Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 5 de junho de 2010

Momento Ferrari: De favorita à coadjuvante.


Muitos se questionam sobre o atual momento da equipe vermelha, o quê está acontecendo com a Ferrari? O que explicaria seu mau rendimento? Depois de um início promissor com uma dobradinha no Bahrein, com a vitória do piloto Bicampeão que teve sua chegada antecipada em 1 ano, resultado da dispensa de outro piloto Campeão Mundial, aliás, um campeão pela própria equipe em 2007.


Não é de hoje que a Ferrari vem cometendo muitos erros, tanto administrativos como esportivos e técnicos. Mas, temos que levar em conta que o regulamento atual acabou com seu principal trunfo na categoria. Com a proibição dos testes, os italianos foram os mais prejudicados, pois tinham a sua disposição duas pistas particulares para treinar a hora e o tempo que quisessem, pois dinheiro nunca faltou.


Fiorano e Mugello se tornaram obsoletas para testes de F-1, e é notório como a Ferrari dependia disso para seu franco desenvolvimento. A partir 2009, sem testes, a equipe já não conseguiu fazer um bom carro, e nem ao menos melhorá-lo, encerrando precocemente seu desenvolvimento. Partindo e apostando tudo no projeto de 2010, aliada a chegada de Fernando Alonso no time.


Já o F10 nasceu bem e foi muito competitivo nas primeiras etapas do campeonato, mas estancou devido à lentidão no seu desenvolvimento. Fora o problema crônico nos motores que vem atrapalhando a vida de Fernando e Felipe. E a falta de evolução da equipe de Stefano Domenicali está fazendo com que seus pilotos tomem atitudes opostas. Enquanto Fernando Alonso luta tentando andar mais do quê o carro permite, daí o seu excesso de erros. Felipe Massa parece está conformado com o que tem sendo apático e errando quase nada!


Ao passo que Red Bull e McLaren brigam pela liderança do campeonato, a Scuderia Rossa atualmente luta com a Renault para ser a quarta força do ano. Até a Mercedes-Benz que ainda não venceu, tem apresentado um desempenho mais constante, buscando sempre atualizar seus bólidos.


Depois de ter demorado a admitir que os problemas nos motores fossem preocupante e logo depois ter solicitado uma permissão a FIA para corrigir o problema. Domenicali chefe do time, já admite também a inferioridade perante os rivais, e promete uma grande atualização para o GP da Europa. Além de Luca di Montezemolo, ter declarado que deseja o fim da regra que proíbe os testes, deixando claro que a Ferrari não conseguiu se adaptar a essa norma do regulamento.


Dependente dos testes, a Ferrari tem claras dificuldades em efetivamente atualizar seus bólidos corrida a corrida, bem diferente dos tempos de Michael Schumacher, Ross Brawn e Jean Todt quando a equipe tinha atualizações em todas as corridas do ano. A pressão por resultados vem de todos os lados: torcida, imprensa e patrocinadores.


Será que as prometidas atualizações surtirão efeito ou a Ferrari confirma mais uma vez seu papel de coadjuvante na temporada?

2 comentários:

  1. Jobson,

    A Ferrari desde que perdeu toda a turma da era de ouro,como Brawn ,Byrne e Todt por exemplo tem entrado numa espiral sem fim.
    O time cai a cada ano...


    abraço

    ResponderExcluir
  2. A Ferrari tá complicada, e tme que suar mto pra não ficar de coadjuvante mesmo...igual na primeira metade dos anos 90...Bons Tempos!hehehe

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos