Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 13 de setembro de 2009

GP da Itália 2009.


A prova de hoje em Monza foi bastante disputada no seu inicio após a largada, com várias ultrapassagens e pequenos toques entre os pilotos. Depois que tudo se estabilizou, não aconteceu mais nada de muito interessante, só alguns momentos mais críticos e divertidos, com os pilotos que saíam dos boxes e que chegavam a dividir curvas, um escorando o outro, como exemplo os kamikazes Trulli, Nakajima-San e Glock.


Lewis Hamilton, novamente derrotado por Rubens Barrichello, antes o favorito para vencer tanto em Valência como em Monza. O inglês que largou na pole, estava mais leve e não conseguiu abrir vantagem suficiente para os carros da Brawn, após suas duas paradas. Já a equipe de Ross Brawn, acertadamente, escolheu uma estratégia de apenas uma parada para seus dois pilotos, invertendo os tipos de pneu de cada um.


Na última volta Lewis tentava pressionar Button, mas perdeu o controle do carro na curva de Lesbo, bateu forte, desperdiçando um pódio certo, pódio este, que caiu no colo de Kimi Raikkonen para alegria dos torcedores Ferraristas. Aliás, Kimi Raikkonen que vem em uma grande recuperação no campeonato se mostra o piloto que melhor faz uso do KERS. Excelente largada, e assim como em Spa, teve que controlar o ímpeto durante toda a prova de um piloto da Force India, desta vez, Adrian Sutil.


Adrian Sutil, que finalmente marcou pontos pela equipe indiana, mas quase joga tudo para espaço na parada dos boxes, onde quase fez um belo strike nos mecânicos. Enfim, autor da melhor volta. Vitantonio Liuzzi vinham em ótima prova em seu retorno a categoria, abandonou após a quebra do câmbio. Fernando Alonso conseguiu um honrado quinto lugar para a escandalosa Renault.


Heikki Kovalainen, se atrapalhou, perdeu várias posições nas primeiras voltas, por estar mais pesado, teve novamente um desempenho apagado. Enquanto Hamilton parte para briga, Kovalainen passa a impressão de quem espera ver o quê acontece com os outros competidores. Assim sendo, tem se tornado um piloto sem atitude nas corridas, apesar de conseguir pontuar.


Nick Heidfeld em um ótimo sétimo lugar para a BMW e um irreconhecível Sebastian Vettel em oitavo, praticamente dando adeus a luta pelo título, assim como Mark Webber, que pela terceira vez consecutiva não marca pontos. Deixando a Red Bull praticamente fora da disputa do título dos Construtores.


Jenson Button em uma ótima prova seguiu a risca a tática da Brawn. Largou bem, despachou o Kovalainen no inicio, manteve Rubens bem perto, mas não chegou a brigar diretamente por posição com o companheiro. Manteve a calma quando foi pressionado por Lewis. Pilotou como campeão, marcou pontos valiosos para garantir o campeonato, e já me arrisco a dizer que o inglês colocou a mão na taça.


Rubens Barrichello assumiu o risco de correr com o câmbio “defeituoso”e cumpriu com louvor a tática da equipe. Derrotando mais uma vez Lewis e a McLaren. Vence pela terceira vez em Monza, e a segunda vitória nas últimas três corridas, ajudando a Brawn a praticamente garantir o título dos Construtores. Passa a ser o franco atirador pela luta do título. O que vier é lucro.


Quase me esqueço de citar o Fisichella. O italiano fez uma corrida discretíssima, pouco lembrado na transmissão da corrida. Esperava-se mais dele. O quê há com essa Ferrari de número 3?


Chegada:


1°) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 53 voltas em 1h16min21s706
2°) Jenson Button (ENG/Brawn), a 2s866
3°) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 30s664
4°) Adrian Sutil (GER/Force India), a 31s131
5°) Fernando Alonso (SPA/Renault), a 59s182
6°) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min00s693
7°) Nick Heidfeld (GER/BMW), a 1min22s412
8°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), a 1min25s427
9°) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min26s856
10º) Kazuki Nakajima (JPN/Williams), a 2min00s000
11°) Timo Glock (GER/Toyota), a 2min43s925
12°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 1 volta
13°) Sébastien Buemi (SWI/Toro Rosso), a 1 volta
14°) Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1 volta
15°) Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
16°) Nico Rosberg (GER/Williams), a 2 voltas

Não concluíram:

17º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 22 voltas
18º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 19 voltas
19º) Robert Kubica (POL/BMW), 15 voltas
20º) Mark Webber (AUS/Red Bull), 0 voltas

Melhor volta: Adrian Sutil (GER/Force India) - 1min24s739 (36ª volta)

4 comentários:

  1. Rubens Barrichello realizou uma ótima corrida. Para a estratégia escolhida dar certo, o brasileiro tinha que andar forte o tempo todo e isso ele fez muito bem. Mesmo Button estando com uma boa diferença na classificação, Rubinho passa a colocar pressão no inglês e entra de vez na briga pelo campeonato. Destaque positivo para o Sutil, que fez uma boa prova a bordo da Force India.

    Abraços!

    Leandro Montianele

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  2. Parece uma maldição, né, Jobson. No entanto, há de se ressaltar que já melhorou muito em relação do que o Badoer vinha apresentando...

    Corridão e parabéns pelo texto!!!

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  3. Mandando muito bem no post, Jobson. Ainda não passei em casa para editar este post. òtima vitória de Barrichello, que cada vez mais pinta como candidato certo à disputa com Button. 14 pontos é possível sim. Se não for suficiente, que pelo menos angarie vitórias importantes para um carreira tão longa. até mais, com meu edit.

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  4. Dado como carta fora do baralho no início da temporada, Barrichello vive um momento especial. Após vencer o GP da Itália, em Monza, o brasileiro entra de vez na briga pelo título do Mundial de Pilotos.
    Os números recentes reforçam que Rubinho vive seu melhor momento no campeonato. Além das duas vitórias nas últimas três corridas, o brasileiro é o piloto que mais marcou pontos entre os quatro que brigam pelo título de 2009 nas últimas seis etapas do campeonato.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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