Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lotus Cars versus Team Lotus.


Interessante a repercussão causada mundo do automobilismo pela disputa dos direitos de uso da marca Lotus na Fórmula-1. A lendária equipe fundada por Anthony Colin Bruce Chapman no final da década de 50, e que passou 16 anos fora da F-1, reapareceu em 2010, através de um acordo envolvendo Tony Fernandes, a Litespeed que foi uma das escolhidas para correr na F-1, na seleção feita pela FIA em 2009, a Proton dona da Lotus Cars, a família Chapman, além de David Hunt dono da marca Team Lotus.


Chamada de Lotus Racing nesta temporada, a equipe “herdou” com o consentimento de todos os interessados, os números, dados e as estatísticas do Team Lotus na categoria. A equipe fez uma temporada honesta, dentro de suas limitações. Liderada por Tony Fernandes que, aliás, soube aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo impacto causado no retorno da marca Lotus. Angariou bons patrocínios, fechou ótimas parcerias e ganhou a simpatia e admiração do público, além dos fãs da marca mundo afora. Foi muito inteligente ao negociar com David Hunt a compra do Team Lotus, se tornado dono do legado histórico de Chapman, passando a ter todos os direitos sobre o símbolo original.


Mas diante do sucesso de Tony Fernandes, a Proton dona da Lotus Cars e agora ex-parceira de Fernandes “cresceu o olho” e entrou na justiça reivindicando total direito sobre o uso do nome Lotus. Entretanto, como é de domínio público, a Lotus Cars e a Team Lotus sempre foram independentes, ou seja, uma não tem nada a haver com a outra. Colin Chapman fez isso caso uma das empresas tivesse problemas ou fechasse, assim, uma não interferiria na outra. Daí toda essa confusão.


A Proton tentou por diversas vezes comprar a Team Lotus de David Hunt, irmão do campeão de James Hunt. David sempre se negou a vender a marca para a montadora malaia, impedido assim que ela unificasse as marcas. Todavia cedeu as investidas de Tony Fernandes, mas com uma condição, que o malaio nunca negocie a Team Lotus com a Proton, caso contrário, Hunt reassume os direitos.


Diante disso, e, enquanto nenhuma decisão da justiça for tomada. Podemos ver sim, duas Equipes Lotus no Campeonato Mundial de Fórmula-1 em 2011. Pois a Proton rompeu com Tony Fernandes e Mike Gascoyne. Fazendo a Lotus Cars através de Danny Bahar, tornar-se sócia e patrocinadora da ex-Equipe Renault, unindo-se ao Grupo Genii.


Portanto, para efeitos estatísticos, ficaria assim, a Team Lotus de Tony Fernandes não muda nada, e manteria seus números e dados históricos. Já a Lotus Cars de Danny Bahar, ou fica apenas como principal sponsor, ou seja, Lotus Renault Gran Prix, mas mantendo o time oficial como Renault, bem como seu histórico, a exemplo que fez Genii esse ano, mesmo que a montadora francesa não tenha mais nenhum vínculo com a equipe, ficando apenas como parceira técnica e fornecedora de motores. Ou lança realmente a Lotus Gran Prix, tornando-se uma equipe estreante em 2011, sem nenhum laço com a Team Lotus. Como a Cosworth quando foi vendida pela Ford.


Para complicar um pouco mais, ambas as equipes terão o mesmo fornecedor de motores. Então, teremos Team Lotus Renault e Lotus Renault Gran Prix. Não faço idéia como a FIA e a FOM vão fazer para diferenciar as duas, ou até mesmo se vão permitir que isso aconteça em 2011.

Um comentário:

  1. Jobson,

    Realmente é uma situação inusitada, quero ver é como os estatisticos farão para computar os dados!

    Mas no fundo é uma tremenda fogueira das vaidades.
    Parece briga de ex-marido e ex-mulher, onde ambos querem a mesma coisa só para fazer pirraça,veja o caso da pintura.

    Feliz Natal e um excelente Ano Novo.

    abraço

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos