Em 2009 aconteceu a redenção de Jenson Button na F-1. Em 2010 a história tem tudo para se repetir, mas desta vez com Mark Webber. Depois de um início de campeonato meio apagado o australiano resolveu mostrar tudo que sabe a bordo do excelente carro da Red Bull e com um desempenho surpreendente dos motores Renault.
Soberbo durante toda a corrida, Webber não foi pressionado nem por Vettel. Nem mesmo as várias entradas do safety Car ameaçaram sua incontestável vitória. Sebastian Vettel que partiu do 3º lugar, mas do lado limpo da pista, ganhou a 2ª posição de Robert Kubica na largada e por lá também ficou. Entretanto, o alemão da Red Bull não teve vida fácil, sendo perseguido pelo polonês da Renault durante toda a prova, e assim terminaram e puderam festejar no pódio do principado.
Fernando Alonso que largou dos boxes, pois, não pôde participar da classificação devido a um acidente no terceiro treino livre, onde danificou seriamente seu chassi. Após a largada teve uma providencial ajuda do Safety Car provocado por Nico Hulkenberg, da Williams que bateu dentro do túnel. O espanhol aproveitou para fazer a sua troca obrigatória dos pneus, e assim seguir até o final da prova, apenas aguardando para ganhar as posições dos outros pilotos que ainda iam parar.
Jenson Button teve um final de semana terrível, depois ter sido claramente atrapalhado em sua melhor volta no Q3 por Felipe Massa. O então líder acabou largando apenas em 8º. Na corrida teve que abandonar por um erro grosseiro da McLaren que se esqueceu de retirar um tampão de radiador, aliás, é a segunda corrida consecutiva que Button é prejudicado pela própria equipe. Na Espanha, a McLaren fez um péssimo pit-stop e fez Jenson perder a posição para Schumacher. Lewis Hamilton teve melhor sorte nas ruas do principado e finalizou em 5º.
Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi se aproveitaram das confusões com os outros pilotos e levaram novamente a Force India aos pontos com um 9º e um 10º lugares respectivamente. Rubens Barrichello com a outra Williams também provocou uma entrada do Safety Car, depois da aparente quebra de sua suspensão. Nico Rosberg finalizou apenas em 8º.
O último Safety Car da corrida aconteceu a três voltas do fim, resultado de um enrosco entre os retardatarios Trulli e Chandhok. E eis a polêmica, na última volta a direção de prova retirou o Safety Car para a corrida terminar sob bandeira verde, mas Schumacher ultrapassou Alonso ainda na Rascasse, ou seja, antes da linha, onde julgo que seria o correto, tanto que ocorreu normalmente nas intervenções anteriores. Mas como se tratava da última volta não haveria como isso acontecer. Tudo bem que Alonso deu uma escorregada, mas essa é uma regra bastante conhecida por todos. Nessa regra só se poder passar, quando o Safety Car sai da pista, depois da linha de largada/chegada.
Resta aos comissários decidirem se a manobra de Schumacher em cima de Fernando foi legal ou não!
Atualizando: Michael Schumacher, da Mercedes-Benz foi punido com acréscimo de 20 segundos no seu tempo final de prova pelos comissários, devido a sua manobra em cima de Fernando Alonso, da Ferrari. Algo acertado e até esperado, mas a Mercedes-Benz já avisou que vai recorrer. Acho que não dará em nada para o time alemão, onde só confirma a influência da Ferrari na categoria, assim como Felipe Massa não foi punido por atrapalhar Button na classificação, Alonso não perderia seu 6º lugar.
Soberbo durante toda a corrida, Webber não foi pressionado nem por Vettel. Nem mesmo as várias entradas do safety Car ameaçaram sua incontestável vitória. Sebastian Vettel que partiu do 3º lugar, mas do lado limpo da pista, ganhou a 2ª posição de Robert Kubica na largada e por lá também ficou. Entretanto, o alemão da Red Bull não teve vida fácil, sendo perseguido pelo polonês da Renault durante toda a prova, e assim terminaram e puderam festejar no pódio do principado.
Fernando Alonso que largou dos boxes, pois, não pôde participar da classificação devido a um acidente no terceiro treino livre, onde danificou seriamente seu chassi. Após a largada teve uma providencial ajuda do Safety Car provocado por Nico Hulkenberg, da Williams que bateu dentro do túnel. O espanhol aproveitou para fazer a sua troca obrigatória dos pneus, e assim seguir até o final da prova, apenas aguardando para ganhar as posições dos outros pilotos que ainda iam parar.
Jenson Button teve um final de semana terrível, depois ter sido claramente atrapalhado em sua melhor volta no Q3 por Felipe Massa. O então líder acabou largando apenas em 8º. Na corrida teve que abandonar por um erro grosseiro da McLaren que se esqueceu de retirar um tampão de radiador, aliás, é a segunda corrida consecutiva que Button é prejudicado pela própria equipe. Na Espanha, a McLaren fez um péssimo pit-stop e fez Jenson perder a posição para Schumacher. Lewis Hamilton teve melhor sorte nas ruas do principado e finalizou em 5º.
Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi se aproveitaram das confusões com os outros pilotos e levaram novamente a Force India aos pontos com um 9º e um 10º lugares respectivamente. Rubens Barrichello com a outra Williams também provocou uma entrada do Safety Car, depois da aparente quebra de sua suspensão. Nico Rosberg finalizou apenas em 8º.
O último Safety Car da corrida aconteceu a três voltas do fim, resultado de um enrosco entre os retardatarios Trulli e Chandhok. E eis a polêmica, na última volta a direção de prova retirou o Safety Car para a corrida terminar sob bandeira verde, mas Schumacher ultrapassou Alonso ainda na Rascasse, ou seja, antes da linha, onde julgo que seria o correto, tanto que ocorreu normalmente nas intervenções anteriores. Mas como se tratava da última volta não haveria como isso acontecer. Tudo bem que Alonso deu uma escorregada, mas essa é uma regra bastante conhecida por todos. Nessa regra só se poder passar, quando o Safety Car sai da pista, depois da linha de largada/chegada.
Resta aos comissários decidirem se a manobra de Schumacher em cima de Fernando foi legal ou não!
Atualizando: Michael Schumacher, da Mercedes-Benz foi punido com acréscimo de 20 segundos no seu tempo final de prova pelos comissários, devido a sua manobra em cima de Fernando Alonso, da Ferrari. Algo acertado e até esperado, mas a Mercedes-Benz já avisou que vai recorrer. Acho que não dará em nada para o time alemão, onde só confirma a influência da Ferrari na categoria, assim como Felipe Massa não foi punido por atrapalhar Button na classificação, Alonso não perderia seu 6º lugar.
*RESULTADO FINAL ATUALIZADO:
1°) Mark Webber (AUS/Red Bull), 78 voltas em 1h50min00s000
2°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), a 0.448
3°) Robert Kubica (POL/Renault), a 1.600
4°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2.600
5°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 4.300
6°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 6.300
7°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 6.600
8°) Adrian Sutil (GER/Force India), a 6.900
9°) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 7.300
10°) Sebastian Buemi (SWI/Toro Rosso), a 8.100
NÃO PONTUARAM:
11°) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), a 9.100
12°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 25.700*
NÃO CONCLUÍRAM:
13°) Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 4 voltas
14°) Karun Chandhok (IND/Hispania), a 6 voltas
15°) Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 6 voltas
16º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 71 voltas
17º) Bruno Senna (BRA/Hispania), 71 voltas
18º) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 59 voltas
19º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 59 voltas
20º) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), 28 voltas
21º) Timo Glock (GER/Virgin), 27 voltas
22º) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 26 voltas
23º) Jenson Button (ENG/McLaren), 23 voltas
24º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), 22 voltas
MELHOR VOLTA:
Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 1.15.192 Volta 71.
Webber desequilibrou nessas duas corridas pois Barcelona e Monaco são circuitos difíceis de ultrapassar e largar na frente é fundamental...Quero ver como ele se sairá em alguma corrida vindo de trás. Corrida foi boa e a punição ao Schumacher, justa. Tb o Damon Hill era o comissário...:P
ResponderExcluirSaudações,
ResponderExcluirMarcos Antônio,
Realmente o Webber resolveu andar. Também achei justa a punição ao alemão. O Damon Hill lavou a alma! rsrs.
Abraço!
Honestamente achei que a manobra de Massa foi algo comum...não foi culpa dele, não seria motivo de punição.
ResponderExcluirAgora...Schumi burlou a regra claramente, embora esta regra seja boba.... então claramente merece ser punido.
Jobson,
ResponderExcluirWebber andou muito bem hoje,fez tudo certo.
Ainda assim não acredito que vá levar o campeonato,não demora Vettel toma a liderança.
Anota ae!
A punição de Schumacher achei injusta,tudo bem que tá na regra coisa e tal,mas a direção errou quando deu luz verde.
O mais acertado seria inverter a posição,mas a magoa de Hill é grande.