“Nada mal para um segundo piloto”, palavras de Mark Webber depois de cruzar a linha de chegada comemorando sua terceira vitória no ano. Um desabafo irônico e com endereço certo, a alta cúpula da Red Bull. Tudo começou quando a equipe austríaca resolveu tirar a nova asa dianteira do australiano para colocá-la no carro do mimado garoto alemão que havia danificado a sua nos treinos, sob pretexto que o alemão estava em uma posição melhor no campeonato. Para revolta de Mark Webber, mas, ele usou isso como motivação para corrida e não aliviou na largada, mesmo partindo do lado sujo, superou o afobado companheiro que ainda teve um pneu furado, por um toque com Hamilton.
Foi uma largada bem conturbada, com vários toques, dentre eles Massa com Alonso, no qual o brasileiro teve um pneu furado, assim como Vettel. Ambos se arrastaram para o Pit Lane, retornando nas últimas posições. Essa corrida demonstrou como a largura do aerofólio dianteiro deve ser revista, quantos pilotos tiveram suas corridas prejudicadas com pneus furados pelos afiados aerofólios.
Lewis Hamilton manteve um bom ritmo de corrida finalizando em segundo, e mantendo a liderança do campeonato. Nico Rosberg, da Mercedes-Benz voltou ao pódio neste GP, fez uma ótima prova e ainda segurou a pressão de Jenson Button, depois da intervenção do Safety Car.
Jenson Button com a outra McLaren, aliás, foi novamente impressionante. Largou em 14º, na primeira volta já era oitavo. De longe, é o piloto que melhor sabe usar as táticas de corrida em condições adversas, alçou 10 posições na prova, e ainda lutou pelo pódio. Também conseguiu manter sua posição no campeonato, assim como Mark Webber, vem surpreendendo.
Mostrando a evolução da Williams e dos motores Cosworth, Rubens Barrichello fez uma excelente prova, chegando ao quinto lugar. Nico Hulkenberg, companheiro de Rubens também conseguiu pontuar, e teve um ótimo duelo com Schumacher que tirou o ano para se divertir, conforme Rede Globo. Outra equipe que vem evoluindo muito é BMW Sauber, principalmente com Kamui Kobayashi que alcançou o sexto lugar em Silverstone.
Depois do japonês só deu Alemanha com Vettel, Sutil, Schumacher e Hulkenberg do sétimo ao décimo lugar, respectivamente. A Ferrari ao que parece, já vai começar a pensar em 2011, pois, esse ano não está dando nada certo. Pouco adiantou a dispensa de Kimi Raikkonen, e a vinda antecipada de Fernando Alonso, aliada com a má fase de Felipe Massa. Alonso que vê suas chances de título escapar, fez como sempre, uma corrida aguerrida, mas acabou sendo punido e prejudicado com um drive through, no lance da ultrapassagem sobre Robert Kubica, da Renault que posteriormente abandonou. Os comissários demoraram muito analisando o ocorrido, prejudicando o piloto espanhol.
Passado metade do campeonato, é provável que a guerra seja declarada entre os pilotos da Red Bull, talvez, algo semelhante que ocorreu na McLaren em 2007. Ao que parece, Mark Webber perdeu a paciência com a equipe e chutou o balde de vez, e até já andou trocando experiências com Fernando Alonso. O australiano se cansou dos privilégios dados à Vettel pela equipe. Algo que só beneficia a McLaren. Vamos ver como a equipe irá administrar o ocorrido, mas como a própria Red Bull já declarou depois do GP da Turquia “merdas acontecem”. Eu diria que continuam acontecendo e tendem acontecer ainda mais!
Foi uma largada bem conturbada, com vários toques, dentre eles Massa com Alonso, no qual o brasileiro teve um pneu furado, assim como Vettel. Ambos se arrastaram para o Pit Lane, retornando nas últimas posições. Essa corrida demonstrou como a largura do aerofólio dianteiro deve ser revista, quantos pilotos tiveram suas corridas prejudicadas com pneus furados pelos afiados aerofólios.
Lewis Hamilton manteve um bom ritmo de corrida finalizando em segundo, e mantendo a liderança do campeonato. Nico Rosberg, da Mercedes-Benz voltou ao pódio neste GP, fez uma ótima prova e ainda segurou a pressão de Jenson Button, depois da intervenção do Safety Car.
Jenson Button com a outra McLaren, aliás, foi novamente impressionante. Largou em 14º, na primeira volta já era oitavo. De longe, é o piloto que melhor sabe usar as táticas de corrida em condições adversas, alçou 10 posições na prova, e ainda lutou pelo pódio. Também conseguiu manter sua posição no campeonato, assim como Mark Webber, vem surpreendendo.
Mostrando a evolução da Williams e dos motores Cosworth, Rubens Barrichello fez uma excelente prova, chegando ao quinto lugar. Nico Hulkenberg, companheiro de Rubens também conseguiu pontuar, e teve um ótimo duelo com Schumacher que tirou o ano para se divertir, conforme Rede Globo. Outra equipe que vem evoluindo muito é BMW Sauber, principalmente com Kamui Kobayashi que alcançou o sexto lugar em Silverstone.
Depois do japonês só deu Alemanha com Vettel, Sutil, Schumacher e Hulkenberg do sétimo ao décimo lugar, respectivamente. A Ferrari ao que parece, já vai começar a pensar em 2011, pois, esse ano não está dando nada certo. Pouco adiantou a dispensa de Kimi Raikkonen, e a vinda antecipada de Fernando Alonso, aliada com a má fase de Felipe Massa. Alonso que vê suas chances de título escapar, fez como sempre, uma corrida aguerrida, mas acabou sendo punido e prejudicado com um drive through, no lance da ultrapassagem sobre Robert Kubica, da Renault que posteriormente abandonou. Os comissários demoraram muito analisando o ocorrido, prejudicando o piloto espanhol.
Passado metade do campeonato, é provável que a guerra seja declarada entre os pilotos da Red Bull, talvez, algo semelhante que ocorreu na McLaren em 2007. Ao que parece, Mark Webber perdeu a paciência com a equipe e chutou o balde de vez, e até já andou trocando experiências com Fernando Alonso. O australiano se cansou dos privilégios dados à Vettel pela equipe. Algo que só beneficia a McLaren. Vamos ver como a equipe irá administrar o ocorrido, mas como a própria Red Bull já declarou depois do GP da Turquia “merdas acontecem”. Eu diria que continuam acontecendo e tendem acontecer ainda mais!
Resultado final
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1h24min38s200 (52 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 1.360
3°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 21.307
4°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 21.986
5°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 31.456
6°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), a 32.171
7°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 36.734
8°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), a 40.932
9°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 41.599
10°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 42.012
Não Pontuaram:
11°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), a 42.459
12°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 47.627
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 59.374
14°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 1.02.385
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1.07.489
16°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), a 1 volta
17°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), a 1 volta
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania Cosworth), a 2 voltas
20°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), a 2 voltas
Não Concluíram:
21°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), 45 voltas
22°. Pedro de la Rosa (SPA/Sauber Ferrari), 30
23°. Robert Kubica (POL/Renault), 20
24°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), 10
Melhor Volta:
Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.30.874. (Volta 52)
Jobson,
ResponderExcluirNão foi aquela corrida maravilhosa,ainda assim teve bons pegas.
Webber hoje pilotou muito,nem parecia ser ele mesmo!
Quem mais levou vantagem hoje foi a McLaren,mesmo com o equipamento longe do ideal manteve a ponta dos dois campeonatos
abraço
A corrida foi melhor do que esperada, embora com um começo moxo O safety car no fim ajudou a dar emoção.
ResponderExcluirNão gosti do novo traçado de Silverstone, que dificultou ultrapassagens em um circuito ótimo para isso, mas a galera que viha de tràs ajudou a isso acontecer, pq na frente nada de disputa.