Como esperado uma corrida movimentada com vários toques, quebras, polêmicas e distrações, além das punições. O agitado GP do Canadá ficou marcado também pelo excesso de desgaste dos pneus, que mexeu com a dinâmica das estratégias de cada piloto. E quem se deu melhor nas táticas de corrida foi a McLaren que amplia a liderança do campeonato de construtores e vê seus dois pilotos na ponta da tabela, consumada pela terceira dobradinha da equipe em 2010.
Na largada, uma confusão provocada pelo russo Vitaly Petrov, da Renault que envolveu Pedro de la Rosa, da BMW Sauber e acabou atrapalhando vários pilotos. Já na primeira curva, aconteceu o enrosco entre Felipe Massa e Vitantonio Liuzzi onde quase também sobra para Jenson Button que conseguiu escapar ileso. Entretanto, Liuzzi e Massa tiveram suas corridas comprometidas pelo acidente, pois tiveram que se arrastar para os boxes.
A corrida seguia movimentada com Kamui Kobayashi acertando o muro, todavia, não houve necessidade para entrada do Safety Car, aliás, surpreendentemente não foi preciso durante a etapa canadense desse ano. Com os líderes parando já na sexta volta da corrida para as primeiras trocas de pneus, demonstrando que o desgaste seria alto, e mais paradas estariam por vir. Enquanto Michael Schumacher começava a se divertir, disputando uma espécie de bate-bate durante a prova com quem se candidatasse ou aparecesse no seu caminho.
Em seu primeiro pit-stop, Lewis Hamilton perdeu a posição para Fernando Alonso, mas logo depois recuperou em uma distração do espanhol da Ferrari na tentativa de ultrapassar Sebastien Buemi, da Toro Rosso, o então líder da prova. A antecipação das paradas deu certo para a McLaren, que ganhou vantagem com relação aos pilotos da Red Bull que largaram com os pneus mais duros e ficaram mais tempo na pista na primeira janela de trocas.
Mark Webber tentou dar o “pulo do gato” optando novamente pelos os compostos mais duros em sua parada, e liderou boa parte da corrida, mas sua tática se mostrou desastrosa, teimando em ficar na pista com os pneus muito desgastados, pois teria que trocar obrigatóriamente para os compostos macios. Perdeu muito rendimento, foi alcançado e superado por Hamilton e Alonso para logo depois ir finalmente foi para os boxes voltando na quinta posição, onde finalizou a prova.
Sebastian Vettel, que chegou a liderar a corrida, sofreu mais uma vez com problemas mecânicos e teve que diminuir o ritmo para finalizar em quarto. Fernando Alonso fazendo um verdadeiro milagre com sua Ferrari, lutador como sempre o espanhol conseguiu mais um pódio, entretanto, se mostrou bem distraído em alguns momentos chave da prova.
Em seu segundo vacilo, quando pressionado por Jenson Button. O espanhol se atrapalhou com um retardatário e Button não perdeu tempo, aplicando um xeque-mate e partindo em perseguição à Hamilton. O atual Campeão Mundial fez novamente uma corrida primorosa, poupou equipamento para nas voltas finais, aprontar. Aproximou-se perigosamente do líder, mas Lewis Hamilton está “escaldado” com Jenson e conseguiu segurar a liderança, mesmo que claramente com pneus em pior estado, comparado com o do companheiro de McLaren.
E assim, Hamilton consumou uma estupenda vitória no Canadá, assumindo a liderança do campeonato.
Na largada, uma confusão provocada pelo russo Vitaly Petrov, da Renault que envolveu Pedro de la Rosa, da BMW Sauber e acabou atrapalhando vários pilotos. Já na primeira curva, aconteceu o enrosco entre Felipe Massa e Vitantonio Liuzzi onde quase também sobra para Jenson Button que conseguiu escapar ileso. Entretanto, Liuzzi e Massa tiveram suas corridas comprometidas pelo acidente, pois tiveram que se arrastar para os boxes.
A corrida seguia movimentada com Kamui Kobayashi acertando o muro, todavia, não houve necessidade para entrada do Safety Car, aliás, surpreendentemente não foi preciso durante a etapa canadense desse ano. Com os líderes parando já na sexta volta da corrida para as primeiras trocas de pneus, demonstrando que o desgaste seria alto, e mais paradas estariam por vir. Enquanto Michael Schumacher começava a se divertir, disputando uma espécie de bate-bate durante a prova com quem se candidatasse ou aparecesse no seu caminho.
Em seu primeiro pit-stop, Lewis Hamilton perdeu a posição para Fernando Alonso, mas logo depois recuperou em uma distração do espanhol da Ferrari na tentativa de ultrapassar Sebastien Buemi, da Toro Rosso, o então líder da prova. A antecipação das paradas deu certo para a McLaren, que ganhou vantagem com relação aos pilotos da Red Bull que largaram com os pneus mais duros e ficaram mais tempo na pista na primeira janela de trocas.
Mark Webber tentou dar o “pulo do gato” optando novamente pelos os compostos mais duros em sua parada, e liderou boa parte da corrida, mas sua tática se mostrou desastrosa, teimando em ficar na pista com os pneus muito desgastados, pois teria que trocar obrigatóriamente para os compostos macios. Perdeu muito rendimento, foi alcançado e superado por Hamilton e Alonso para logo depois ir finalmente foi para os boxes voltando na quinta posição, onde finalizou a prova.
Sebastian Vettel, que chegou a liderar a corrida, sofreu mais uma vez com problemas mecânicos e teve que diminuir o ritmo para finalizar em quarto. Fernando Alonso fazendo um verdadeiro milagre com sua Ferrari, lutador como sempre o espanhol conseguiu mais um pódio, entretanto, se mostrou bem distraído em alguns momentos chave da prova.
Em seu segundo vacilo, quando pressionado por Jenson Button. O espanhol se atrapalhou com um retardatário e Button não perdeu tempo, aplicando um xeque-mate e partindo em perseguição à Hamilton. O atual Campeão Mundial fez novamente uma corrida primorosa, poupou equipamento para nas voltas finais, aprontar. Aproximou-se perigosamente do líder, mas Lewis Hamilton está “escaldado” com Jenson e conseguiu segurar a liderança, mesmo que claramente com pneus em pior estado, comparado com o do companheiro de McLaren.
E assim, Hamilton consumou uma estupenda vitória no Canadá, assumindo a liderança do campeonato.
Resultado Final:
1°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ENG/McLaren), a 2.254
3°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 9.214
4°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull), a 37.817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 39.291
6°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 56.084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57.300
8°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (GER/Force India), a 1 volta
Não Pontuaram:
11°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (GER/Williams), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), a 5 voltas
Não Concluíram:
20º. Timo Glock (GER/Virgin), 50/mecânico
21º. Jarno Trulli (ITA/Lotus), 43/mecânico
22º. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 31/abandono
23º. Bruno Senna (BRA/Hispania), 14/abandono
24º. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 2/abandono
Melhor volta:
Robert Kubica (POL/Renault), 1.16.972 (volta 67)
Foi uma boa corrida, cheia de alternativas. Uma pena que as disputas finais pela ponta tenham sido minadas por conta dos jogos de equipe, pq as outras posições, principalmente nos últimos lugares pontuáveis, ficaram muito disputadas.
ResponderExcluirSaudações, Chefe!
ResponderExcluirConcordo, a McLaren não deixou acontecer "erros de comunicação" dessa vez!
Abraço!
Foi uma grande corrida, sem dúvidas. E a McLaren mostra o quanto está evoluindo. Enquanto colocou os dois carros no pódio, a Red Bull deixou os dois de fora...
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirA corrida foi excelente,teve pega até dentro dos boxes...
E o melhor de tudo é a reação dos prateados que assim embolaram o campeonato.
abraço