Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 4 de outubro de 2009

GP do Japão 2009.


Depois de um treino classificatório dos mais acidentados e confusos dos últimos tempos a corrida nesta madrugada foi bem chata. Apesar do bom traçado de Suzuka, a prova foi bem previsível e com poucas ultrapassagens.



Sebastian Vettel que largou na pole position dominou toda a prova, venceu de ponta a ponta. O alemão da Red Bull ganha uma sobrevida na luta pelo campeonato com sua terceira vitória em 2009. O segundo foi Jarno Trulli com a Toyota, que mostrou um bom desempenho desde os treinos livres. Na largada foi ultrapassado por Lewis Hamilton, mas conseguiu recuperar a posição em cima do inglês da McLaren na segunda parada nos boxes. Trulli que faz suas últimas corridas pela equipe japonesa e não tem lugar garantido para 2010.



Dessa vez Lewis Hamilton não conseguiu acompanhar o ritmo de Vettel, teve problemas com o KERS, finalizou em terceiro. Kimi Raikkonen se superou em Suzuka, conseguiu um ótimo quarto lugar, o que mantém a Ferrari em terceiro lugar no mundial de construtores. Espero que não esteja se despedindo da categoria, pois, fará falta!



Nico Rosberg voltou a pontuar, foi beneficiado pela entrada do Safety-Car no final da corrida, pois ainda não havia feito sua segunda parada, com isso finalizou em quinto. Nick Heidfeld mais uma vez na zona dos pontos vem apresentado boa performance nesse final de campeonato com sua equipe suicida BMW, visando um lugar em 2010, terminou em sexto no Japão.



Parece que para Rubens Barrichello já deu, só conseguiu abrir um ponto para Button e está apenas dois na frente de Vettel. Não apresentou um bom rendimento na corrida e de certa forma, ainda teve sorte com a entrada do Safety-Car, pois, Jenson Button vinha mais rápido e poderia ter conseguido a ultrapassagem sobre ele.



Jenson Button vem firme e forte para festejar o título no Brasil. Quando conseguiu se livrar de carros mais lentos, aliás, um dos poucos a ganhar posições na pista, andou forte e chegou a ameaçar a posição do seu companheiro no final, mas resolveu garantir o oitavo lugar de um impaciente Robert Kubica.



Outros destaques foram Adrian Sutil que tentou ultrapassar Heikki Kovalainen na chicane Casio Triangle. Kovalainen não afinou e houve o toque entre ambos, para desespero de Galvão Bueno. Por causa do toque ambos os pilotos perderam posição Jenson Button que estava logo atrás deles, limitado pelo ritmo corrida dos pilotos em questão.



Felizmente a direção de prova, não puniu nenhum dos pilotos envolvidos no toque. E Jaime Alguersuari que provocou a entrada do carro de segurança, depois da pancada no guard rail. Mark Webber que largou dos boxes, e praticamente não saia de lá durante a corrida, conseguiu marcar a melhor volta da corrida.



Resultado Final

1°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 67 voltas em 1h28min20s443
2°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 4s877
3°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 6s472
4°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 7s940
5°. Nico Rosberg (GER/Williams), a 8s793
6°. Nick Heidfeld (GER/BMW), a 9s509
7°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 10s641
8°. Jenson Button (ENG/Brawn), a 11s474
9°. Robert Kubica (POL/BMW), a 11s777
10°.
Fernando Alonso (SPA/Renault), a 13s065
11°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 13s735
12°. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 14s596
13°. Adrian Sutil (GER/Force India), a 14s959
14°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 15s734
15°. Kazuki Nakajima (JPN/Williams), a 17s973
16°. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
17°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 2 voltas

Não concluíram:

18º. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 43 voltas/batida
19º. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 10 voltas/abandono

Melhor Volta: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1.32.569. (50ª volta)

6 comentários:

  1. Foi mesmo chata essa corrida!
    Não sei o q foi pior>
    Vettel lidera a corrida inteirinha sem ninguém pra precionar ou o Kimi terminar em quarto q para mim é uma das piores posições pra quem naum está competindo pra faturar o título.
    Bjs!

    Mudamos de endereço: http://welovekimi.blogspot.com/
    Blogspot é bem melhor!!!!!
    Quero ver as notas dpois.
    Blog sempre perfect como sempre.
    Xauuu... Fuiii!

    ResponderExcluir
  2. Mais Kimi deu o seu melhor e ficou na frente (bem mais na frente) do Alonso.

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    Tá anotado e já sigo o blog de vocês. Kimi tem carregado a Ferrari nas costas. Muitos vão sentir sua falta na Ferrari!

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Jobson...

    Concordo..

    Eu também esperava muito mais dessa corrida... uma pena. E o Rosberg??? uahuahuah parece que elabora estratégia sempre esperando por um Safety Car...

    Abração a vc e ao Ridson...

    ResponderExcluir
  5. Foi uma corrida bem fraca, quase sem emoção.

    Acho muito dificil depois deste resultado que o Rubinho seja ainda campeão, mas tudo pode acontecer.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  6. Não tive as mínimas condições possíveis de postar nada ontem...mas fiz o plantãozinho da madrugada, publicando o grid atualizado hehe

    Obrigado pelo apoio e visita, Carol, e vou colocar o novo endereço do blog no nosso blog roll agora!

    Jobson exprimiu o que eu tinha para dizer: uma corrida chata.
    Não sei se Button teria passado Barrichello não, mas o fato é que ele conseguiu ser rápido quando era necessário, e Rubinho não. E isso custou a Rubens a 6ª posição, que parecia ser garantida... Não vejo como Rubens ter tido vantagem com o safety-car...pois com isso ele perdeu uma posição para o Rosberg.

    Button para mim vai ser um campeão xoxo, e não pq ele é o adversário de Rubens na disputa, mas pq ele é muito burocrático, muito "só me arrisco até aqui" e não tem as habilidades necessárias para ser um piloto que traga consigo a equipe, sempre dependendo dos acertos dos outros...

    Muito se fala que Senna não sabia ajeitar carros.
    ; e que copiava os acertos do Prost. De fato... mas Senna tinha uma grande sensibilidade motora e auditiva, que permitia a ele sempre extrair do carro o máximo de informações possíveis do acerto.

    Em breve vou dar luz a vários posts, é claro, depois das notas. O tempo é curto e as idéias são muitas. Confiram o blog ainda nessa semana, que vamos ter uma surpresa já meio anunciada aqui no blog, uma entrevista especial que fiz semana passada, dando vazão às minhas intenções de um pretenso futuro jornalista =P

    até lá.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos