Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 27 de junho de 2010

Gp da Europa 2010- Lótus 500 Gps e Hamilton mais uma vez ajudado pelos comissários


Em tempos de copa do mundo, as atenções poderiam até se voltar temporariamente para o Gp da Europa. A corrida, que marca os 500 Gps da Lótus, que na minha opinião foi uma simpática maneira de dar um número redondo a uma equipe histórica, e eu pessoalmente não dou a mínima se o nome está no lugar certo ou não. Parabéns à parte para a Lótus (a qual homenageio com a cor da equipe no post), a corrida teve emoção apenas por causa de um acidente espetacular, praticamente reprisando o acontecido antes na Gp 2 com Josef Kral. Mais sorte para Webber, que saiu ileso (só não na classificação do campeonato)


De fato, a corrida não teve muitas ultrapassagens, mas valem nota duas ultrapassagens no fim da corrida, após a necessidade, por regra, da troca de pneus, por Kobayashi. Ele finalmente volta a ser visto no mundo da F1 pq diferente de todos os seus compatriotas anteriormente, é arrojado ( isso Às vezes traz bons resultados). Como sempre, os incidentes seguidos de safety car e nestas mudanças estratégicas, Jenson Button vem se dado bem. Ele que provavelmente não teria chances de estar tão bem na corrida, chegou em terceiro.
Mas foi Hamilton quem mais se beneficiou, só que por conta de uma manobra errada, ultrapassando o safety car! Hehehh. Demoraram tanto para dar a punição que Hamilton voou baixo, ajudado por Kobayashi, o mais ajudado pelo safety car, pq não parou, e ficou segurando o outro pelotão enquanto Vettel tranquilo sobrava na ponta.
Os outros razoavelmente ajudados pelo safety car foram Barrichello, que em condições normais lutaria pelo sexto ou sétimo, mostrando a melhora da Williams em termos de eficiência aerodinâmica,e que contou com motor novo. Infelizmente para a equipe o motor Cosworth não ajudou Hulkenberg, e eles na próxima corrida provavelmente não terão um motor tão eficiente.
Buemi novamente andou nos pontos, assim como Sutil e Kubica, que pressionou Barrichello sem sucesso a corrida inteira. Estes quatro citados aqui sobram mesmo em suas respectivas equipes...outro que sobra em relação ao companheiro éRosberg, que sobreviveu às mudanças estratégicas da corrida, embora quem tenha lutado e feito ultrapassagens foi Schumacher, que no fim das contas conseguiu outro mal resultado. Olha...se até o Brawn disse estar decepcionado,é porque as coisas não andam nada bem no clima interno da equipe.
No outro lado da força, a Lótus sofreu imensamente, mas com os acidentes. Lucas di Grassi deu um belo X no companheiro e B. Senna nem em termos de largada se saiu bem, o que era seu forte antes. Levou pau mesmo do companheiro nesta etapa. E levar pau do Chandhok é apelação.
No campeonato, Hamilton é mais líder do que nunca; todos os dois pilotos das duas principais equipes neste campeonato, Maclaren e Red Bull agora tem duas vitórias...e a briga promete esquentar daqui a duas semanas, no dia da final da copa, no Gp da Inglaterra...agora fala sério,custava adiar um fim de semana?
Errata: por conta de uma punição causada pela aceleração excessiva enquanto o safety car estava na pista, diversos pilotos sofreram punições, com o acréscimo de 5segundos no fim da corrida: Button, Barrichello,Kubica, Sutil, Buemi, De La Rosa, Petrov, Liuzzi. O Hulk também iria ser punido, mas nem terminou a corrida. De relevante, a troca de posiçoes entre Buemi e Alonso, que ganhou uma posição, e Rosberg que ganhou duas posições, chegando na zona de pontuação.

2 comentários:

  1. Ridson,

    Fazia tempo que o piloto da BMW Sauber, Kamui Kobayashi não dava o ar de sua graça. Sendo o único piloto que não antecipou o pit-stop, e como estava com os pneus de composto duro retardou ao máximo sua parada obrigatória para troca dos compostos macios. E por um longo tempo ficou com o terceiro lugar, limitando assim, o outro piloto da McLaren, Jenson Button.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,essa corrida foi uma verdadeira bomba!
    Se fossem todas como essa,a F1 estaria em mau lençois!

    abraço

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos