Os investidores informaram que também esperam integrar o grid da F-1 no Mundial do ano que vem. Assim, a categoria pode ter 14 equipes em 2010, todavia, a FIA já havia confirmado a Lotus, na 13ª e última vaga que era da BMW-Sauber.
A entidade máxima do automobilismo afirmou que recebeu uma inscrição "impressionante" da BMW, mas, diante das incertezas sobre o futuro da equipe, preferiu conceder a vaga à Lotus.
Para surpresa de muitos, a FIA indicou que pode conceder uma vaga extra entre os participantes do próximo campeonato e informou que o grid pode ser aumentado para 28 carros. Essa nova equipe será a primeira opção em caso de desistência de uma das já escolhidas. Para isso, a federação vai consultar "urgentemente" as equipes (FOTA) atualmente na F-1 sobre a possibilidade de uma mudança na regra.
É de se estranhar essa boa vontade da FIA, talvez seja para derrubar de vez a idéia do Luca Di Montezemolo, da Ferrari em implantar a regra e três carros por equipe.
E é justamente a Ferrari que talvez possa vir a ser parceira, da digamos, “Nova Qadbak/Sauber”. Enquanto espera saber se correrá em 2010. O grupo suíço QADBAK que comprou a BMW, já estuda os aspectos técnicos para colocar seu time em funcionamento e a Ferrari é a favorita para o fornecimento de motores para a novo time no ano que vem.
Devido a um longo relacionamento de Peter Sauber com os italianos, não é de se estranhar o futuro acordo. Se bem, que a Sauber nunca venceu com os motores italianos. E também resta saber se nome Sauber será mantido ou até mesmo se Peter Sauber permanecerá na escuderia.
Também não é de se estranhar esse novo perfil de investidores do oriente na F-1, já quê, tanto Ferrari como McLaren têm suas ações nas mãos desses poderosos investidores do Oriente Médio.
Será que o futuro da F-1 está reservado para eles?
Sauber já se colocou à disposição do grupo qadbak para ser o novo chefe de equipe, se assim eles desejarem. Não duvido nada que Sauber deseja novamente ter seu nome ligado diretamente à F1.
ResponderExcluiré verdade, Jobson... Ainda pouco sabemos de todas essas negociatas. No entanto, me parece que esse projeto não é como o da Lotus, que revelou planos até concretos para a categoria...
ResponderExcluir