Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Balanço do Campeonato- metade do campeonato cumprida


A temporada 2010 de Fórmula 1 chega à 2ª metade com muitas emoções na bagagem e uma boa expectativa para a parte final, que possui cinco dos melhores circuitos: Hockenheim, Spa, Monza, Suzuka e Interlagos.

Uma temporada que começou da pior forma possível, com uma corrida péssima,enfadonha, em um dos piores tilkódromos, lá no Bahrain. Uma enganosa boa performance da Ferrari que ao mesmo tempo evidenciava a grande fragilidade das novatas e o aspecto quebradiço das Red Bulls.

Que logo em seguida teve três boas corridas, sendo Austrália e China repletas de emoção e consideradas umas das melhores corridas do século XXI. Que tiveram na chuva e no elemento surpresa Button, com estratégia precisa e a tocada irretocável que poupa pneus, equipamento e combustível a chave para o atual regulamento. E a sincera dúvida nos torcedores: o que fazer para termos boas corridas? E que Vettel, que deveria ter disparado no campeonato pela superioridade do carro, só uma vitória na Malásia após engolir Webber na largada.

Na volta para a parte européia, considerada pelos pilotos e insiders, além dos fãs (não sei se sou tão de acordo assim) a verdadeira F1 (espaço de disputa ideológica até rsrs), a F1 viu ressurgir o nome Webber, em detimento total do nome Vettel, e descobrimos que a Red Bull é uma equipe de aparência estranha, liberal e de cartas marcadas, na qual o importante é a estrela vencer – e não necessariamente o piloto veterano e questionável. Com Silverstone, Webber chegou à sua terceira vitória no campeonato, sendo o único a ter feito isso até agora. Mais, chegou anteriormente a uma liderança de campeonato, fato que nem Vettel chegou e que muitos pilotos mais aclamados nem chegaram.


Só que no percalço da Red Bull, de Vettel e de Webber, existem os maclarianos. Amigáveis pero no mucho, conseguiram pontos importantes e dominam a tabela. À constância de Button, a agressividade (agora mais eficiente do que nunca) de Hamilton o levaram a duas grandes vitórias que o alçaram ao topo da tabela. Não sabemos por quanto tempo, mas é fato que os únicos que podem atrapalhar os vôos (a piada disso vem logo a seguir hehe) dos touros-vermelhos são os laranja-prateada, com o F-duct e o motor Mercedes.


Capítulos meio que à parte, Mercedes e Ferrari vem dando vexame corrida após corrida, curiosamente se alternando no papel de favorita-pastelão. Até roubam posições nos grids e na bandeirada final, mas parecem ser feitas de um piloto só. Alonso mesmo com as punições (justas nas horas erradas rsrs) e Rosberg (mesmo em um regime de morde-assopra com o carro e com a equipe)sobram diante dos companheiros. Massa sofre com o retorno às pistas sim, e mais ainda com os pneus e com a terrível falta de sorte (que um campeão não pode nunca ter) e o heptacampeão mais ainda pelos curiosos mesmos motivos. O problema de Massa é claramente ter em seu companheiro o mais duro adversário que supera melhor as adversidades de um carro ruim; e de Schumacher o peso do despreparo e do nome-lenda em jogo.


Force India e Renault começaram o ano engolindo as frágeis Williams e Sauber. A Renault tem Kubica, a sensação da temporada. A Force India tem uma estrela em ascensão, Sutil. A Williams tem Barrichello, incansável e ótimo quando larga bem. A Sauber veio redescobrir (será mesmo tanto) Kobayashi, que sofre e sobra com seu estilo agressivo. Williams e Sauber nas duas últimas corridas em franca evolução, embolaram de vez o pelotão intermediário, com os dois pilotos milagrosos. Paradoxalmente, o veterano da Williams sobra diante da promessa Hulkenberg enquanto a promessa Kobayashi sobra diante do veterano De La Rosa.


No fim da tabela, a antítese. Frutos de um erro político dos mais graves, herdeiros da truculência de Mosley e da promessa de um teto que não existirá na categoria dos marajás e das empreitadas milaborantes, se arrastam no fim do grid. A Lótus quando vai bem até chega perto das estabelecidas A Virgin quando não quebra até consegue rivalizar com as Lótus, e a Hispania é uma desgraça ambulante, na qual o mais lento de seus pilotos chega ao final porque simplesmente se arrasta. Aliás, a Hispania protagonizou a contradição entre F1 e dinheiro curto, quando remeteu ao passado não muito distante da categoria ao permitir um piloto pagante correr num GP importante... Senna até pode voltar em Hockenheim, o que é o provável diante das últimas notícias, mas o essencial disto tudo é: após o fim da era das montadoras, o amadorismo na F1 significa patrocínio escuso.


A outra grande antítese foi entre a mais rápida e a mais rápida das lentas...Entre o piloto em destaque com o destaque das lentas. Desigual disputa num circuito de rua que fez um australiano literalmente voar. A Red Bull lhe deu asas (depois as tirou em Silverstone, mas isso é outra piada) ou foi a diferença brutal. Duas categorias em uma só. Para o desespero dos puristas, o fato não é dos mais inéditos. O que poderia deflagrar uma nova guerra só fez dar um susto. Mas o aviso foi bem dado para a seleção da novata a estrear ano que vem: é preciso entrar bem competitiva (sobre isso falaremos em outro post).


A metade não pode revelar o todo, mas sabemos muito bem que podemos espera maiores emoções daqui para frente. Que, pelo menos, permitam as disputas. O mais triste é pensar que o jogo de equipe possa ser a lição maior para a F1 daqui para frente.




10 comentários:

  1. Essa é Super Otimista do Fernando Alonso:
    ” Tenho certeza que eu vou ser o campeão em 2010, estou na disputa, estou convencido que vencerei o campeonato, eu estava cheio de confiança na largada, mais tive uma má largada, e fui obrigado a atacar para ganhar algumas posições e ultrapassar Robert, recebi a punição e o safety car entrou, portanto perdi 14 colocações no drive-through, a partir da punição foi difícil então tentei me divertir na corrida”.

    “Acho que fizemos o que tínhamos de fazer, acredito que não precisávamos mudar nada, teremos muitas opiniões de pessoas assistindo pela TV enquanto tomavam cerveja dizendo que deveríamos ter deixado Kubica passar em um momento onde, primeiramente, não havia nada a fazer, se fosse um muro ao invés de grama, eu teria batido e eles provavelmente teria penalizado Kubica, portanto, depende de como você encara a situação, eu acho que foi normal, voltas se passaram, não houve notícias e então, se quiséssemos tê-lo deixado passar, Kubica já havia abandonado, então não havia nada a mudar, os critérios são os mesmos para todos, os comissários analisam atentamente todos os incidentes da corrida e sempre tomam a decisão que consideram correta”.
    Luiz Sergio

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  2. A não ser que a Ferrari venha com uma atualização realmente eficiente, sem erros dele como piloto, Alonso vai ter que esperar por 2011.

    Me parece que esse discurso otimista nada mais é do que marcar terreno frente aos adversários e fãs dele.

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  3. Ridson,

    O campeonato está restrito a Red Bull e McLaren,o resto pode esquecer.
    Alonso só falou isso por força do patrocinio,não pode e nem vai jogar a toalha publicamente,mas no fundo sabe que esse ano já era!

    abraço

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  4. Ridson,

    Tanto Mercedes-Benz quanto Ferrari tomaram decisões motivadas pela emoção, impacto e pelo reboliço que isso causaria na categoria. A Ferrari pela vinda antecipada de Alonso, provocando a dispensa de Kimi.

    Na Mercedes-Benz, com a negativa de Button, foram atrás do Multicampeão aposentado Schumacher.

    As escolhas criaram muitas expectativas, mas não surtiram o efeito esperado, até agora...

    Excelente post!

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  5. não dá pra alonso ser campeão pois o pais campeão da copa nunca coincidiu com o campeão da F1!hehehe

    Pra mim esse ano ta entre RBR e Mclata, com mais chances pra mclata já que Webber e Vettel mesmo com o melhor carro, vão acabar perdendo esse campeonato!

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  6. Heidfeld, sobre o Alonso:
    “Foi simplesmente uma burrice, estupidez, Alonso tinha que voluntariamente ceder sua posição a Kubica, ficou claro que o assunto seria investigado, Alonso, sabia que poderia ser penalizado e estaria jogando fora pontos importantes para o campeonato, se ele tivesse devolvido a posição imediatamente para Kubica, sem ficar perguntando para a equipe, ele devolveria o um lugar para o Kubica, e simplesmente tentaria novamente a ultrapassagem.”

    Heidfeld, piloto reserva da Mercedes GP e companheiro do Kubica na falida equipe BMW da F1.

    As pessoas que deveriam pensar na equipe Ferrari, como sempre, não serviram para nada, pois pela velocidade do Alonso na corrida e a sua colocação na prova, devolver a posição era a opção mais racional!
    Luiz Sergio

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  7. Stewart sugere que Schumacher volte para sua aposentadoria.
    Stewart disse:
    “Ele não consegue sequer acompanhar seu companheiro de equipe, Nico Rosberg que geralmente é mais rápido, ele deveria ter ficado mais dois anos na Ferrari e não tenho idéia do porquê ele não fez isso, agora ele está numa situação difícil e tem que viver com as críticas.”
    Perguntado se ele acha que Schumacher pode melhorar em 2011, disparou:
    “A primeira pergunta deveria ser: Michael vai ficar mais um ano?’ Eu acredito que ele irá parar depois dessa temporada.”
    “Eu não acredito vê-lo no grid de largada em 2011.”
    Luiz Sergio

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  8. Essa vem da Mclaren:
    O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, está muito otimista acredita que o sistema de escape novo será utilizado com sucesso no próximo GP na Alemanha.
    “Estou bastante otimista, analisei os dados e creio que compreendemos como utilizá-lo, temos todos os dados, Lewis Hamilton era de opinião que deveríamos ter corrido com o novo sistema e realmente Hamilton não estava errado, mesmo assim acredito que não teríamos conseguido um resultado muito melhor na Inglaterra, agora temos algumas ideias concretas para melhorar ainda mais o novo sistema de escape, Button e Hamilton, terão carros para vencer na pista da Alemanha”.
    Luiz Sergio

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  9. Luiz Sérgio quase um parceiro do blog trazendo as citações mais quentes do momento rsrs
    Continue assim

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  10. Fernando Alonso entrou no box para pagar a punição logo atrás do SC, pensei que seria obrigatório passar primeiro pela linha de largada, para depois cumprir a punição???
    Luiz Sergio

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