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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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sábado, 22 de agosto de 2009

GP da Europa – Classificação.

Saudações a todos, ainda bem que as corridas voltaram. Os torcedores espanhóis puderam lotar as arquibancadas para prestigiar o piloto da casa Fernando Alonso, depois que a punição da Renault foi transformada em uma multa pela FIA. Depois das férias a categoria retorna com força total em Valência um circuito de rua que não garante muitas emoções, mas até que tem entretido, ontem nos treinos livres teve até um acidente bem esquisito entre Alonso e Heidfeld. A BMW do alemão que foi abalroada pela Renault de Alonso e quase alçou vôo. No fim Fernando terminou com o melhor tempo da sexta em homenagem aos seus conterrâneos.

Começarei falando sobre o substituto de Felipe Massa na Ferrari Luca Badoer. Sinceramente eu não esperava um desempenho tão pífio do italiano, de longe um dos piores pilotos que já guiaram uma Ferrari em um GP e agora compreendo o motivo da Ferrari em sempre tê-lo mantido apenas como piloto de testes, seu desempenho foi muito ruim nem com o apoio e as dicas de Michael Schumacher adiantaram alguma coisa. Alguersuari e Grosjean se saíram muito melhor e com pouquíssima experiência comparando com Badoer um piloto que testa a mais de dez anos, enfim conquistou o último lugar com louvor. Acredito que seja sua única corrida, a Ferrari deve optar pelo Marc Gene ou quem sabe convidar o Sebastien Bourdais já que a equipe italiana briga pelo terceiro lugar nos construtores.

Romain Grosjean que substitui Ângelo Piquet na Renault fez um bom treino e passou até com certa facilidade para o Q2, não cometeu erros para alegria de Briatore. Force India também fez um bom treino e Adrian Sutil mais uma vez no Q2 resta saber qual será sua próxima trapalhada! Interessante a BMW depois que anuncia que vai deixar a categoria o carro melhora de rendimento, as atualizações funcionaram e agora contam com uma bigorna, Kubica chegou ao Q3. Fernando Alonso não chegou nem perto da pole como eu havia imaginado, mas pode buscar um pódio amanhã.

A Brawn voltou a ser competitiva, buscou reeditar os acertos do inicio do ano onde era a equipe dominante, já que as atualizações implantadas no decorrer do campeonato pioraram o rendimento do carro, então retornam para os ajustes que haviam funcionado anteriormente. Aparentemente funcionou, Rubens Barrichello fez o melhor tempo do final de semana no Q2 e vai largar em um ótimo terceiro lugar, já Button o mais rápido no Q1 foi mais conservador e finalizou em quinto. A Red Bull desta vez foi bem discreta e talvez esteja com uma estratégia diferenciada. Vettel larga mais uma vez na frente de Webber.

Dobradinha da McLaren com sobras em Valência. Lewis Hamilton se deu ao luxo de sair poucas vezes no Q1 e Q2 apenas para marcar um tempo bem competitivo para garantir a passagem para a próxima fase e retornava calmamente para os boxes. No Q3 nem se esforçou muito marcou a pole logo de primeira, depois só retornou a pista para consumar o fato já que o esforçado Kovalainen que tenta renovar seu contrato resolveu dar trabalho, mas no fim Heikki errou e o inglês nem precisou terminar a última volta se encaminhado para os pits, poupando combustível e equipamento.

As atualizações no carro que começaram a ser promovidas pelo time de Working no GP da Alemanha e que deram a vitória a Hamilton em Hungaroring mostram-se cada vez mais eficazes e a equipe inglesa tem tudo para dominar o GP Europeu. Para a corrida espero ver a fila indiana e luta por posições apenas nos boxes. Até mais com os pesos!

GRID:

1°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 1.39.498
2°) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1.39.532
3°) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1.39.563
4°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 1.39.789
5°) Jenson Button (ENG/Brawn), 1.39.821
6°) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1.40.144
7°) Nico Rosberg (GER/Williams), 1.40.185
8°) Fernando Alonso (SPA/Renault), 1.40.236
9°) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1.40.239
10°) Robert Kubica (POL/BMW), 1.40.512
11°) Nick Heidfeld (GER/BMW), 1.38.826
12°) Adrian Sutil (GER/Force India), 1.38.846
13°) Timo Glock (GER/Toyota), 1.38.991
14°) Romain Grosjean (FRA/Renault), 1.39.040
15°) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 1.39.514
16°) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1.39.531
17°) Kazuki Nakajima (JPN/Williams), 1.39.795
18°) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1.39.807
19°) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 1.39.925
20°) Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1.41.413
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Aproveitando o ensejo do Jobson, fazer apenas algumas considerações bem importantes sobre a classificação:
- Não creio que seja prudente julgar Badoer por seu desempenho. Muitos pilotos que passaram anos sem pilotar (até bem menos que Badoer) um F1, quando voltaram andaram os mesmos 2 a 3 segundos atrás dos melhores tempos. Nunca é fácil voltar ao ritmo de competição, embora seja tarefa dos pilotos de teste estar sempre aptos, pelo menos do ponto de vista físico. Nisso, Badoer cumpriu o papel. Não teve erros crassos, não bateu. Apenas estragou sua melhor volta e assim perdeu meio segundo num erro de tração na última curva, coisa que vi quase todos fazerem.
Ainda sim, a Ferrari não tomou uma boa decisão. Mas Badoer sabe da faca de dois gumes: voltar a correr é um privilégio e na Ferrari é um "Oscar"...mas depois de 10 anos... era preferível que ele optasse por correr em outras categorias competitivas para manter um bom ritmo. Já a equipe, como bem disse o Jobson, deve optar logo por um piloto que estivesse correndo, e Barrichello foi certeiro: Nelson Piquet Jr. Gené iria sentir uma dificuldade semelhante e nem Schumacher nem Massa estão em condições físicas, logo p/ eles o melhor é lutar por melhores resultados no campeonato de construtores.
Qualquer forma, fica a torcida para que Badoer consiga um mísero ponto, contudo inesquecível. Creio que ainda será ele em Spa, na próxima semana.
- Ainda resta ver os pesos, mas sem dúvida a Maclaren chegou lá. Hamilton levou o treino na tranquilidade necessária e sem dúvida é o favorito; mas Barrichello é um forte candidato, desde que tenha mais combustível que os "flechas-prateadas". Manteve um bom ritmo o fim de semana quase todo, e é muito forte no Q1 e Q2, mas sempre peca no Q3, principalmente na última curva. Contudo, um peso menos das Maclarens, junto ao Kers, vai dificultar e muito a ultrapassagem na primeira curva.
Não se enganem quanto à Hamilton. Em suas melhores voltas, tanto Kovalainen quanto Barrichello vinham melhor, sempre perdendo no Q3.
-Grosjean de fato cumpriu sua meta. Nada poderia se esperar a mais do franco-suíço. Não fez grandes erros, se aventurou até bem na primeira vez na categoria. Um 14º lugar é até razoável, mas temos muito a observar pelo ritmo de corrida dele. Aparentemente, Romain é rápido o suficiente para se adaptar, mas o ritmo da Renault deu uma significativa melhora e podem esperar que ele está sendo MUITO bem recebido pela equipe, para tentar esfregar na cara dos Piquet os rendimentos. Sinceramente, agora é hora do clã Piquet trabalhar nos bastidores, sem comentários ácidos (sei que é difícil para eles) para ir para uma Williams, Manor ou Force India.
Sairá muito no lucro.
Até mais, com os pesos.
Por Ridson de Araújo

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