Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 25 de julho de 2010

Grande Prêmio da Alemanha 2010.


Quem acompanha a Fórmula-1 há bastante tempo, não deve estar surpreso com o resultado de hoje. Convenhamos que os torcedores e os pilotos da Ferrari sabem de toda politicagem que há na escuderia, e deste de sua fundação, sempre, foi assim. Em primeiro lugar os interesses da equipe, depois o resto. A Ferrari é assim e pronto!


A vitória de Fernando Alonso no GP da Alemanha confirma isso, ele estava mais rápido, estava! Passaria em condições normais, talvez! Independente de ordem de equipe ou não, Alonso iria novamente tentar superar Massa custe o que custasse, nem que houvesse um toque, e os dois saísse da prova. E o Massa também não iria facilitar! Como já aconteceu em 2007, lembram? A diferença é que eles são da mesma equipe agora. Fernando Alonso jogou bem, mostrou que era mais rápido, e está na frente no campeonato, e não teria paciência e nem ficaria mais comboiando o Felipe até o final da prova, como ocorreu na Austrália. A direção da Ferrari prevendo que o pior acontecesse como um incidente entre os dois ordenou a Felipe a troca de posição. Algo normal e esperado! O erro da Ferrari, foi novamente permitir que o piloto prejudicado deixasse explicita a situação para todos.


A FIA até já convocou a Ferrari para explicações, mas o presidente da entidade é nada menos que Jean Todt, ex-chefe da equipe vermelha. A única coisa que pode ocorrer é uma multa para os italianos e só como aconteceu em 2002! Ordens de equipe sempre aconteceram e sempre vão acontecer na F-1. E não é só na Ferrari. Infelizmente, as “empresas” têm o direito de fazer o que acham melhor, e resta aos “empregados” acatarem ou não a decisão. A regra existente que proíbe isso é dúbia.


A Corrida:


Sebastian Vettel que partia da pole, largando mal novamente, acabou prejudicando dois pilotos: Fernando Alonso e Jenson Button. Primeiramente espremeu Alonso, deixando o caminho livre para Felipe Massa que saiu do terceiro lugar para a liderança. Como Alonso teve a preferência da curva Vettel reduziu e Button que vinha embutido no carro do alemão teve que ir para área de escape para não encher a traseira da Red Bull de nº 5, caindo assim, para sexto. Mais atrás uma confusão entre os carros da Force India e Toro Rosso resultou na ida dos seus pilotos ao Pit Lane.


Mantiveram-se as posições até as primeiras trocas de pneus. Felipe conseguiu voltar à frente de Alonso com Vettel logo atrás, mas Jenson Button, da McLaren herdou a liderança, pois, retardou ao máximo sua parada, ganhando tempo. Massa passou a ser pressionado por Alonso, mas conseguiu se defender bem. Quando Button parou, Massa reassumiu a liderança até ceder a posição para o companheiro. No final da prova ainda houve uma pressão de Sebastian Vettel no brasileiro da Ferrari, mas Felipe confirmou seu segundo lugar com Vettel em terceiro.


Lewis Hamilton chegou na quarta posição e manteve a liderança do campeonato, Jenson Button em quinto e um discreto Mark Webber em sexto. Interessante notar que apenas os seis primeiros colocados terminaram na mesma volta tamanha a vantagem técnica dessas equipes na atual fase do campeonato. Robert Kubica finalizou em sétimo, seguido pelas duas Mercedes-Benz de Rosberg e Schumacher com os 8º e 9º lugares respectivamente. E Vitaly Petrov que voltou a pontuar com a outra Renault.


Resultado Final:

1°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1h27min38s864 (67 Voltas)
2°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4.1
3°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 5.1
4°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 26.8
5°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 29.4
6°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 43.6
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1 volta
8°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
9°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
10°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta

Não Pontuaram:

11°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), a 1 volta
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams Cosworth), a 1 volta
14°. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), a 1 volta
15°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
16°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), a 2 voltas
17°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), a 2 voltas
18°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), a 3 voltas
19°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), a 4 voltas

Não Concluíram:

20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), (58 voltas)
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), (51 voltas)
22°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), (20 voltas)
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), ( 4 voltas )
24°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), (2 voltas)

Melhor Volta:

Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1.15.824 (Volta 67)

4 comentários:

  1. infelismente aqui no brasil não temos condições de desenvolver uma equipe de formula 1 , mais um motivo para eternizar os irmãos fitipaldi. temos que consignar nossos heróis das pistas aos ridiculos interesses de dirigentes exdrúxulos que estão sempre manipulando as posições entre os corredores. nós deveríamos deixar de adquirir os carros da FIAT durante um ano para mandar um recado para esses manipuladores: deixem os pilotos disputarem na pista, não se intrometam. Frederico

    ResponderExcluir
  2. Jobson e Ridson, estou me despedindo, é com muita tristeza e nojo dessa federação máFIA e do brasileiro felipe, pode fazer dupla com o outro brasileiro, nelson angelo.

    ResponderExcluir
  3. é ridicula a Ferrari e seu spilotos, que se merecem, é assim mesmo sempre a Ferrari manchando o nome da F1...

    ResponderExcluir
  4. A equipe Ferrari agiu de maneira correta.Massa não tem mais chances e estava mais lento do que Alonso,aliás sempre é.Em 10 corridas excetuando a de ontem,Alonso ficou a frente de Massa em 8,e ontem Massa estava atrapalhando um piloto da equipe mais veloz do que ele na prova em um circuito de difícil ultrapassagem,e ele fechou a pasagem várias vezes enquanto Alonso fazia volta após volta com um tempo melhor.Aliás,vamos lembrar que enquanto convalescia,Massa dava paplpites na Globo,apoiando Rubinho na disputa contra Button e torcendo contra o Kimi seu compannheiro de equipe.Eu sincermente não consegui até hoje entender tamanha falta de companheirismo,ética e caráter

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos