Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 4 de abril de 2010

Gp da Malásia- a chuva não veio mas a corrida foi boa


- A chuva não veio, mas a tchurma de trás garantiu uma boa corrida, com várias e boas disputas, principalmente no que se formou o pelotão intermediário, com Ferraris e Maclarens rapidamente chegando nas Toro Rossos e Force Indias.

- A Red Bull coube o papel de sumir na liderança, como de costume, e lá disputar apenas por sua permanência lá...lutar, eu digo, contra as possíveis quebras e faltas de confiabilidade, mais mecânica do que de motor, aparentemente.

- Boas disputas merecem ser destacadas, como as de Petrov e Hamilton, com o incrível X do russo e a incrível falta d desportividade de Hamilton, que mudou a trajetória 3 vezes com medo de levar outro X. Numa dessas, se fosse outro piloto teria recebido mais do que uma advertência, o que dá para se questionar da falta de critérios quando se trata de campeões mundiais. Se assim fosse, os campeões mundiais deveriam começar o mundial com 1 ponto a mais por cada título conquistado ou 1 segundo por campeonato... as disputas entre as Williams e Toro Rossos, cada uma com vantagem para os energéticos. E as das novatas, principalmente entre Lótus e Virgin (curiosamente cada uma com um furo de pneu para os malaios e uma quebra de bico,para os ingleses). Disputas roda a roda, boas performances, corrida boa.

- A Mercedes disputa um campeonato regular e constante com Rosberg, e uma totalmente barrancada com Schumacher. Uma quebra, decorrente de uma porca que se soltou (o mesmo problema do Vettel na Austrália) foi a responsável por mais uma decepção para o kaiser, que creio eu agora estar já pensando na nova aposentadoria mais breve do que se espera.

- A Ferrari possui um motor catastrófico, creio eu. Porra, três motores estourados, e o sortudo da vez foi Massa, ele o prejudicado no Bahrain. Alonso sentiu na pele a incompetência da Ferrari o fim de semana inteiro, mas fez boa corrida. Só boa. Errou duas vezes ao abordar Button, seu nêmesis. Andar no vácuo voltou a ser possível, o que é ótimo para a F1, mas creio ter ferrado com a corrida do asturiano. Massa fez uma boa corrida, andou na medida do seu carro (bem quando os pneus rendiam, mal quando eles não rendiam), e faz um campeonato da regularidade,em relação aos irregulares na disputa direta pelo campeonato (exceto Rosberg).

_ Menção honrosa para Alguersuari e Hulkenberg, que pontuaram pela primeira vez, e nessa ordem, em 9º e 10º. Vale considerar que se fosse no ano passado, nenhum deles pontuaria, mas e daí... E para Lucas de Grassi, Karun Chandhok e Bruno Senna, que terminaram suas corridas...Trulli também, embora com muitos problemas. Aliás, a Lótus passou a ser mais inconsistente do que o normal, ao passo que a Virgin, com Di Grassi, teve um rendimento razoável. Senna, ao contrário, sente o peso de um ano sabático (burrice dele, eu acho), enquanto Chandhok ficou quase 1 volta na sua frente.

- Finalmente, louros para Sutil. Ótima corrida, segura, sem erros. Segurou Hamilton no final com destreza. Coroou seu bom rendimento nas classificações, e viu Liuzzi ser o azarado da vez. Com o 5º lugar, já faz 10 pontos, está no top 10. Bom começo para a Force India. Melhor ainda para a Renault, com Kubica. Vai cavando uma vaga em um cockpit mais valioso para os próximos anos, sem dúvida. Renault e Force India de fato disputam a liderança no 2º pelotão.

Por fim, um comentário sobre Rubens Barrichello. Ou melhor, sobre a imprensa e as circunstâncias: Rubens largou mal, por conta de um problema na embreagem. O mesmo explicou depois da corrida que não foi igual ao dos tempos de Brawn (na época, ano passado, ele entrava no anti-stall, uma espécie de meio-termo entre ponto morto e marcha...menos mal do que hj, quando o carro simplesmente não botou marcha). Lucas de Grassi teve grande reflexo ao escapar do carro de Rubinho, e fim de papo; Corrida sofrida, de recuperação para Barrrichello, com alternâncias de ritmo, e uma disputa com Buemi roda a roda, e toque e tudo, com a vantagem para o suíço narigudo.

Aí no fim, pós-corrida, ao vivo na Globo, Rubens mostrou falta de tato. Conhecida falta de tato, ok. Pontual, em uma brincadeira com Di grassi, chamou em tom de brincadeira o carro de "porcaria", que "ainda não está bom". Porcaria em relação à Ferrari de Massa. Muito superior para a porcaria de fato da Virgin. Após isso, sites como o Grande Prêmio e Uol voaram em cima da declaração. O Jornalismo melhorzinho do Tazio deu chance a Rubens esclarecer a brincadeira, e ele o fez. Morreu Maria preá? Que nada, pq os detratores de Rubens não vão se cansar. Os fãs da Williams se atingiram.

Na minha opinião, reação descabida, exagerada, como tudo que circula a carreira de Rubens no Brasil. Besteira mesmo. Se não gostaram, se se sentiram ofendidos com isso...esqueçam, não percam o tempo se aborrecendo com algo tão irrelevante, tão pontual.

Flávio Gomes arriscou dizer que a equipe iria saber e não iria gostar. Detalhe: ele relativizou, fato raro para o Gomes, mas não perdeu a oportunidade. E ainda deixou claro que a imprensa é assim. Dá p/ ver então o nível da mesma.

- O que realmente me importa é que o campeonato está interessante, disputado, melhor por enquanto do q 2009...pilotos diversos disputando o campeonato, corridas boas...não me engano: a Red Bull superou fácil os outros e tende a se acertar, mas vou aproveitar o bom momento e curtir a boa temporada que se desenhou.

3 comentários:

  1. Ridson,

    Acredito que Ferrari e McLaren perderam uma grande oportunidade na Malásia. Deixaram a Red Bull encostar. Se contarmos que Vettel, poderia ter vencido as três provas, mas mesmo assim, com um quarto e uma vitória já é o vice líder, apenas dois pontos atrás do Felipe. O novo sistema de pontuação está funcionando, entretanto, lidera um piloto que ainda não venceu.

    Desta vez Button errou, deveria ter parado mais uma vez, poderia ter superado Felipe e chegado no Hamilton.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar uma Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo comentário amigo, tambem não conhecia seu blog mas gostei bastante estarei por aqui sempre.

    Na corrida a Red Bull tem um carro espetacular, muito acima dos demais, o carro que adiou a vitória da equipe austriaca, desta vez se comportou muito bem os dois pilotos fazendo uma corrida segura, e o Vettel só administrando...

    Bela corrida de recuperação dos pilotos que largaram la atrás do pelotão Massa incrivel corrida, merecidamente a primeira colocação no campeonato, pelo ótimo começo de temporada, e hoje o alonso sentiu na pele, como se comporta o carro da ferrari.

    Abraço

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos