Na Fórmula-1, a Ford Cosworth teve em sua história 176 vitórias, 139 pole positions, 160 melhores voltas e 535 pódios. Obtendo 13 campeonatos de pilotos e fazendo 10 equipes campeãs de Construtores. Sendo que sua última vitória na categoria foi no GP do Brasil de 2003, com Giancarlo Fisichella no cockpit de uma Jordan. E sua última participação foi em 2004, quando a Ford resolveu encerrar suas atividades na F-1, vendendo a equipe Jaguar para a Red Bull e a divisão de motores Cosworth para os donos da extinta ChampCar.
Bem, depois que a Cosworth perdeu o parentesco com a Ford, passou a ser tratada como uma nova empresa. Sem vitórias na categoria, contando com 35 participações, onde fez sua estréia na F-1 em 2005, empurrando os carros da Red Bull e Minardi, e em 2006 com Toro Rosso e Williams. Nesse período conseguiu uma volta mais rápida com Nico Rosberg, da Williams no GP do Bahrein de 2006.
Depois de três temporadas fora, a Cosworth retorna a categoria depois de vencer uma licitação da FIA para fornecer motores para as equipes novatas, além de novamente fechar contrato de fornecimento com a equipe de Sir Frank Williams.
Agora é esperar para ver como será o desempenho dos propulsores, em corrida, nesse retorno da Cosworth, já que em 2006 a Williams sofreu bastante com a falta de confiabilidade dos motores ingleses, além de ter que atentar para consumo de combustível. Entretanto, seus motores passaram por uma reconfiguração para atender o regulamento que limita em 18000 rpm, aumentando assim a durabilidade.
Bem, depois que a Cosworth perdeu o parentesco com a Ford, passou a ser tratada como uma nova empresa. Sem vitórias na categoria, contando com 35 participações, onde fez sua estréia na F-1 em 2005, empurrando os carros da Red Bull e Minardi, e em 2006 com Toro Rosso e Williams. Nesse período conseguiu uma volta mais rápida com Nico Rosberg, da Williams no GP do Bahrein de 2006.
Depois de três temporadas fora, a Cosworth retorna a categoria depois de vencer uma licitação da FIA para fornecer motores para as equipes novatas, além de novamente fechar contrato de fornecimento com a equipe de Sir Frank Williams.
Agora é esperar para ver como será o desempenho dos propulsores, em corrida, nesse retorno da Cosworth, já que em 2006 a Williams sofreu bastante com a falta de confiabilidade dos motores ingleses, além de ter que atentar para consumo de combustível. Entretanto, seus motores passaram por uma reconfiguração para atender o regulamento que limita em 18000 rpm, aumentando assim a durabilidade.
Vale lembrar que o Cosworth está sendo arduamente desenvolvido pela Williams, sua parceira mais firme e forte na categoria; ou seja, Barrichello e Hulkenberg é quem estão dando parte de seu desenvolvimento do carro para analisar o desenvolvimento do motor. Ao que parece, ele não nasceu tão mal como alguns pensavam, mas ainda tem que penar muito para se r um Mercedes.
ResponderExcluirO que me faz pensar numa coisa: o que a Williams conseguiu de abatimento financeiro com a Cosworth para praticamente tomar para si o desenvolvimento do motor antes de março, quando estará homologado e aí sim congelado como os demais?
Beo post, parceiro!
A Williams deu uma cartada arriscad aapostando neles. Que parecem ser bons, embora não muito rápidos, mas acredito que dá pra aprontar algumas surpresas...
ResponderExcluirdesculpe a ausencia aqui do blog, estiv emeio enrolado...abraços!
fala jobson..
ResponderExcluirbom trabalho!!!
eu confio nos motores cosworth, resta saber qual é a sua potencia total..
se puder comenta no meu blog, agora no wordpress:
http://theformula1.wordpress.com/
grande abraço!
Tomás
Confira no www.degennaromotors.blogspot.com a matéria que realizamos está semana com um VW Santana CLi 1994.
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