Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 1 de novembro de 2009

GP de Abu Dhabi 2009.

A estréia do circuito de Yas Marina até que foi boa. Não tão monótono como se esperava, e contou com poucas, mas boas disputas após a largada e no final da corrida. Sem falar na beleza do lugar, várias vezes citada na transmissão da corrida, onde Galvão Bueno deixava as disputas dos carros de lado para falar da modernidade do Hotel com suas luzes coloridas, além do pôr-do-sol.

Com as arquibancadas lotadas o público acompanhou a largada sem imprevistos, onde houve apenas um pequeno toque de Rubens Barrichello em Mark Webber, mas sem maiores conseqüências para ambos os pilotos. Lewis Hamilton, da McLaren partiu da pole, e buscava abrir a maior vantagem possível para Sebastian Vettel para assim, poder voltar à frente do alemão após a sua parada nos boxes, já que tinha menos combustível e pararia primeiro.

Entretanto, antes mesmo de sua primeira parada, o carro do inglês começou a apresentar problemas nos freios traseiros, sendo obrigado a abandonar, deixando o caminho livre para quarta dobradinha da equipe Red Bull no ano.

Sebastian Vettel que mesmo largando mais pesado, não deixava Lewis escapar. E somado o problema do inglês, Sebastian assumiu a ponta e rumou para mais uma vitória na categoria, e assim garantiu o vice-campeonato em 2009. Mark Webber que também imprimiu um ritmo forte no início, garantiu o segundo lugar, mas, na parte final teve que se virar para segurar o segundo posto dos ataques do Campeão Jenson Button que terminou mesmo em terceiro, todavia, pôde comemorar seu título no pódio.

As disputas mais ferrenhas foram protagonizadas por Robert Kubica: primeiro contra Jarno Trulli na volta inicial, onde andaram várias curvas lado a lado, até o polonês conseguir vencer o duelo contra o irritadiço italiano da Toyota, que neste GP não encontrou Sutil pelo caminho. E no segundo duelo contra Sebastien Buemi, na disputa pelo oitavo lugar. Mas, desta vez o piloto da BMW perdeu, na tentativa de passar o suíço da Toro Rosso ao emparelhar na curva, Robert passou erradamente por cima da zebra e rodou, chegando a tocar no carro do Buemi. O piloto da equipe de Faenza conseguiu manter a oitava posição, já Kubica, ainda perdeu o nono lugar para Nico Rosberg da Williams.

Kamui Kobayashi fez uma excelente prova e praticamente conseguiu sua efetivação na Toyota para 2010. Na largada superou Kimi Raikkonen. E em determinado momento da corrida encontrou Jenson Button pelo caminho, e aproveitou mais uma vez para tirar uma casquinha do Campeão Mundial de 2009. Button que voltava do seu primeiro pit-stop foi atacado e superado pelo ousado japonês.

Kobayashi que só fez uma parada e finalizou em sexto, marcando seus primeiros pontos na categoria. E de quebra ainda chegou à frente de seu companheiro de equipe Jarno Trulli, que aparentemente fez sua última participação pelo time nipônico com um sétimo lugar.

Rubens Barrichello chegou em quarto, seguido por Nick Heidfeld em quinto. O alemão que com esses pontos ajudou a BMW a superar a Williams pelo sexto lugar no mundial de Construtores na despedida da equipe da F-1.

Kimi Raikkonen finalizou em um melancólico décimo segundo lugar, deixa a Ferrari após três anos e não se sabe se permanecerá na categoria. Se for depender só da McLaren, acho que é adeus. Fernando Alonso se despede da Renault em um inexpressivo décimo quarto posto, em sua segunda passagem pela equipe francesa. Nico Rosberg e Kazuki Nakajima que deixam a Williams finalizaram em nono e em décimo terceiro lugares respectivamente.

Acabou a imprevisível temporada de 2009, com um Campeão inédito em uma equipe estreante: Jenson Button e Brawn. Agora só falta à definição das equipes quanto aos pilotos que vão correr em 2010, com um regulamento totalmente diferente. E muitos outros assuntos a serem resolvidos como patrocinadores, motores entre outros.

Agradecemos atenção de todos durante esta temporada, e vamos aguardar ansiosamente pela temporada de 2010 que terá inicio no dia 14 de março de 2010, no Bahrein.

Resultado Final:

1º. Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 55 voltas em 1h34min03s314
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 17.857
3º. Jenson Button (ENG/Brawn), a 18.467
4º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 22.735
5º. Nick Heidfeld (GER/BMW), a 26.253
6º. Kamui Kobayashi (JPN/Toyota), a 28.343
7º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 36.366
8º. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), a 41.294
9º. Nico Rosberg (GER/Williams), a 45.941
10º. Robert Kubica (POL/BMW), a 48.180
11º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 52.798
12º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 54.317
13º. Kazuki Nakajima (JPN/Williams), a 59.839
14º. Fernando Alonso (SPA/Renault), a 1.09.687
15º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1.34.450
16º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1 volta
18º. Adrian Sutil (GER/Force India), a 1 volta

Não concluíram:

19º. Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 21 voltas
20º. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 19 voltas

Melhor Volta:

Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 1.40.279 - Volta 54.

Um comentário:

  1. Quatro meses sem GP é dureza. Não seria má ideia voltar com as antigas corridas extra-campeonato.

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