- A chuva não veio, mas a tchurma de trás garantiu uma boa corrida, com várias e boas disputas, principalmente no que se formou o pelotão intermediário, com Ferraris e Maclarens rapidamente chegando nas Toro Rossos e Force Indias.
- A Red Bull coube o papel de sumir na liderança, como de costume, e lá disputar apenas por sua permanência lá...lutar, eu digo, contra as possíveis quebras e faltas de confiabilidade, mais mecânica do que de motor, aparentemente.
- Boas disputas merecem ser destacadas, como as de Petrov e Hamilton, com o incrível X do russo e a incrível falta d desportividade de Hamilton, que mudou a trajetória 3 vezes com medo de levar outro X. Numa dessas, se fosse outro piloto teria recebido mais do que uma advertência, o que dá para se questionar da falta de critérios quando se trata de campeões mundiais. Se assim fosse, os campeões mundiais deveriam começar o mundial com 1 ponto a mais por cada título conquistado ou 1 segundo por campeonato... as disputas entre as Williams e Toro Rossos, cada uma com vantagem para os energéticos. E as das novatas, principalmente entre Lótus e Virgin (curiosamente cada uma com um furo de pneu para os malaios e uma quebra de bico,para os ingleses). Disputas roda a roda, boas performances, corrida boa.
- A Mercedes disputa um campeonato regular e constante com Rosberg, e uma totalmente barrancada com Schumacher. Uma quebra, decorrente de uma porca que se soltou (o mesmo problema do Vettel na Austrália) foi a responsável por mais uma decepção para o kaiser, que creio eu agora estar já pensando na nova aposentadoria mais breve do que se espera.
- A Ferrari possui um motor catastrófico, creio eu. Porra, três motores estourados, e o sortudo da vez foi Massa, ele o prejudicado no Bahrain. Alonso sentiu na pele a incompetência da Ferrari o fim de semana inteiro, mas fez boa corrida. Só boa. Errou duas vezes ao abordar Button, seu nêmesis. Andar no vácuo voltou a ser possível, o que é ótimo para a F1, mas creio ter ferrado com a corrida do asturiano. Massa fez uma boa corrida, andou na medida do seu carro (bem quando os pneus rendiam, mal quando eles não rendiam), e faz um campeonato da regularidade,em relação aos irregulares na disputa direta pelo campeonato (exceto Rosberg).
_ Menção honrosa para Alguersuari e Hulkenberg, que pontuaram pela primeira vez, e nessa ordem, em 9º e 10º. Vale considerar que se fosse no ano passado, nenhum deles pontuaria, mas e daí... E para Lucas de Grassi, Karun Chandhok e Bruno Senna, que terminaram suas corridas...Trulli também, embora com muitos problemas. Aliás, a Lótus passou a ser mais inconsistente do que o normal, ao passo que a Virgin, com Di Grassi, teve um rendimento razoável. Senna, ao contrário, sente o peso de um ano sabático (burrice dele, eu acho), enquanto Chandhok ficou quase 1 volta na sua frente.
- Finalmente, louros para Sutil. Ótima corrida, segura, sem erros. Segurou Hamilton no final com destreza. Coroou seu bom rendimento nas classificações, e viu Liuzzi ser o azarado da vez. Com o 5º lugar, já faz 10 pontos, está no top 10. Bom começo para a Force India. Melhor ainda para a Renault, com Kubica. Vai cavando uma vaga em um cockpit mais valioso para os próximos anos, sem dúvida. Renault e Force India de fato disputam a liderança no 2º pelotão.
Por fim, um comentário sobre Rubens Barrichello. Ou melhor, sobre a imprensa e as circunstâncias: Rubens largou mal, por conta de um problema na embreagem. O mesmo explicou depois da corrida que não foi igual ao dos tempos de Brawn (na época, ano passado, ele entrava no anti-stall, uma espécie de meio-termo entre ponto morto e marcha...menos mal do que hj, quando o carro simplesmente não botou marcha). Lucas de Grassi teve grande reflexo ao escapar do carro de Rubinho, e fim de papo; Corrida sofrida, de recuperação para Barrrichello, com alternâncias de ritmo, e uma disputa com Buemi roda a roda, e toque e tudo, com a vantagem para o suíço narigudo.
Aí no fim, pós-corrida, ao vivo na Globo, Rubens mostrou falta de tato. Conhecida falta de tato, ok. Pontual, em uma brincadeira com Di grassi, chamou em tom de brincadeira o carro de "porcaria", que "ainda não está bom". Porcaria em relação à Ferrari de Massa. Muito superior para a porcaria de fato da Virgin. Após isso, sites como o Grande Prêmio e Uol voaram em cima da declaração. O Jornalismo melhorzinho do Tazio deu chance a Rubens esclarecer a brincadeira, e ele o fez. Morreu Maria preá? Que nada, pq os detratores de Rubens não vão se cansar. Os fãs da Williams se atingiram.
Na minha opinião, reação descabida, exagerada, como tudo que circula a carreira de Rubens no Brasil. Besteira mesmo. Se não gostaram, se se sentiram ofendidos com isso...esqueçam, não percam o tempo se aborrecendo com algo tão irrelevante, tão pontual.
Flávio Gomes arriscou dizer que a equipe iria saber e não iria gostar. Detalhe: ele relativizou, fato raro para o Gomes, mas não perdeu a oportunidade. E ainda deixou claro que a imprensa é assim. Dá p/ ver então o nível da mesma.
- O que realmente me importa é que o campeonato está interessante, disputado, melhor por enquanto do q 2009...pilotos diversos disputando o campeonato, corridas boas...não me engano: a Red Bull superou fácil os outros e tende a se acertar, mas vou aproveitar o bom momento e curtir a boa temporada que se desenhou.
Ridson,
ResponderExcluirAcredito que Ferrari e McLaren perderam uma grande oportunidade na Malásia. Deixaram a Red Bull encostar. Se contarmos que Vettel, poderia ter vencido as três provas, mas mesmo assim, com um quarto e uma vitória já é o vice líder, apenas dois pontos atrás do Felipe. O novo sistema de pontuação está funcionando, entretanto, lidera um piloto que ainda não venceu.
Desta vez Button errou, deveria ter parado mais uma vez, poderia ter superado Felipe e chegado no Hamilton.
Abraço!
Passando para desejar uma Feliz Páscoa!!!
ResponderExcluirobrigado pelo comentário amigo, tambem não conhecia seu blog mas gostei bastante estarei por aqui sempre.
ResponderExcluirNa corrida a Red Bull tem um carro espetacular, muito acima dos demais, o carro que adiou a vitória da equipe austriaca, desta vez se comportou muito bem os dois pilotos fazendo uma corrida segura, e o Vettel só administrando...
Bela corrida de recuperação dos pilotos que largaram la atrás do pelotão Massa incrivel corrida, merecidamente a primeira colocação no campeonato, pelo ótimo começo de temporada, e hoje o alonso sentiu na pele, como se comporta o carro da ferrari.
Abraço