Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Motores: Cosworth e Ford Cosworth.


Na Fórmula-1, a Ford Cosworth teve em sua história 176 vitórias, 139 pole positions, 160 melhores voltas e 535 pódios. Obtendo 13 campeonatos de pilotos e fazendo 10 equipes campeãs de Construtores. Sendo que sua última vitória na categoria foi no GP do Brasil de 2003, com Giancarlo Fisichella no cockpit de uma Jordan. E sua última participação foi em 2004, quando a Ford resolveu encerrar suas atividades na F-1, vendendo a equipe Jaguar para a Red Bull e a divisão de motores Cosworth para os donos da extinta ChampCar.

Bem, depois que a Cosworth perdeu o parentesco com a Ford, passou a ser tratada como uma nova empresa. Sem vitórias na categoria, contando com 35 participações, onde fez sua estréia na F-1 em 2005, empurrando os carros da Red Bull e Minardi, e em 2006 com Toro Rosso e Williams. Nesse período conseguiu uma volta mais rápida com Nico Rosberg, da Williams no GP do Bahrein de 2006.

Depois de três temporadas fora, a Cosworth retorna a categoria depois de vencer uma licitação da FIA para fornecer motores para as equipes novatas, além de novamente fechar contrato de fornecimento com a equipe de Sir Frank Williams.

Agora é esperar para ver como será o desempenho dos propulsores, em corrida, nesse retorno da Cosworth, já que em 2006 a Williams sofreu bastante com a falta de confiabilidade dos motores ingleses, além de ter que atentar para consumo de combustível. Entretanto, seus motores passaram por uma reconfiguração para atender o regulamento que limita em 18000 rpm, aumentando assim a durabilidade.

4 comentários:

  1. Vale lembrar que o Cosworth está sendo arduamente desenvolvido pela Williams, sua parceira mais firme e forte na categoria; ou seja, Barrichello e Hulkenberg é quem estão dando parte de seu desenvolvimento do carro para analisar o desenvolvimento do motor. Ao que parece, ele não nasceu tão mal como alguns pensavam, mas ainda tem que penar muito para se r um Mercedes.

    O que me faz pensar numa coisa: o que a Williams conseguiu de abatimento financeiro com a Cosworth para praticamente tomar para si o desenvolvimento do motor antes de março, quando estará homologado e aí sim congelado como os demais?

    Beo post, parceiro!

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  2. A Williams deu uma cartada arriscad aapostando neles. Que parecem ser bons, embora não muito rápidos, mas acredito que dá pra aprontar algumas surpresas...

    desculpe a ausencia aqui do blog, estiv emeio enrolado...abraços!

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  3. fala jobson..
    bom trabalho!!!
    eu confio nos motores cosworth, resta saber qual é a sua potencia total..

    se puder comenta no meu blog, agora no wordpress:
    http://theformula1.wordpress.com/

    grande abraço!
    Tomás

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  4. Confira no www.degennaromotors.blogspot.com a matéria que realizamos está semana com um VW Santana CLi 1994.

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