Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Notas- Gp da Malásia de 2010

Olá pessoal que acompanha o Histórias e Velocidade... depois de uma corrida razoavelmente movimentada, por boas disputas e que deixou o campeonato momentaneamente muito equilibrado na tabela (embora fique claro para mim que será um equilíbrio apenas se a Red Bull voltar a ter problemas com Vettel e a Ferrari/Maclaren/Mercedes melhorem sensivelmente seus desempenhos). Vamos então Às nossas notas, buscando um formato mais fácil de vcs visualizarem tanto as notas como os comentários:

Em cima, as notas do Jobson Mendes, o JM, e depois, as minhas, de Ridson de Araújo, RA

1º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), média 9.5

JM: 9,5. Não foi pole desta vez, mas fez uma largada excelente, superando Rosberg e Webber, dominando a corrida como já havia dominado as outras antes de ter problemas. E pensar que poderia estar com 75 pontos, mas Ferrari e McLaren ajudaram a equipe austríaca na Malásia, que foi coroada com a dobradinha.

RA: 9.5 Nada como uma vitória para apagar os resultados ruins obtidos por falhas mecânicas. Só não foi 10 msm pq não fez uma classificação perfeita.

2º) Mark Webber (AUS/Red Bull), média 9

JM: 9. Pole position e autor da melhor volta da prova. Perdeu a corrida nos detalhes, principalmente na largada e na parada dos boxes. Mesmo assim se redimiu das más apresentações nas etapas anteriores.

RA: 9 Perdeu a corrida na largada, tal qual Massa no Bahrain. Pole brilhante, largada ruim, corrida contante, acompanhando Vettel.

3º) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), média 8,5

JM: 8.5 Corrida discreta, como no ano passado vem pontuando com regularidade. Conquistou seu terceiro pódio na carreira.

RA: 8.5 Não largou lá essas coisas, mas conseguiu ser o cara certo para a 3ª posição... campeonato regular, e voando em cima de Schumi. Quer se assanhar na briga pelo campeonato, ma para isso tem de vencer.

4º) Robert Kubica (POL/Renault), média 9.

JM: 9 Vem fazendo um excelente trabalho, mais uma vez largou bem e fez uma corrida controlada e sem erros. Não conseguiu chegar no Rosberg, mas também não foi incomodado pelo Sutil.

RA: 9 Corrida perfeita, por suas limitações. Com um carro desses, estar a 9 pontos apenas do líder Massa é um feito. Entretanto, já disse aqui que a Renault me parece a mais forte das intermediárias, quase se rivalizando com Mercedes.


5º) Adrian Sutil (GER/Force India), média 8.75

JM: 8.5. Surpreendente, não bateu em ninguém e ainda conseguiu marcar pontos. Foi competente em controlar os ataques de Hamilton.

RA: 9 ÓTIMO resultado para Sutil, que apagou seus azares das outras corridas e emplacou um resultado suficiente para superar Liuzzi. Ainda por cima levou a Force India para longe da Williams no campeonato de construtores.

6º) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), média 8.25

JM: 8,5. Acertou em largar com pneus duros, foi agressivo nas ultrapassagens e novamente um dos destaques da prova. Mas, ficou aquém devido ao erro da equipe no treino classificatório.

RA: 8.0 Após uma classificação ridícula, uma largada perfeita. Pela mesma largada, gastou rápido os pneus macios. Na troca superou Button, que largou na frente. Só não dei mais pq fez mutretagem com Petrov e escapou ileso pelos comissários.

7º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), média 8.25

JM: 8. Largou bem, mas teve grande dificuldade no início com os pneus duros. Perdeu tempo trás das duas Toro Rosso. Quando trocou os pneus para os compostos macios, melhorou sensivelmente seu rendimento, superou Button e marcou pontos para se tornar o atual líder do cam.

RA: 8.5 Corrida para marcar pontos preciosos. Largada com perícia, corrida com cabeça, e boa ultrapassagem sobre Button. Ficou preso nas Toro Rosso por causa dos pneus, visivelmente, além de terem o mesmo motor. Sai líder do campeonato, tendo feito uma corrida boa. Só a classificação que foi desastrosa.


8º) Jenson Button (ENG/McLaren), média 7.25

JM: 7. Largou com pneus macios, mas não conseguiu nenhuma vantagem com isso. Parou na 10ª volta, mudou para os pneus duros e ganhou algum tempo, mas deveria ter arriscando outra troca, voltando para os compostos macios. Deu 46 voltas com os pneus duros que já estavam desgastados devido ao calor e assim não conseguiu segurar o Felipe Massa e seria superado pelo Alonso também.

RA: 7.5 Embora não tenha levado vantagem sobre os concorrentes ao título, soube segurar bem as Ferraris, que mesmo não tendo o mesmo rendimento em reta, tinham pneus melhores. Deu dois X cruelmente perfeitos sobre Alonso. Pecou por ter ficado na brita na classificação.


9º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), média 8.75

JM: 9. Foi uma surpresa, depois do duelo com Schumacher na Austrália, segurou Felipe Massa e protagonizou várias disputas, vencendo a maioria delas. Pontua pela primeira vez na carreira, e deixa claro que lhe faltava era quilometragem.

RA: 8.5 Corrida boa do Jaimito. Aliás, a segunda corrida de chamar a atenção. E outra, supera Buemi. Vale lembrar, no entanto, que mesmo sendo essa a sua pontuação primeira na F1, ele não pontuaria no ano passado com isso. Mas como disse aqui antes, e daí?


10º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), média 7,5.

JM: 7.5 Uma corrida sem problemas aparentes. Pela primeira vez superou seu companheiro de equipe, tanto na classificação como na corrida. Marcou seu primeiro ponto.

RA: 7.5 Após uma largada problemática por algo que também acometeu, embora em bem menor escala ao que houve com Barrichello, uma corrida dentro das limitações. Mas valeu a pena a classificação muito boa.Vale lembrar que pontuou pela primeira vez, mas só mesmo por conta da quebra de Alonso.


11º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), média 6.
JM:6 Já faz duas corridas que é superado pelo companheiro. Mas fez uma boa corrida, já que correu boa parte da prova com a asa dianteira danificada, após um toque com Kobayashi.

RA: 6 Corrida razoavel, nos limites de seu carro. Ultrapassou Barrichello na marra e superou um problema na asa causada por um toque com Kobayashi.

12º) Rubens Barrichello (BRA/Williams), média 3.75

JM: 3,5. Empacou mais uma vez na largada, fez uma corrida sofrível.

RA: 4 Classificação razoável, largada muito problemática (problema na embreagem sim, aos corneteiros de plantão) e até razoável recuperação, no início. Depois, o carro ficou sem rendimento algum, e aí foi facilmente superado pelos adversários. No final, brincando com colegas, deu uma declaração que foi interpretada da pior forma possível pela imprensa e os fãs da Williams... falta de tato, que ele já se esclareceu. Corrida para esquecer.


13º) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), média 7.

JM: 7 Após a largada ficou limitado pelo Felipe Massa, mas não mudou sua estratégia. Ficou sem embreagem durante toda a prova, mesmo assim, ainda fez a segunda melhor volta da corrida. Ainda tentou superar Jenson, mas estourou o motor. O terceiro piloto a abandonar por problemas nos motores da marca.

RA:7 corrida de recuperação boa, apesar do problema de embreagem. Concordo com o Ico que esse problema não foi tão decisivo assim para sua performance. Não soube ultrapassar Button na hora certa,levou dois X bonitos o que fez aquecer ainda mais seu motor, explodindo na penúltima volta. Classificação terrível e perda da liderança...o 7 foi pelas condições que passou.


14º) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), média 6.25

JM: 6. Pela primeira vez um carro da Virgin termina uma corrida. Um feito para Lucas e para a equipe.

RA: 6.5 Superou todos os problemas e finalizou uma corrida, ainda sabendo lidar com uma asa quebrada. O ritmo foi condicionado por suas limitações e por ordens da equipe, que não queriam arriscar perder a chance de chegar no final. A largada foi boa.


15º) Karun Chandhok (IND/Hispania), média 6.25

JM: 6,5. O indiano tem sido uma surpresa, se adaptou mais rápido ao carro feito pela Dallara. E é constantemente mais rápido que Bruno Senna. Finaliza sua segunda corrida consecutiva.

RA: 6 Terminou na frente de seu companheiro, e pela primeira vez se classificou na frente. Seu ritmo de corrida era ruim, mas suficiente para chegar no final. Vale ressaltar que possui um tanque seccionado, que ajuda no balanço do carro, coisa que o Bruno ainda não tem.

16º) Bruno Senna (BRA/Hispania), média 5

JM: 4,5. Pela primeira vez uma equipe novata termina a prova com os dois carros. O brasileiro vem sendo facilmente superado pelo companheiro. Terminou a corrida 17 segundos atrás do Karum.

RA: 5.5 Classificação ruim, corrida fraca, mas conseguiu finalmente finalizar. Precisa pegar logo ritmo, ou vai ser superado por Karum. Mesmo assim, largada boa e ainda soube lidar bem com o péssimo balanço de seu carro.

17º) Jarno Trulli (ITA/Lotus), média 4.75

JM: 5. Arrastou-se pela pista após um toque com Glock, mas conseguiu levar o carro até o final.

RA: 4.5 Não teve a culpa no toque com o Glock, levou seu carro até o fim, mas não entendi o pq de tanta lentidão..não era só trocar alguma coisa? Valeu pela persistência.

18º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 4.75

JM; 4.5. Estranhou-se com Lucas di Grassi em uma disputa por posição e levou a pior. Posteriormente abandonou!

RA: 5 caso curioso da corrida... ele depois do toque com Di grassi, foi pros boxes, passou um tempão lá, e depois voltou à pista, com inúmeras voltas de atraso. Aí fez uma corrida-treino, tal qual Webber ano passado no Japão. Baita profissionalismo, embora não tenha ficado computada sua finalização, depois de tantas voltas atrás.

19º) Vitaly Petrov (RUS/Renault), média 6.

JM: 6 Teve uma boa disputa com Lewis Hamilton. E vinham em um bom ritmo rumo aos pontos, mas também teve que abandonar por problemas no câmbio.

RA:6 Valeu pela disputa com Hamilton...mas ele se classifica mal e não consegue chegar. Que azar. E novamente espantosa largada. Só que o ritmo de corrida é irregular.

20º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), média 5.75

JM: 6. Largou muito bem, ganhando três posições. Disputava a 6ª posição com Hulkenberg quando abandonou.

RA: 5.5 Classificação razoável, mas bem atrás do Sutil. Largada boa, mas problemas no começo... pena para a Force India.

21º) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), média 5.75

JM:5,5. Também largou bem, mas foi forçado a abandonar por um problema na porca da roda traseira esquerda.

RA: 6 Classificação ruim, corrida até que razoável, até a porca quebrar...que azar, Schumacher.

22º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), média 4.75

JM:5. Se tiver uma pessoa que sente falta da Toyota, é o Kamui. Na classificação chegou ao Q3. Na corrida, também apresentou problemas com o motor Ferrari na etapa asiática. Não terminou nenhuma corrida até agora.

RA: 4.5 O azar em pessoa. Classificação boa, largada normal, azar extremo.

23º) Timo Glock (GER/Virgin), média 3.25

JM: 3. Também não terminou nenhuma corrida até agora. Abandonou depois de uma tentativa frustrada de ultrapassagem sobre Jarno Trulli.

RA: 3.5 Classificação heróica, corrida sofrível. Na melhor chance da equipe de finalizar, que pelo jeito eles aguentam bem o calor, ele erra na tentativa de ultrapassar Trulli e se estrepa todo. E não largou bem.

24º) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), média 3,5.

JM: 3.5 Fez um bom treino e largaria em 12º, mas foi o primeiro piloto a ter problemas com os motores Ferrari, e na volta de apresentação.

RA: 3.5 Outro azar, extremo até. Classificação normal, mas vendo Koba ir ao Q3.

Abraços a todos e até o Gp da China...até lá, voltaremos quando pudermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos