Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 18 de abril de 2010

GP da China 2010.


Depois de dominarem toda sexta-feira em Xangai, o Q1 e o Q2 do treino classificatório no sábado, a equipe McLaren frustrou muitos expectadores que esperavam a pole de um dos pilotos do time, mas ambos acabaram dividindo apenas a terceira fila do grid. Após a classificação, Jenson Button explicou que a equipe resolveu acertar o carro para pista molhada, já que era grande a possibilidade de chuva na hora da corrida. Daí o desempenho aquém do esperado no Q3 da classificação.


Antes da largada o céu estava completamente nublado, e já pingava algumas gotas, mas não o suficiente para fazer com que os pilotos e as equipes optassem pelos pneus intermediários, e largaram com pneus para pista seca mesmo.


Fernando Alonso, da Ferrari que partia do 3º lugar, e acabou queimando a largada, superando assim, os carros da Red Bull que largavam na primeira fila, ainda na primeira volta um acidente envolvendo três carros, Vitantonio Liuzzi, da Force India perdeu o controle na curva, e abalroou Kamui Kobayashi, da BMW Sauber e Sebastien Buemi, da Toro Rosso encerrando com a prova dos três e provocando a primeira intervenção do Safety Car.


Como a chuva aumentou um pouco, vários pilotos foram para os boxes para fazer a troca para os pneus intermediários, exceto Rosberg, Button, Kubica e Petrov que arriscaram ficar com os pneus slicks. Após a saída do Safety Car, os pilotos que não pararam conseguiram manter suas posições, e a estratégia se mostrou acertada. Um pouco depois a chuva parou e os pilotos que pararam anteriormente, tiveram que retornar para os pits para voltar a utilizar os pneus para o seco. Alonso pagou seu drive through, retornando no final do grid.


Um incidente na disputa entre Hamilton e Vettel nos boxes, já que ambos entraram e saíram do pit lane com muita agressividade. No retorno para pista Lewis Hamilton novamente foi o destaque da prova, barbarizando com várias ultrapassagens, alçando muitas posições. Michael Schumacher, da Mercedes Benz lutava contra tudo e contra todos, foi talvez o piloto que mais teve trabalho para defender posição, entretanto, foi superado várias vezes e perdeu muitas posições para finalizar apenas na 10ª posição.


Depois de um toque de Jaime Alguersuari no retardatário Bruno Senna, da Hispania onde o piloto da Toro Rosso danificou seu aerofólio dianteiro, deixando alguns poucos pedaços na pista, mas o suficiente para entrada de uma contestável segunda intervenção do Safety Car, que aproximou novamente o pelotão de trás que já estava a uns 40 segundos atrás do líder Jenson Button.


Felipe Massa fez uma corrida mediana, após um pequeno erro na curva que antecede o caminho para entrada dos boxes, permitiu que Alonso o superasse na entrada dos pits. O espanhol nem pestanejou e jogou seu carro por dentro, obrigando ao brasileiro a abrir um pouco mais para não haver um toque entre os companheiros de Ferrari. Como Fernando conseguiu entrar primeiro no pit lane, Felipe teve que esperar o bicampeão fazer sua troca de pneus, para aí sim fazer a sua, o que lhe fez perder um bom tempo.


Massa ainda conseguiu chegar na 9ª posição. Mark Webber também teve um desempenho abaixo das expectativas e finalizou em 8º. Vitaly Petrov marcou seus primeiros pontos na carreira com um 7º lugar, após uma corrida muito combativa, onde rodou e disputou posições. O pole Sebastian Vettel foi apenas o 6º não se entendeu com a chuva dessa vez, Robert Kubica em outra bela apresentação foi 5º. Depois de mais um corrida de recuperação Fernando Alonso alcançou um bom 4º lugar.


Nico Rosberg repete o bom resultado da Malásia, indo novamente ao pódio e tornando-se o vice-líder do mundial. Apesar das paradas a mais nos boxes, Hamilton ainda pressionou Button no fim, mas ficou mesmo em 2º, fazendo a primeira dobradinha da equipe inglesa no ano. Novamente Jenson Button ousa em sua estratégia e torna-se o primeiro piloto a vencer segunda corrida no ano, além de conseguir a liderança no mundial. Nem mesmo uma saída de pista no final tirou sua merecida vitória. O acerto para pista molhada funcionou, e a McLaren agora lidera também o mundial de Construtores.


RESULDADO FINAL:

1°) Jenson Button (ENG/McLaren), 1h46min42s163 ( 56 voltas )
2°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 1.530
3°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 9.484
4°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 11.869
5°) Robert Kubica (POL/Renault), a 22.213
6°) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), a 33.310
7°) Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 47.600
8°) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 52.172
9°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 57.796
10°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1.01.749

NÃO PONTUARAM:

11°) Adrian Sutil (GER/Force India), a 1.02.874
12°) Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1.03.665
13°) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), a 1.11.416
14°) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta
15°) Nico Hulkenberg (GER/Williams), a 1 volta
16°) Bruno Senna (BRA/Hispania), a 2 voltas
17°) Karun Chandhok (IND/Hispania), a 4 voltas

NÃO CONCLUÍRAM:

18°) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 26 voltas
19°) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), 8 voltas
20°) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 7 voltas
21°) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 0
22°) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 0
23°) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 0
24°) Timo Glock (GER/Virgin), 0

MELHOR VOLTA:

Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 1.42.061. Volta 14.

Um comentário:

  1. Jobson,

    Deveria ser obrigatória pista molhada na F1,porque o imprevisto sempre aflora,onde favoritos são derrubados.

    Não lembro um começo de temporada com provas tão malucas,das quatro três foram boas,duas pela chuva na prova e uma pela chuva na classificação.
    Então façamos a dança da chuva!!!

    abraço

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos