sombra da realidade, iludidos e ao mesmo tempo entretidos no mundo da velocidade pelas disputas plásticas que cada vez mais se tornam disputas de plástico.
Esse debate está rolando no F1 Around. Quem puder ler os comentários, também é interessante. Deixo aqui meu enorme comentário lá para cá vcs apreciarem. Boas reflexões :
"Não sei se diria inútil termos as estatísticas, mas as condições em que os carros de corrida fazem ultrapassagem é, e sempre foi, em condições desiguais de alguma forma. Tem um clássico vídeo no Youtube (depois se quiserem procurem lá) sobre as top 10 ultrapassagens (de um só carro e as duplas) e vc verá que as condições plásticas da ultrapassagem negam muitas vezes que o carro à frente estava com menos aderência, mais combustível, menos rendimento no motor, motor menos potente, chassi diferente etc. As condições de ultrapassagem são assim, e dificilmente não o seriam. Salvos raras exceções em que os carros estão em iguais condições de tudo (ou bem próximas) e um ultrapassa o outro por pegar melhor tração ou frear e acelerar em melhores momentos.

Ou seja, a estatística ou deve contemplar tudo isso, ou não deve contemplar nada disso.Ultrapassar na chuva requer habilidade, assim como ultrapassar a um carro em condições inferiores.Considerem muitas outras varáveis e verão a grande qualidade de defender a posição quando se está em condições inferiores, aliado Às condições aerodinÂmicas ou a dificuldade natural de se ultrapassar em pistas estreitas. Se a F1 fosse um carro padrão, com tudo padrão e a única diferença fosse o piloto e os acertos de cada equipe, seria mais fácil de ver ultrapassagens? Seria mais fácil de visualizar melhores pilotos?

Lembro de ver muitos minimizando a ultrapassagem de Nelsinho em cima de Hamilton, e levantaram todas essas coisas que levantei acima. Desprezaram o aspecto plástico, o arrojo, a visualização do melhor momento,o uso correto dos nervos e do carro. P/ mim, ver ultrapassagens na F1 é entender que as condições dos dois carros em disputa são totalmente diferentes, e ao mesmo tempo apreciar a disputar, sem minimizar o que ela representa. Pq menosprezar é fácil, difícil é fazer, é saber se conseguiria.

Por fim, as estatísticas são apenas a sombra pálida dos resultados que elas parecem mostrar. Números nunca serão estatuto de verdade."

3 comentários:

  1. Gostei da lista de ultrapassagens, mas senti falta daquela do Massa sobre o Kubica em 2007, em Suzuka.
    Para mim, poderia estar muito bem no primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  2. Postei a lista de ultrapassagens como um exemplo do que as pessoas consideram ultrapassagens incríveis. Metade delas no mínimo foram feitas em condições muito favoráveis aos que ultrapassaram, mas mesmo assim gostamos de ver.

    ResponderExcluir
  3. Ridson. Vc tem razão. Por isso, muitos repetem aquela velha máxima de que "chegar é uma coisa e passar é outra". Dificilmente teríamos um duelo igual... Ainda mais levando-se em conta o aspecto psicológico do piloto, além dos mecânicos.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos