Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Atrasadíssimo- Gp do Brasil, mas sem o mais do mesmo


Com vocês o atrasadíssimo post sobre a corrida de domingo passado. Com Jobson impossibilitado pelo pc dele em casa, e eu com muitas coisas a se fazer, inclusive estudando para concursos (desejem-me sorte) deixei este post p/ depois. Foi legal, pq me furtarei a repetir o que todos disseram, como uma nova narração da corrida.


Comentarei o desempenho de cada um e nos próximos dias, sem falta, traremos as notas. As coisas estão lentas, mas o blog still remains!


- O destaque da corrida se chamou Jenson Button. Sim, em termos de pilotagem, Jenson Button fez a melhor performance da corrida, por duas razões:


a) uma corrida em que saiu de trás, e fez ultrapassagens arrojadas em condições arriscadas, sob pilotos novatos e o estreante Kobayashi, se arriscando como raramente se viu nesta temporada ou na carreira do cara na F1.


b) justamente por ter saído de trás, e não largando na pole ou primeira fila e fazendo corridas à lá Schumacher, economizando pneus no fim depois de ter vindo feito um relógio a corrida toda, Button andou melhor do que antes. Esse tipo de pilotagem será uma vantagem e uma desvantagem para próximo ano...reflexões que trarei próxima semana.


- O outro destaque, logicamente que foi Kobayashi, que segurou Button com frieza, arrojo e estilo, coisas impensáveis para um novato. Ainda há muito do que se esperar de Koba, mas com certeza foi o estreante do ano. Gostaria de vê-lo na Toyota ano que vem, mas seria igualmente interessante para ele andar novamente pela GP2 próximo ano, como aprendizagem... se bem que a GP2 próximo ano me parece que vai ser fraquinha.


De qualquer forma, Koba pareceu ir melhor de F1 do que de GP2, algo que me parece, mesmo abissalmente, possível.


- Não deu para Barrichello. Muitos comentários sobre ele, comentários do Credencial do Ico, o que Flávio Gomes escreveu (e muitos disseram ser definitivo, mas nada do que muitos já escreveram sobre Barrichello e Globo, inclusive ele) etc. O fato é que ele não tinha carro para vencer em condições "normais". O carro estava aacertado para chuva, e não para condições normais.


Ah, mas os Brawn não são melhores em clima seco? Sim, but... Interlagos mesmo em clima seco se encontra 800 mts acima do nível do mar, e é frio. E muito para além disso, as qualidades da pista são como Silverstone, Suzuka, Spa.. circuitos de alta com subidas e descidas em alta velocidade, coisas que os RBR adoram e os Brawn não.


Barrichello fez o certo, junto com Jock Clear, seu excelente engenheiro: largaram leve, pero no mucho mas leve que Webber. Fez a pole fantasticamente, dando um show na chuva como fazia tempo que ele não fazia. Apostou para acerto de chuva, de climas incertos. Se deu mal. Aliás, todos que apostaram em condições sem chuva, com o adiantamento da corrida em 1 hora por conta do horário de verão se deram bem, vide Kubica, Hamilton e Button.


No começo, tinha tudo para abrir boa vantagem, pelo menos para Rosberg e Kubica, mas os acidentes e o safety car o atrapalharam, minando no mínimo duas voltas a mais para Barrichello. Com a saída do safety car, Kubica passou Rosberg, e isso foi péssimo para Rubens. E mais ainda, não conseguindo abrir para Kubica, ficou preso no 2º stint.


Nesse 2º stint, o carro não se deu com o novo jogo de pneus. Lógico... o jogo era o ideal para um acerto instável, e ruim para um estável. Como o limite de jogos por fim de semana existe, só sobrou aquele. E foi um problema. Sofreu, ficou lento e instável. Perdeu aí posições até para Button...mas a equipe foi esperta e antecipou a parada. Opção correta, na hora.


Só que na saída dos boxes, o pneu furou. O carro andou muito rápido no começo, e aliada à antecipação, recuperou de Vettel e Button, mas o pneu fez com que tudo se perdesse. Isso, e não outra coisa, fez com que Hamilton lhe tomasse a 3º posição, mesmo com kers e tudo. Um 8º lugar que poderia ter sido 3º, e teria também sido graças a Kobayashi, que segurou Button e Vettel por conseguinte. A ajuda de Koba foi compensada com o furo do pneu.


- Vettel foi razoavelmente discreto, mas preciso. Entretanto, perdeu qualqer chance de vencer o campeonato este ano. Teria tido mais chances se tivesse largado da frente? Não, pq Button fez o serviço bem feito. Passou Barrichello lento pós-boxes com uma manobra meio agressiva demais, mas interessante... pq em condições normais Vettel não é um bom ultrapassador. Nesse ponto Button é muito superior, e Barrichello também. Ao menos, com o furo do pneu de Barrichello, o passou no campeonato e provavelmente assegurará o 2 lugar em Yas Marina.


- Hamilton foi o coringa da corrida. Lá de trás, foi o cara de maior sorte na corrida, tendo se ferrado na largada e recuperado tudo numa parada certa na hora certa. Isso me lembrou a largada de Barrichello em Spa. Só que Hamilton ainda foi melhor, com um Kers como fiel aliado.


- Kubica ganhou a segunda posição passando Rosberg. Isso pq teria perdido tempo atrás do alemão-finlandês-multinacional-plioto da Mercedes Benz, esse sim um azarado pq quebrou o câmbio e vai perder posições para a última corrida. Grande corrida do polonês, que deve se perguntar se conseguirá o mesmo com um Renault ano que vem.


- Destaque também para Buemi. O cara melhorou um pouquinho, principalmente nos treinos classificatórios. Lógico que acompanhou o momento bom do carro da Red Bull com a Toro Rosso, mas seria o estreante do campeonato se não fosse Koba. Observar ele bem próximo ano não nos custará nada.


- O arranca-rabo de Trulli com Sutil foi ridículo. Nada a comentar senão que ele estava errado e devia ter ficado calado, ou esfriar a cabeça e depois falar com o cara. Nada a ver, mas deixou a largada mais eletrizante hehehe


- Kovalainen não teve culpa no incidente no pit. O cara deu o sinal para ele e ele foi. Só que isso quase cegou o ídolo da nossa leitora Carol cego. Minha mãe quase deu um pulo do sofá nessa hora. Kimi fez uma boa corrida, apesar dos pesares, e mesmo com a batida na largada, deu sorte de campeão e chegou em 6º. Entro na torcida para que Kimi corra com um carro competitivo na F1. Sinceramente, ele deveria abaixar um pouco a bola e ir mesmo para a Toyota, deixar de ser tão fechado e assumir um compromisso de crescer junto com a Toyota. Capacidade para isso ele tem. A Maclaren seria a opção melhor possível, mas Hamilton é mais forte do que se pensa lá dentro.
- Grosjean...pede p/ sair!
Espero que tenham gostado de minhas tardias, mas infames observações. Espero tb não ter sido reprodutor do que já foi dito por aí. Se não for um papagaio, já ficarei feliz.
E parabéns à Brawn Gp , ao grande mestre Ross Brawn (winning-machine) e a Jenson Button, que finalmente fez uma corrida convincente de campeão do mundo (e nem precisou vencer).
E por último, quase desimportante mas sim, válido, para a tranquila corrida e bem vencida por Webber,depois de 5 insucessos que o tiraram completamente da disputa pelo título.

2 comentários:

  1. RUBINHO: O HERÓI DO CARISMA!
    Eis a grande vitória! Um campeão constrói-se pelo espirituoso mérito que possui de herdar uma alma comum em cada brasileiro.
    Vencer verdadeiramente é saber que se perde também! A franqueza heróica de Rubens Barrichello ensina-nos o deslumbramento de uma batalha. Honra, realmente, não é tarefa para os comuns. Pois, erguer a cabeça e partilhar o abraço vencido no vencedor acende o renascer arquetípico dos grandes heróis trágicos que povoaram a literatura clássica grega, agora revisitada, neste gesto caloroso do grande Rubinho. Pelas mãos graciosas deste abraço que Rubinho retribuiu ao atual campeão, pelos pés de cada um de nós que aceleram conquistas, vitórias e lutas: Barrichello, tu és barreira vencida. E em nós tu estás de cabeça erguida.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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  2. O Rubinho! Não foi esse ano!
    Talvez naum seja pra ser... Naum consigo imaginar ele com um título na carreita, xD! Brincadeiiira!
    Go Rubinho! Um dia vc chega lá!
    Mais vc sempre será nosso rei do carisma.
    Koba na toyota ano q vem, eu espero...
    O novato pilotou de forma competitiva e agressiva.
    Abraços!

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