Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 21 de junho de 2009

Análise de Corrida- Inglaterra 2009

Outra corrida chata, com um passeio da Red Bull. Ou eles realmente melhoraram muito,fato que iremos confirma daqui a três semanas, na Alemanha. Eu creio que eles já são melhores que a Brawn, mas resta saber o quanto eles estão em vantagem. Resta saber também se eles terão fôlego p/ se manter na frente da Brawn, embora eu acredite que sim, já que têm grana e competência (não só a de Newey).

As disputas interessantes se concentraram na parte de trás do grid, o que nos leva a crer que nessa "nova" Fórmula 1, a ultrapassagem só ocorre com a diferença de peso, condições dos pneus ou erro grotesco. E olhe lá... é uma corrida interessante, desafiante, etc e tal, mas muito difícil de se ultrapassar.Raras exceções; é claro que na F1 dos anos 80 acontecia mais ou menos isso também, mas os talentos individuais eram muito mais decisivos que hoje ( o que é um lugar-comum para as críticas desde sempre, e me deixa mais com vontade de ver uma categoria com carros iguais).

-Brawn com sérios problemas de aderência e impressionante falta de ritmo, o que em parte confirma e contraria, respectivamente, o que disse ontem aqui no Histórias e Velocidade. Button sofreu muito, tendo uma carga de sobrevida com os pneus macios na parte final da corrida, mas quando não tinha mais chances. Esse mesmo Button que largou mal e teve sorte em poder chegar nessa colocação e com condições de ao menos dar um showzinho p/ sua torcida, graças a estratégia da Brawn.
-E Rubens fez o que deu, com dor nas costas e carro sem aderência ( o que piora cada vez mais as costas,pelos solavancos), mas com um ritmo ruim ainda conseguiu segura Webber o quanto pôde, praticamente dando a vitória p/ Vettel. Nos pits, foi ultrapassado sem problemas pelo australiano, e quase perdia o pódio p/ Rosberg e Massa. Graças à estratégia da equipe, voltou com mais folga e sustentou o pódio. Vale a pergunta aí pros internautas que acompanham o blog: quantos 3ºs lugares o brasileiro tem na categoria? Os fãs de Rubens começam a temer que ele perdeu a oportunidade de vencer na época em que a Brawn era a favorita, e agora a Red Bull não vai mais lhe dar chances de obter isso.
- Nakajima decepcionou..todos esperavam mais dele, mesmo tendo largado tão leve. Por outro lado Rosberg e Massa foram consistentes e conseguiram bons resultados, através de ótimos ritmos e boas primeiras voltas. P/ mim os destaques da corrida, tirando Vettel.
- Bons pegas entre as BMWs e Alonso e Hamilton. Esse errou feio e teve a cômica cara de perua da Nicole Pussycat Doll.
-Piquet na frente de Alonso, mas longe da pontuação. Se não começar a correr sempre superleve e a não errar, perde p/ Nakajima logo o posto de vice-lanterna. Trulli quieto e Glock mal. Bourdais atropelando lá na parte de trás um Kovalainen com pneu furado.
- No mais, a esperança de um campeonato mais disputado na frente vai se deteriorando, à medida em que percebemos que, por mais que a Red Bull ultrapasse a Brawn em rendimento, as corridas não serão mais disputadas. É realmente legal ver os pilotos disputando qualquer que seja a posição, mas quando essas disputas se restringem aos resultados nulos ou ínfimos, percebemos que algo não está certo. Substituir a Brawn pela Red Bull não torna por si só o campeonato mais interessante.

Button com 64; Barrichello com 41; Vettel encostou com 39; Webber mais ou menos com 35.5...Massa já em sexto com 16.

E as últimas dos bastidores: Mosley como o pacifista, marido lamentoso, e a Fota não querendo reatar, mulher decidida.


1 S. Vettel (ALE) RBR 60 voltas em 1h22m49s328
2 M. Webber (AUS) RBR +15s188
3 R. Barrichello (BRA) Brawn + 41s175
4 F. Massa (BRA) Ferrari + 45s043
5 N. Rosberg (ALE) Williams + 45s915
6 J. Button (ING) Brawn + 46s285
7 J. Trulli (ITA) Toyota + 1m08s307
8 K. Raikkonen (FIN) Ferrari + 1m09s622
9 T. Glock (ALE) Toyota + 1m09s823
10 G. Fisichella (ITA) Force India + 1m11s522
11 K. Nakajima (JAP) Williams + 1m14s023
12 N. Piquet (BRA) Renault a 1 volta
13 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 1 volta
14 F. Alonso (ESP) Renault a 1 volta
15 Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1 volta
16 L. Hamilton (ING) McLaren a 1 volta
17 A. Sutil (ALE) Force India a 1 volta
18 S. Buemi (SUI) STR a 1 volta
19 S. Bourdais (FRA) STR a 23 voltas/acidente
20 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 24 voltas/acidente

Um comentário:

  1. Red Bull Realmente dá asas. Os dois pilotos da equipe, Vettel e Webber, chegaram à frente no GP da Inglaterra, realizado ontem. Barrichello comemora posição.
    Na segunda parte da corrida, Vettel recebeu orientação da equipe para reduzir a euforia para evitar problemas com o tráfego. Vettel de ponta a ponta.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos