Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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segunda-feira, 19 de julho de 2010

A F1 sem Mônaco...e daí?




http://blog-do-ico.blogspot.com/2010/07/palavras-ao-vento.html

Esse aí acima é o link para um interessante e elucidativo post sobre o possível impacto de uma F1 sem o Gp de Mônaco. Sei que devo a vcs (e ao Jobson) postar aqui sobre as notas do Gp da Inglaterra, mas farei isso quando tiver um tempinho sossegado. Mas não me contive em escrever um pequeno comentário sobre isso.

Os puristas, que contemplam boa parte dos fãs mais insistentes de F1, aqueles como nós que curtem F1 ao ponto de possuírem blogs sobre isso, ver a wikipedia dos pilotos e corrigir erros etc. enlouqueceriam sem o Gp de Mônaco.

Do ponto de vista comercial a F1 teria muito problemas mesmo sem algum evento por lá. Os brasileiros lembram com carinho das 6 vitórias de Senna por lá. É um Gp de rua bem seletivo, onde um erro é cruelmente premiado com um pancão, safety car. Lá, quando chove, promete uma corrida até mais interessante.

Mas e normalmente?

Sinceramente...eu sou um historiador. Minha missão num. 2 é desmistificar a idéia de que história é passado ou saudosismo. Vejo em Mônaco uma conexão entre passado e presente, riqueza brutal (uma excrescência do luxuoso jogo da F1 em um ambiente que,fora do circo, atrai muitíssimo menos turistas) enquanto telespectadores ao redor do mundo enfrentam seus dilemas financeiros cotidianos. E se de repente a F1 se vê sem a sua excrescência.
Do ponto de vista comercial, o Ico deu um show no post cujo link está lá em cima. E os outros aspectos?

Por exemplo: a corrida de Mônaco em 70% dos casos, ou seja, em condições normais, é enfadonha. Quem larga na frente tem meia corrida ganha. Emoção, como antes disse, só em pancão ou chuva... Ou se um carro vencedor guiado por um pilotasso fica empancado atrás de uma lentidão ambulante. O glamour da F1, ou de Mônaco (as coisas se misturam no imaginário) tampouco me empolgam. O saudosismo nem é doença, nem lugar privilegiado, nem elemento de auto-inserção para mim. Foi mal, Mônaco. Eu me permito não ter vc na televisão.

Óbvio, quando uma matraca-velha faz um repeteco coagindo os organizadores de circuitos ao redor do mundo (óbvio que falo de Ecclestone), isso é de irritar qualquer um. Mais do que Mônaco, Bernie é que não faz falta alguma. Especialmente quando ele põe outros circuitos absurdos em cena, sem emoção, sem graça, sem ao menos os temíveis guard-rails de Mônaco. Esses também não fazem a menor falta.

Quer um circuito de rua, num lugar charmossíssimo, paradisíaco, que enche muito mais os olhos? Que tem emoções garantidas? Vamos para Surfers' Paradise!

9 comentários:

  1. O jornal alemão Bild am Sonntag, recentemente conduziu uma pesquisa anônima, envolvendo 20 dos 24 pilotos atuais, já que Williams e Renault não participaram.
    A pista de Mônaco, foi eleita pelos pilotos como a mais perigosa.
    Eu, particularmente não gosto da pista, mais sei que para nós brasileiros ela representa muito.

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  2. Ridson,

    E bem verdade que as ruas de Monte Carlo estão pequenas para os carros de hoje,que as corridas na maioria das vezes são pedantes,etc e tal.

    Ainda assim Monaco é um balcão de negócio para equipes e patrocinadores,Tio Bernie é doido,mas não rasga dinheiro.

    Tirar Monaco,seria como na Indy acabar com Indianapolis,por tudo que essas corridas representam.

    abraço

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  3. Toyota pode fazer retorno à categoria em parceria com a equipe Hispania, um acordo entre as duas partes pode estar sendo fechado, a principio a Toyota dando apoio técnico, a montadora estaria recontratando seus engenheiros e projetistas, ativando a fábrica, para a Hispania, o piloto japonês Yamamoto pode ser um dos pilotos titulares se essa parceria for fechada, Yamamoto, tem o apoio financeiro de patrocinadores japoneses.
    Ridson, fico preocupado se com essa parceria, vai haver espaço para que o Bruno permaneça!

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  4. Ridson, essa o Livio Oricchio escreveu hoje respondendo para um amigo sobre o Rubinho.
    Escrevo aqui de Heidelberg, a 15 quilômetros de Hockenheim. Se não conheces essa cidade medieval, recomendo. É um importante centro universitário. Aliás, desde 1200 e pouco! Não imaginas o calor que está fazendo. Em São Paulo, no verãozaço não é assim.
    O Rubinho não é bom piloto, hein?
    Sam Michael e Adam Parr da Williams me dizem maravilhas Rubinho. E sei que mudanças importantes no quadro técnico da Williams irão acontecer em breve por causa da eficiência do trabalho do Rubinho, que literalmente está ditando os caminhos técnicos para o time.
    Grande abraço!
    Livio Oricchio

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  5. Quando uma opinião vme de Oricchio, como do Ico, éde sempre prestar atenção. Rubens como sempre trabalha duro, e rende muito mais em ambientes bem interessantes para se estar.

    Em relação ao Senna, eu acho que ele vai se manter apenas se trouxer muita grana. Não acho que ToroRosso ou Force India vão querer ele, então só a Hispania ou o raio que seja proxima temporada vá quere-lo

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  6. Ridson, já algum tempo eu só escrevo o nome de Bruno, também quando escrevo sobre Nelson Angelo, penso que eles não merecem por enquanto ter seus nomes mencionados com Senna ou Piquet!

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  7. VALENTINO ROSSI EM 2011 É PILOTO DA DUCATI
    Valentino Rossi já tem tudo acertado com a Ducati.
    O contrato tem validade de dois anos e o piloto vai receber € 14 milhões.
    Rossi assina com Ducati e se despede da Yamaha no final da temporada.
    O acordo entre a Ducati e a Yamaha que é a atual equipe de Rossi, vai possibilitar o teste pelo novo time no final do campeonato desse ano.
    A Ducati está para as motos GP o equivalente a Ferrari para a F1.
    O grande Valentino em uma Ducati competitiva é um sonho de quase todos os italianos e de muitos torcedores desse fantástico piloto, eu me incluo nesse grupo.

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  8. Ridson, essa parte é de um texto do Livio, sobre o Massa:

    Falta aquela gana que sempre o caracterizou.
    Quem convive com Massa nos autódromos, no entanto, vê no piloto, ultimamente, uma espécie de resignação excessiva.
    Até há pouco tempo, Massa regressava ao paddock depois de não conquistar o que o potencial do seu carro lhe permitia com uma certa raiva, incompreensão.
    Parecia buscar dentro de si as razões a fundo.
    Agora, tudo tem justificativa.
    O Massa deste momento não parece ser o mesmo piloto vibrante de antes.
    Sua expressão facial denunciava sua realização com um belo desempenho ou a frustração com um inconveniente na pista.
    Sem essa vibração, sem o que sugere ser também ausência de maior cobrança de si próprio, sem a consciência de que ele é quem mais pode reverter esse quadro, será mais difícil Massa superar a fase de fracos resultados.

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  9. pra mim tem uma santissima trindade que não se pode mexer por hipótese alguma da F1: Monaco, Spa, Monza. eu devo sentimentalista,mas acho esses circuitos tão cheios de significado que não conseguiria ver uma temporada F1 sem eles(eu vi uma sem Spa, to exagerando...)mas isso tudo é grana, é só blefe do mala do Ecclestone pra conseguir mais money...

    abraços e desculpe a ausencia do blog, tó meio enrolado...

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