Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 29 de agosto de 2009

treino classificatório - gp da Bélgica

Surpreendente? Sim, pero no mucho. Os carros da Force India finalmente largarão no primeiro posto em um GP. E logo na Bélgica, no incrível circuito de Spa Francorchamps, na parte francesa da Bélgica, que é mais um país construído por diversos povos que não se entendem.
Não vou me ater a muitos comentários sobre o treino, pois mais do que nunca muito será dito na pesagem. E ou eu ou o Jobson traremos na medida de nossas possibilidades.
(Q1 Q2 Q3)
1. Fisichella Force India-Mercedes 1:45.102 1:44.667 1:46.308
2. Trulli Toyota 1:45.140 1:44.503 1:46.395
3. Heidfeld BMW-Sauber 1:45.566 1:44.709 1:46.500
4. Barrichello Brawn-Mercedes 1:45.237 1:44.834 1:46.513
5. Kubica BMW-Sauber 1:45.655 1:44.557 1:46.586
6. Raikkonen Ferrari 1:45.579 1:44.953 1:46.633
7. Glock Toyota 1:45.450 1:44.877 1:46.677
8. Vettel Red Bull-Renault 1:45.372 1:44.592 1:46.761
9. Webber Red Bull-Renault 1:45.350 1:44.924 1:46.788
10. Rosberg Williams-Toyota 1:45.486 1:45.047 1:47.362
11. Sutil Force India-Mercedes 1:45.486 1:45.119
12. Hamilton McLaren-Mercedes 1:45.239 1:45.122
13. Alonso Renault 1:45.767 1:45.136
14. Button Brawn-Mercedes 1:45.707 1:45.251
15. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:45.761 1:45.259
16. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:45.705
17. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:45.951
18. Nakajima Williams-Toyota 1:46.032
19. Grosjean Renault 1:46.307
20. Badoer Ferrari 1:46.359
- Encontrar o acerto ideal foi fundamental. Os que optaram por ter mais velocidade nos 1º e 3º setor, ou seja, com menos asa, mais velocidade nas retas, aparentemente se deram bem. mas era muito difícil segurar o carro, vide as saídas de Badoer e Barrichello. Entretanto, isso pode mudar dependendo das condições climáticas soberanas amanhã.
- Aliás, amanhã mais do que nunca teremos uma verdade baseada no clima. Do resto, é apenas especulação barata e infundada.
- Fisichella fez bem? Fez ótimo. A equipe passa por um momento complicado extra-pista, com as burradas do dono da equipe. Sutil, que vinha sempre tão bem, não foi tão bem. A pole é por conta do peso. Inegável, e nem sabemos ainda. Mas a crescente de rendimento da Force India nos faz pensar que, se tivermos sorte, teremos finalmente os pontos dos indianos. E desejo muito isso, principalmente porque me lembra a Minardi.
- Rob Smedley pedir para Badoer fazer os melhores tempos próprioss e passar para o Q2? Haha. Inegável que ele chegou até próximo dos tempos "normais" e não aquele absurdo de Valência.
- Fisichella fez para conseguir lugar na Ferrari em Monza? =D Tem dúvida?
- Grosjean precisa domar o juízo, mas foi prejudicado pela merda do Badoer no fim, já que vinha fazendo tempo para passar no Q2. E Buemi me decepciona a cada corrida. O que se passa? A STR melhorou consideravelmente o rendimento, assim como a Force India, mas nada como uma pressão extra para acontecerem merdas. BAD que o diga.
- Rubinho saiu no lucro? Demais. Deve ter ido leve, e as Red Bulls mais pesadas, mas a distancia foi ótima. E ter Button ficando no Q2, com as Maclarens (que parecem ter as mesmas vantagens e desvantagens da Brawn...o que isso significa?)que pareciam ter uma sobrevida também fora dos 10 primeiros.
Até os pesos...comentem e façam suas previsões. E parabéns para a primeira pole dos carrinhos indianos.
_______________________________________________________________
(atualização) Agora com os pesos, galera:
1. Giancarlo Fisichella, Force India, 648kg
2. Jarno Trulli, Toyota, 656.5
3. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 655
4. Rubens Barrichello, Brawn GP, 644.5
5. Robert Kubica, BMW Sauber, 649
6. Kimi Raikkonen, Ferrari, 655
7. Timo Glock, Toyota, 648.5
8. Sebastian Vettel, Red Bull, 662.5
9. Mark Webber, Red Bull, 658
10. Nico Rosberg, Williams, 670
11. Adrian Sutil, Force India, 678.5
12. Lewis Hamilton, McLaren, 693.5
13. Fernando Alonso, Renault, 684.4
14. Jenson Button, Brawn GP, 694.2
15. Heikki Kovalainen, McLaren, 697
16. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 685
17. Jaime Alguersuari, Toro Rosso, 704.5
18. Kazuki Nakajima, Williams, 706.1
19. Romain Grosjean, Renault, 704.7
20. Luca Badoer, Ferrari, 691.5
- Barrichello mais leve, arriscará tudo na largada. Foi bom para o campeonato largar mais na frente de Button. Teve uma boa volta, foi bem na classificação, mas a Brawn é que não está bem. Prova maior? Button em 14º.
- Fisichella leve, pero no mucho como eu afirmei aqui em cima.
Kimi e Rubens no lado sujo da pista, é vantagem para o Kers da Ferrari, mas olhem com cuidado para Rosberg, Button e as Red Bulls, pq eles vem pesados demais. E Rubens deve fazer uma de 3 paradas. O que exigirá um rendimento excelente de novo, se quiser ter boas chances...mas é desafio difícil.
Não é loucura agora apostar em Kimi para a vitória. O leitor Willian pode se candidatar à Mãe Dinah !!!

5 comentários:

  1. A pole position de Fisichella foi surpreendente. Ninguém na face da Terra imaginaria que o italiano faria o melhor tempo neste sábado. A Force India pode conquistar seu primeiro ponto em Spa. Não tenho dúvidas que esta pole foi para Ferrarista ver. Quem sabe ele aparece no carro vermelho em Monza. O beneficiado mesmo acabou sendo Barrichello com esta quarta colocação. Enquanto isso, RBR e Button se afundam juntos.

    Abraço!

    Leandro Montianele

    ResponderExcluir
  2. Pena que Rubens largará tão leve, do lado sujo da pista e com o Kers do Raikkonen justamente atrás.

    Postarei agora os pesos...

    ResponderExcluir
  3. Mãe Dinah é? Vou começar a cobrar então! hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É, o engenheiro do Massa pedindo pro Badoer baixar mais um pouco pra entrar no Q2 foi complicado. O Smedley já teve dias melhores na F-1...

    ResponderExcluir
  5. Ridson, parabéns pelo blog. Muito informativo e seu artigo está excelente!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos