Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Equipes novas e suas esperanças

Lotus, na segunda dia 14, e hoje, dia 15, a Virgin-Manor anunciaram seus pilotos para 2010.

A Lotus, malaia sem dúvida, traz uma dupla experiente e razoavelmente equilibrada, com Trulli claramente como piloto principal, rápido e inconstante, e Kovalainen, um tanto quanto decadente embora costume dar boas surpresas junto às ruins... piloto que já correu por Renault e Maclaren.

Uma dupla que claramente pode levar seus pilotos ao Q2, ao menos, e quem sabe ser a melhor das novatas...nada a duvidar. Entretanto, será um grande desafio: para os pilotos, em uma incógnita...e para a equipe, que lhe pesará o fardo de ter um nome de peso, mesmo que envolta em uma outra realidade.
Já Gascoyne, diretor técnico e projetista da nova Lotus tem a missão de apagar ou minimizar sua má-fama no paddock, como sujeito intransigente e traiçoeiro.

Se a Lotus vem com "arsenal máximo", a Virgin vem de pompa, anunciação marketeira, e e Glock como estrela do time e Di Grassi como o novato "com experiência", pelo seu tempo de test-driver da Renault e pelo approach técnico. Além da dupla dominante da GP2 de 2007, terá o bom Álvaro Parente, português da Ocean (GP2), piloto de testes oficial, e Luiz Razia, jovem incognita brasileira da GP2, que deve correr na categoria em 2010, bem como Parente. Curioso que no site oficial da Virgin o nome de Razia ainda não aparece. Afinal, ele nem era um dos esperados e esteve como reserva na apresentação oficial.


É uma equipe que terá um grande appeal marketeiro, pela figura de bonachão de Richard Branson, e terá vários patrocinadores. Diz o dono da Virgin, Branson, que a equipe terá o menor orçamento: eu não acredito, mesmo com o carro sendo desenvolvido sem túnel de vento, totalmente feito por design computacional, por Wirth, projetista da extinta Simtek, que foia única e última equipe de Ratzenberger, no distante 1994.

Os pilotos são bons, de nível razoavelmente equilibrado, e com certeza terão que se superar para desenrolar um carro que será uma grande incógnita. Acho Glock inconstante, mas rápido, e Di Grassi ganhou meu respeito vendo suas corridas em 2009. Difícil pacas ultrapassá-lo. Não concordo com Adrian Campos quando diz que o brasileiro pouco agressivo. Ele pensa certo, e quem o viu pilotar no Kart não teve uma impressão passiva de Di Grassi. Torcerei por ele, e que traga o melhor para a Virgin.

Das outra novas, me parece que a Sauber (que não é novata..só marca sua volta desde 2005 e que é a continuação da BMW, que era a propria Sauber) será a mais forte, assim que definir seus pilotos (aposto em Fisichella e Kobayashi) e se a Campos apostar em Petrov, a nova dupla da Campos será também razoável. Eu acredito que a Campos, de chassi Dallara, terá o chassis mais forte das novatas, por estar em estágio avançado e ser o mais técnico, comparado às aventureiras Virgin e Lotus (isso é, excluindo a Sauber).

A UsF1 será a piada da vez...apostem nisso. Triste, quando pensei que ela seria a mais preparada por ter se escalado antes de todas e temos uma prontinha Epsilon Euskadi esperando a chance de arrebentar (exagero?)
Link

Um comentário:

  1. CARO AMIGO, CONFIRA NO DE GENNARO MOTORS MEUS VOTOS DE BOAS FESTAS AOS COLEGAS BLOGUEIROS.

    http://degennaromotors.blogspot.com/

    UM FORTE ABRAÇO, FERNANDO A. DE GENNARO

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos