Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Expectativas para 2010- as novatas e as "novatas"

Ola, pessoal. Muito bom poder finalmente postar algo de novo aqui, depois de um bom descanso, e um dedo quase novo em folha. O sonho do Kart acho que fica para fevereiro, mas o blog tem de continuar!

E para dar um aperitivo, um balanço das expectativas para 2010 entre as novatas, começando pelas duplas. Eu comecei aqui uma sessão fazendo um balanço do que foram as duplas em 2009 que se mantiveram para 2010, e irei dar continuidade. Entretanto, vamos por partes, fazendo deste post um aperitivo para essa retomada da sessão:

Novatas

Nada mais estranho do que começando pelas que ainda não tem como se dizer? É. Muito se fala delas, e muito do que se fala delas é especulação,,e muitas dessas especulações dizem respeito aos problemas financeiros e a incógnita entorno disto. Entretanto, pelo andar da carruagem, Lotus e Virgin irão dar o tom das equipes novatas, com uma disputa interna envolvendo as duas.

Pelas recentes notícia veiculadas, a Lotus vem impressionando por sua estrutura e estratégias bem-sucedidas no campo do marketing tecnológico, com os crash-tests e as entrevistas dos pilotos. Uma esclarecedora foi a de Trulli, que categoricamente se revelou entusiasmado considerando-a uma novata promissora, só que um bom projeto a longo prazo, pondo os pés no chão no que tange ao campeonato inteiro. Tendo um túnel de vento à disposição, o projeto deve vir mais sólido, pelo menos em curta análise.A equipe vem de Kovalainen e Trulli, uma dupla experiente e competitiva, que se não vai brilhar, ao menos terá para si resultados mais consistentes do que uma dupla novata.

Por outro lado, a cheia de pose, patrocinadores e aplicando arrematadoramente o marketing showbusiness, a Virgin aposta em uma razoável dupla para 2010. Acho Glock consistente, em ritmo de corrida, embora se acidente com frequencia. Torcerei por Di Grassi pois gostei de vê-lo correndo na GP2. Tem muita experiência e pés no chão para um novato, e será um bom desafio para Glock. O que pesa contra eles é a incógnita do carro desenvolvido pela tecnoloia do CFC, totalmente computadorizada. Ela possui a clara desvantagem de ter de acertar de primeira. O que, para uma equipe novata, é um baita problema.

No lado das indecisas, Campos necessita de um bom patrocinador. Mesmo com a Santander cogitando patrocinar Bruno Senna pelo marketing com o sobrenome famoso, a equipe necessita de um segundo piloto com muita grana para pagar o dinheiro da Dallara, que vai se arriscando também num projeto que pode dar nova vida à fábrica. Tanto que os italianos se empenham na construção de um bólido, que já passou por todos os crash-tests e está pronto para começar. Uma garantia de que ao menos o carro seja mais sólido do que as demais estreantes, pela experiência da fábrica com a F1.

Na USF1, o que mais se diz dela é que não se sabe se corre, embora seu canal do YOUtube estja bem ativo dando uns aperitivos de que o andamento da construção do carro acontece num ritmo acelerado e, embora pareça displicente e amador, ganha contornos mais redondos, mais firmes. Peixito Lopez ainda não foi efetivado, mas acredito que o governo hermano esteja realmente empenhado em trazer de volta a F1 às suas terras, para começar trazendo de volta um argentino à categoria.

As "novatas"

Dessas "estreantes", muito pode se dizer delas:

- Sauber: Agora que foi confirmado Pedro de la Rosa como o piloto experiente da equipe, que fará dupla com o "promessa" Kobayashi, um piloto que agarrou como ninguém a oportunidade de estrear na categoria, a equipe Sauber volta, assumindo o projeto da ex-parceira BMW. A possibilidade deles correrem de Ferrari ficou mais confusa depois da contratação do espanhol em detrimento do piloto de testes Fisichella, que inclusive já correu por lá. Como a Santander vai apoiar somente o piloto, e não a equipe, não dá para dizer necessariamente que foi um acordo entre a Ferrari e Peter Sauber. Parece mais uma continuação de uma firme relação do banco com o piloto espanhol e uma vontade de se inserir de vez no mercado espanhol, apoiando o príncipe Alonso e o experiente ex-pilotos de teste da Maclaren.

O carro parece, pelo menos, dar ao time de Hinwil garantias mil para não coloca-las no hall das novatas, a exemplo da Brawn que era o time da Honda, assim como seu espólio. É séria candidata a brigar com Williams e Renault pelo domínio do grupo intermediário, e com sorte arrancando algum pódio.

A dupla terá muito que trabalhar, pois embora ambos já tenham corrido com o carro do novo pacote aerodinâmico, conhecem-no pouco, por conta de um ter corrido apenas duas vezes e o experiente só ter andado como piloto de testes.

- A Mercedes: A grande atração do momento... time vencedor da temproada passada, a Brawn, que segue numa mudança intensa, sendo em menos de dois anos da Honda para a mística Mercedes. Com uma promessa Rosberg e o supercampeão e lenda-viva Schumacher, que sai do repouso incomodo da aposentadoria para um desafio nu bólido promissor, a Mercedes parece vir com tudo para 2010. Nada garante que o carro seja o melhor, mas bom ele com certeza será, posto que vem de uma versão melhorada do carro vencedor do ano passado. Sob o olho de Brawn, a equipe traz muitos patrocinadores e um motor que virou o sinônimo da perfeição para o momento: potência, durabilidade e parcimônia no consumo.

Amanhã, retorno com as intermediárias.

3 comentários:

  1. dia 29 a mercedes vai transmitir a apresentação do carro 2010 pelo site deles.....

    ResponderExcluir
  2. Ridson,


    Esta temporada promete ser muito boa,teremos 4 campeões em atividade,todos com carros competitivos,pelo menos é o que esperamos.

    A Mercedes e a Red Bull serão os times que devem largar na frente.


    abraço

    ResponderExcluir
  3. A temporada 2010 do Mundial de Fórmula 1 já vem sendo considerada uma das mais promissoras dos últimos anos.
    Em 2010, a Fórmula 1 vai reviver um pouco dos velhos tempos. Mas já se pode prever que 2010 será um ano emocionante para o torcedor brasileiro na Fórmula 1.
    Como se vê, vai valer a pena manter os olhos na TV em 2010. Que chegue logo o GP do Bahrein no dia 14 de março!
    Pinheirinho é divulgador cultural, e maranhense, a partir de Brasília. E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos