Uma classificação anunciada por este blogueiro fulerage. Pole fácil, sobrando em um carro de outro planeta, foi até fácil demais.
Webber fez voltas rápidas, mas parecia simplesmente lento diante do companheiro: 4 décimos. Uma semana depois, veio Alonso com 8 décimos de diferença. 3 décimos depois veio Massa. Isso aí, entre o melhor das Red Bull e o pior das Ferrari, três posições de diferença mais de 1,5 segundo. Infernal.Tá certo que Vettel é muito rápido, com certeza com um carro competitivo vá ser um grande poleposition man, mas beirou o absurdo. Este, anunciado pelo fim de semana inteiro.
No equilíbrio do campeonato, Hamilton samba para chegar no quinto lugar, enquanto Button de novo sai atrás no pelotão. Assim não tem ritmo de corrida que aguente, mas pelas características do carro, a Maclaren vai ficar para trás neste fim de semana. Provavelmente, se Vettel não fizer bobagem, a Red Bull encosta.
Notas para o bom desempenho de Petrov, De La Rosa e Hulkenberg. Até brinquei no post passado com a condição tensa que estes pilotos se encontram, e que por isso andaram bem ontem, mas Petrov de fato anda bem aqui, conhece a pista e é um nome a se considerar para o top 10 amanhã. Kubica finalmente superado, quem diria; Hulk vem evoluindo finalmente e mostrando um pouco de seu potencial, mas não era sem tempo; De La Rosa, se não fizer nenhuma cagada, pontua amanhã, está bem na disputa em relação a Kobayashi, que não vinha bem, que não conseguiu uma volta limpa e ainda fez a cagada de entrar no pitlane sem pesar o carro primeiro. 5 posições, larga então em 23 e não 18 como o gráfico mostra.
Rubens Barrichello não andou bem neste fim de semana, não cumprindo com a promessa do primeiro treino livre. Rubens geralmente não se dá bem aqui, e ainda teve uma volta rápida com muito tráfego.
Massa toma outro pau de Alonso. Tá certo que o pau foi menor, mas 3 décimos para quem precisa urgentemente reagir, ainda mais quando claramente perdeu espaço na equipe e o Santander está lá presente de novo no paddock?
Nas equipes pequenas, Glock foi muito bem, Di Grassi muito mal, Senna obviamente sobrando em cima do Yamamoto (que é pior que Chandhok e se não for defenestrado na volta pós recesso vai passar ainda mais vergonha). Trulli e Kovalainen alternam dias bons e dias ruins. A Lótus nunca consegue ter um dia bom o suficiente.
A corrida amanhã é as 9, mas pode ter certeza que, se nada extraordinário acontecer, vai ser uma corrida chata, monótona e de resultado definido. Mais uma vez, só Webber pode trazer emoção em um embate com Vettel. Vale lembrar que estão empatados e uma vitória nesta altura do campeonato é primordial dentro do equilíbrio da equipe.
Ridson,
ResponderExcluirDomínio impressionante da Red Bull, resta ao Vettel largar bem.
valeu!
Agora é briga das grandes, Mclaren e a Mercedes GP cobraram da FIA o motivo da liberação ilegal das asas dianteiras, apesar da FIA ter declarado a legalidade dos spoilers dianteiros da Ferrari e da Red Bull.
ResponderExcluirA suspeita é que a FIA está fazendo vista grossa, ficou ainda mais forte depois de um video exibido durante a transmissão da sessão de classificação na Hungria, em câmera lenta com os carros em close-up, percebesse a movimentação fora do normal nos spoilers das equipes suspeitas, com suas asas raspando praticamente no solo.
O efeito da asa mais baixa é conseguido através de um design especial no assoalho o que faz com que a asa dianteira fique baixa a grande pressão aerodinâmica, FIA não encontrou as irregularidades, no teste superficial.
Segundo Ross Brawn, chefe da Mercedes GP, o video mostrado hoje deixou claro de que a asa da Ferrari tem movimentos:
“A Ferrari tem colocado os seus carros para andar com as asas dianteiras muito mais baixas em relação ao solo”.
Martin Whitmarsh, diretor da Mclaren, está claramente aborrecido com o que os rivais estão fazendo:
“Asas flexíveis, elas não podem estar corretas flexionado a este grau, quem faz as regras deveriam fiscalizar com mais responsabilidades”.
A FIA já deveria ter tomado uma decisão sobre essa questão, pois os carros que usam deste artifício ilegal podem ganhar mais 1 segundo por volta.
Whitmarsh lembrou que o artigo 3.15 do livro de regulamento técnico da FIA é bem claro quando ao uso de aparatos flexíveis:
“Se qualquer um der uma olhada no artigo 3.15, o qual diz que as partes do carro devem estar atadas rigidamente, então verá que no fim das contas a peça deve estar 90 milímetros acima do solo e ver as partes tocando o afalto, então eu penso que até uma pessoa leiga e sem experiência no assunto ficaria surpresa como a FIA pode ter permitido”.
Felix