Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma Opinião: Kimi Raikkonen, O ICEMAN.


O personagem de hoje é o finlandês Kimi Raikkonen atual piloto da Ferrari e campeão mundial de Fórmula 1 em 2007 merecidamente diga-se. Nascido em 17 de outubro de 1979, em Espoo, Finlândia. Começou a correr de Kart em 1987 competindo em campeonatos locais e Europeus até 1999 sendo campeão diversas vezes. Dentre eles o mais importante quando foi o campeão Mundial de Kart em 1995 contra Fernando Alonso. Ainda em 1999 experimentou pela primeira vez correr em um monoposto, na Fórmula Renault onde fez sua estréia e terminou em terceiro lugar. No campeonato de inverno daquele mesmo ano da Fórmula Renault foi campeão vencendo todas as quatro corridas.

Em 2000 foi Campeão da Fórmula Renault Inglesa pela equipe Manor Motorsport, com sete vitórias, seis poles e sete melhores voltas. Participou de dez etapas e subiu no pódio em todas elas. Também foi campeão da Fórmula Renault Européia, onde correu em apenas três etapas, ganhou duas e conquistou duas poles. Com um currículo desses seu empresário David Robertson resolveu procurar equipes de F-1 para oferecer Kimi Raikkonen como futuro piloto.

Então, Robertson procurou por Peter Sauber e fez a propaganda de Kimi. O Dono da Sauber ficou tão intrigado com a história de Raikkonen “vendida” por Robertson que aceitou ainda quê, desconfiado fazer três dias de testes com o finlandês em Mugello em setembro de 2000. Seus tempos de volta foram bons, mas não surpreendentes em seu primeiro contato com um carro de Fórmula-1, mesmo assim Peter Sauber não teve dúvidas em assinar um contrato de quatro anos com o piloto, mas ficou dependendo se Kimi conseguiria obter a superlicença. A escolha do dono da Sauber foi muito criticada na época, pois Kimi além de muito jovem, tinha pouquíssima experiência no automobilismo fazendo somente uma temporada completa na Fórmula Renault contando com apenas 23 corridas em seu histórico. Peter Sauber solicitou a Max Mosley presidente da FIA a superlicença para seu jovem piloto poder correr. Apesar de toda oposição Kimi Raikkonen conseguiu os papéis necessários.

Em 2001, Kimi Raikkonen fez sua estréia pela Sauber Petronas na F-1 na Austrália marcando seu primeiro ponto na categoria. No decorrer do ano fez ótimas apresentações obtendo como melhor resultado um quarto lugar na Áustria e finalizando em décimo no campeonato. Suas atuações enfeitiçaram Ron Dennis que não mediu esforços, nem dinheiro para trazê-lo para McLaren no lugar de seu conterrâneo Mika Hakkinen que já havia divulgado que se aposentaria após o fim do campeonato. Até o próprio Mika Hakkinen se envolveu nas negociações para persuadi-lo a assinar com o time de Working, pois a Ferrari também estava na jogada. Em Monza 2001 duas semanas depois de ser anunciado como piloto da McLaren, Jean Todt encontrou-se casualmente com Kimi e disse-lhe ao passar por ele: “Não ir para a Ferrari será o maior erro de sua vida” Como de costume Raikkonen ficou calado e nenhuma emoção foi demonstrada em sua fisionomia impassível.

Em 2002 em uma equipe de ponta Kimi pôde apresentar melhores atuações indo pela primeira vez ao pódio já na abertura do campeonato. Protagonizou belas disputas com Juan Pablo Montoya na Alemanha, Bélgica e Hungria. Esteve muito perto de vencer na França, mas acabou escapando no óleo do motor estourado da Toyota de Olivier Panis entregando a vitória para Michael Schumacher conquistar seu quinto título mundial. Finalizou em sexto.

Em 2003 entrou definitivamente para a galeria dos grandes pilotos. Em uma disputa equilibradíssima entre ele, Juan Pablo Montoya e Michael Schumacher pelo título. No Japão na última etapa do campeonato Kimi Raikkonen era o único que poderia tirar o sexto título do alemão, mas ficou com o vice.

Em 2004 sofreu com o péssimo carro construído pela McLaren o horroroso MP4/19 e assim deu inicio a sua fama de azarado e destruidor de carros. Depois da metade do campeonato a equipe inglesa lançou a versão B do modelo. E Raikkonen ainda conseguiu vencer na Bélgica salvando o ano. Finalizou em sétimo.

Em 2005 Kimi Raikkonen teve seu melhor ano na McLaren com um super carro ele finalmente pôde mostrar todo o seu potencial, entretanto, foi traído pelas inúmeras quebras do rápido, mas frágil MP4/20. Fez três poles, venceu sete corridas e anotou dez melhores voltas, lutou com Fernando Alonso pelo título, mas como o espanhol conseguiu ser mais constante sagrando-se campeão. Mesmo com um novo vice, Kimi Raikkonen foi eleito “Piloto do Ano” por diversas Revistas especializadas entre elas: Autosport, F1 Racing, Motorsport Aktuell por vários sites de automobilismo ao redor do mundo.

Sua Grande apresentação naquele ano foi no GP do Japão, em Suzuka onde largou em 17º e veio ganhando posições aproveitando-se do excelente equipamento que tinha em mãos. A corrida foi muito emocionante e faltando poucas voltas para acabar a prova Kimi aproximou-se de Fisichella e conseguiu a vitória em uma bela ultrapassagem sobre o mesmo na última volta, foi espetacular, nunca vi Kimi Raikkonen comemorar tanto.

Já em 2006 a McLaren não conseguiu fazer um bom carro. Kimi passou o ano sem vitória. Seu melhor resultado foram dois 2º lugares na Austrália e Itália. Ainda conseguiu duas poles e três melhores voltas, finalizou em quinto. Após cinco temporadas pela equipe inglesa Kimi se despediu da McLaren confirmando a sina de azarado e destruidor de carros. Só para constar em 103 largadas pela equipe inglesa Kimi abandonou 26 só por defeitos mecânicos.

Para 2007 é contratado pela Ferrari. Fica esperando a definição de seu companheiro de equipe. Com o anúncio da aposentadoria de Michael Schumacher, o finlandês passa a dividir a equipe com Felipe Massa. Vencendo logo na sua estréia pela Ferrari na Austrália. Kimi Raikkonen demorou, mas se adaptou muito bem ao bólido do time italiano e disputou com Fernando Alonso, Felipe Massa e Lewis Hamilton o campeonato mais emocionante dos últimos anos e na prova final no Brasil, finalmente conquista o tão almejado título, finalizando o ano com seis vitórias e seis melhores voltas. Tornando-se campeão pela Ferrari logo no primeiro ano depois que Michael Schumacher havia se aposentado.

Em 2008 depois de um inicio arrasador até o GP da Espanha onde liderava o campeonato e corria rumo ao bicampeonato tranqüilo. Kimi Raikkonen voltou a sofrer com infelicidades, principalmente com quebras, toques com outros pilotos e um péssimo rendimento nos treinos, todavia, não conseguiu mais nenhuma vitória no decorrer do ano, apesar do excelente carro. Passando a ser um mero coadjuvante na luta de Felipe Massa e Lewis Hamilton pelo título. Ainda sim conseguiu dez melhores voltas na temporada.

O Perfil

Kimi Raikkonen é atualmente um dos pilotos mais criticados da F-1 pela sua maneira única de ser. Uns não o suportam, outros simplesmente adoram seu estilo nem aí, seu caráter, sua forma de pensar, agir e de se expressar. Desde que chegou a categoria impressionou por ser um piloto veloz, mas se tornou único ao estabelecer um novo contexto como piloto de F-1 por suas atitudes e personalidade. Não demonstra muita emoção ao vencer corridas ou coisas do tipo, Raikkonen não é chegado a isso. Em sua primeira vitória pela Ferrari, Jean Todt acostumado com as estripulias de Michael Schumacher no pódio, após suas vitórias, claramente estranhou a postura impassível do finlandês. Por ser assim Kimi ganhou o merecido apelido de Ice Man - ou Homem de Gelo ainda na McLaren. Gostou tanto que incorporou o “pseudo” escrito em seu capacete.

Certa vez perguntaram a Peter Sauber como ele conheceu Kimi e qual foi sua impressão! O suíço respondeu: “O rapaz gostava de espaço e decidi não invadir esse território além das formalidades usuais. Dissemos “olá” e apertamos as mãos, mas não diria que Kimi tenha sido muito educado. Era como um animal tímido que não queria ser perturbado – e animais não são educados”. - Por que assinou com ele? – “O que nos impressionou a foi a forma como Kimi lidou com a situação. Ele estava tranqüilo. Nunca tinha visto nada parecido na vida”. “ Isso foi o suficiente para mim e para Willi Rampf (diretor-técnico da Sauber na época), queríamos Raikkonen no carro para 2001 e nem sequer olhamos sua telemetria, o que é pouco usual de nossa parte”. “Por exemplo, nós nos apoiamos pesadamente na telemetria quando assinamos com Felipe Massa para 2002”.

A maneira com quê Kimi Raikkonen lida com jornalistas, repórteres e os dirigentes é admirável, nunca um piloto de F-1 foi tão econômico nas palavras, tão direto e tão revelador. Depois farei um post só com as melhores frases do finlandês. Kimi não se abate com maus resultados, não se abala com os feitos de seus companheiros. Para falar a verdade Kimi nunca ligou para o quê seus companheiros faziam ou deixavam de fazer, isso nunca importou para ele, sua enorme autoconfiança não permite isso. E se você for comparar os seus companheiros, acredito que o mais benevolente tenha sido David Coulthard, pois os outros sempre foram fortes oponentes: Nick Heidfeld, Juan Pablo Montoya e Felipe Massa. Aliás, a disputa Raikkonen vs. Montoya na McLaren foi uma das maiores frustrações que F-1 presenciou, pois esse embate nunca aconteceu diretamente.

Kimi também ficou conhecido por gostar de festinhas regadas a muita bebida, principalmente Vodka Finlandesa, um prato cheio para os tablóides, e um terror para seus patrões. Tem paixão por Hóquei no gelo, apesar de não praticar mais. Foi protagonista de uma cena hilária no GP da Malásia de 2009 quando a corrida foi interrompida por causa da chuva. Nos boxes da Ferrari já sem o macacão e usando uma bermuda, Kimi simplesmente encontra-se saboreando um picolé, logo depois, abre a geladeira e pega uma lata de Coca-Cola. Nem aí para o que estava acontecendo naquela hora, se a corrida iria recomeçar ou não! Enquanto os outros pilotos ainda dentro dos carros ou no pitlane discutindo sobre a interrupção da etapa. Teve outro fato interessante no GP de Mônaco de 2006, Raikkonen abandona a corrida e não retorna aos boxes da McLaren, se dirige para um dos iates ancorados para orla do principado sem nem ao menos se importar sobre o resto da corrida. Fica lá conversando com os amigos.

Atualmente participa de algumas etapas de Rali apoiado pela Fiat dona da Ferrari, onde fez crescer o rumor que trocaria de categoria. Tem contrato com a Ferrari até 2010. Apesar de muitos afirmarem que ele sairá no final deste ano cedendo o lugar para Fernando Alonso na equipe italiana, mas acredito que isso não irá ocorrer e o finlandês cumprirá seu contrato até o fim. Ele mesmo já afirmou que estará no grid em 2010. Recentemente foi criticado por não ir visitar seu companheiro de equipe Felipe Massa, que se recupera do acidente sofrido na Hungria. Até o próprio Massa disse que não esperava algo diferente de Raikkonen – “Ele é assim”.

É dono de uma equipe que corre na F-3 inglesa e na F-BMW a Raikkonen-Robertson Racing. No qual é sócio com seu empresário.

Para mim é um dos melhores pilotos em atividade, por sua frieza e autoconfiança. É um piloto diferenciado. Não liga para números, nem para ninguém, e principalmente não liga para o quê os outros pensam ou falam dele. Preocupa-se em pilotar e se concentra apenas em si. Aparenta ser mais feliz na Ferrari do quê nos tempos de McLaren. Não pode de maneira alguma ser menosprezado.

Em 2009 está limitado pelo carro, mas vem fazendo um bom campeonato na medida do possível. Sua quarta vitória na Bélgica deixa claro como Raikkonen, ainda faz isso muito bem.

Até o GP da Bélgica de 2009, Kimi Matias Raikkonen contabiliza:

Títulos: Campeão em 2007.
GP’S: 151.
Pódios: 61.
Vitórias: 18.
Pole Position: 16.
Melhores Voltas: 35.
Pontos no geral: 565.


Fontes: Revistas F1 Racing.
Site Oficial: http//www.kimiraikkonen.com/

9 comentários:

  1. Não sou muito fã do soneca. Ele até é um bom piloto, mas somente quando quer. Aquele título de 2007 caiu no colo dele por causa da guerra entre Hamilton e Alonso na McLaren. De qualquer forma acabou sendo merecido, pela bela recuperação ao longo da temporada. A vida útil dele na Fórmula 1 já está acabando...rsrs

    Abraço!

    Leandro Montianele

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  2. Jobson,

    Raikkonen é um tremendo piloto quando está a fim,é um sujeito pra lá de esquisito.

    abraço

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  3. Leandro,

    O título do Kimi foi merecido, por conta do caso de espionagem da McLaren. Acredito que nem o Alonso e nem o Hamilton mereceriam ganhar por isso.
    No fim acabou em boas mãos, para quem já havia sido vice duas vezes.

    Marcelonso,

    Realmente o Kimi é único, não haverá outro como ele na F-1.


    Abraços!

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  4. Sou fã d+ do Kimi!!
    Além de rápido o Finlandês tem uma personalidade incrível, incomparável!!!
    Não liga pra opnião alheia, isso é d+!!!

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  5. Eu não sou fã, mas acho que o Kimi ainda tem espaço na F1, principalmente pelo desemprenho apresentado na Bélgica...

    E o texto ficou sensacional...

    Parabéns, Jobson...

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  6. Confesso que no começo do ano achei que Kimi fosse abandonar a F1. No máximo com uma vitória, mas abandonaria. Tudo indicava isso e seu início foi excelente. Torci mesmo p/ ele em 2003 e em 2005, e acho que por isso que achei merecido em 2007.


    A F1 ainda tem lugar p/ ele sim, basta ele mesmo demonstrar que quer isso. aparentemente , só começou nessas duas últimas corridas.

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  7. Eu sou fã do Kimi,pelo o seu jeito peculiar de dser e atender os reporteres e pelo estilo de pilotagem. Quer dizer quando ele quer ter um estilo de pilotagem ele arrebenta.

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  8. EU SOU MUITO FÃ DO KIMI , NÃO CHEGUEI A VER ELE SENDO CAMPEÃO , GOSTO DELE DESDE O ANO PASSADO , ADOREI O Q ESCREVEU AI , FICOU MUITO LINDOO .
    NUNCA TINHA VISTO UM TEXTO COMO ESSE DELE .
    TAMBÉM ACHO Q ELE NÃO SAI ESSE ANO DA FERRARI , SE DEUS QUISER ELE NÃO SAI , QUERO MUITO AINDA VER O KIMI CORRER NESSE CARRO VERMELHO , Q SÓ ELE SABE PILOTAR MUITO BEM , TEM SEUS ALTOS E BAIXOS , MAIS ELE TA INDO E TA GANHANDO POSIÇÕES , E ACRESCENTANDO MAIS COISAS EM SUA BIOGRAFIA ..
    O KIMI SEM DUVIDAS FEZ HISTÓRIA E ESTÁ FAZENDO ATÉ HOJE E ATÉ QUANDO SAIR DA F-1 (QUE SEJA DAQUI A MUITO TEMPO RISOS*)ELE VAI SEMPRE SER O MELHOR PRA MIM E PRA SEUS FÃNS TAMBEM E ATÉ PARA PESSOAS Q NÃO SÃO FÃNS DELE ..
    EU SIMPLESMENTE AMO DEMAIS ESSE HOMEM , MUITO , MUUITO, MUITO .
    BJOS

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