Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 29 de agosto de 2010

Gp da Bélgica 2010- Hamilton vence e assume a liderança do campeonato


Nem foi tão emocionante assim o Gp da Bélgica...mas foi boa corrida, cheia de alternativas no começo e no fim da corrida, literalmente, pela chuva. As ultrapassagens (desastrosas ou não rsrs) vieram mesmo na pista "seca"


Para efeitos didáticos, vou comentar assim:


-A largada: Webber larga mal, enquanto lá de trás, as Mercedes, Petrov e Kobayashi como sempre largando bem. Alonso larga bem, Button tb, enquanto as Williams vinham comedidas.


No começo da corrida ainda, na 2ª volta, na disputa entre Kubica e Vettel, a espalhada levou todo mundo para a área de escape na bus stop. Alonso voltava para a pista enquanto Barrichello ficava sem aderência para frear e aí: batida. Pior para o Rubinho, que merecia e poderia algo a mais nos RB 300..se bem que é, na verdade, o 300 Gp, e não largada. Quem sabe lá na Coréia?


- A batida de Vettel: Definitiva para a temporada, na volta 16º, a batida significou dois pilotos em disputa no campeonato fora justamente na corrida em que seus adversários e companheiros de equipe, que também disputam o cmapeonato, e que estavam na frente dos mesmos, ficassem ainda mais na frente.É exatamente este o resultado da rodada deVettel na tentativa de ultrapassagem. Foi coisa de corrida, mas também afobação e azar. Pior pro Button, atingido no radiador e que ficou de fora de vez. Vettel ainda fez das suas (depois de passar no pit para o drive thru)ao tocar em Liuzzi, que ora ou outra disputava com todo mundo (e dava emoção à corrida), furar o pneu...acho que se não fosse isso ele ainda teria ganhado uma pontuaçãozinha.


- Webber ainda é sortudo; Hamilton mais ainda: Webber largou mal, caiu para 6º, masteve estrela, sorte de campeão. Perdeu com Kubica muito tempo, mas contando com o bom pit stop e bom ritmo de corrida, passar Kubica e deixar Massa para trás. Massa que não ameaçou em momento algum os dois, que foram para o pódio coma batida de Vettel e Button. Quem mais lucrou com tudo isso foi Hamilton, que venceu em Spa, assumiu a liderança do campeonato, eainda por cima escapou de jogar tudo pro inferno ao voltar na pista quando tinha vantagem. Outro que tem estrela, mas já é campeão. O campeonato ainda não está decidid em favor deles, mas já estando na frente, e ampliando esta vantagem, conseguiram polarizar, na mente dos donos de equipe, o investimento pro final.Button merece dar uns cascudos no Vettel, com certeza.


- Alonso fora: Se não foi com Barrichelo, foi sozinho que ele errou e saiu da corrida.Achei uma rodada normal pelas condições, mas ele até pneu intermediário tinha, e tocou naquela tinta malvada.Sinceridade: foi bem feito. A equipe Ferrari não merece esse campeonato de pilotos, nem Alonso merece ser tri nessas condições. E mais ainda: mesmo com o melhor carro do fim de semana, nada conseguiram fazer de especial, e praticamente deu adeus ao campeonato. E Massa o bateu nesse final de semana desde sábado.


- Mercedes: pode não ter ganho nada de especial este ano: dois pódios, a quarta equipe do campeonato e só. Mas, sinceramente, de estratégia Brawn & engenheiros são 10! Colocaram os pilotos na corrida, e além disso os pilotos provocaram um arranca-rabo daqueles, com vitória de Rosberg. Toooooooma Schumacher!


Agradecimentos especiais: A Sutil, na miha opinião o melhor da corrida. Largou bem, foi rápido, ultrapassagens na hora certa...quase que Massa amargava a 5ª posição.


Curiosidade: o pódio foi feito pelos mesmos que largaram nas três primeiras posições,mas nem de longe isso foi definido por uma corrida monótona.
Resultado final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1h29min04s268 ( 44 voltas )
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s571 ( 44 )
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 3s493 ( 44 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 8s264 ( 44 )
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 9s094 ( 44 )
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 12s359 44 )
7°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 15s548 ( 44 )
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 16s678 ( 44 )
9°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 23s851 ( 44 )
10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 36s019 ( 44 )
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 39s895 ( 44 )
12°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 49s457 ( 44 )
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 34s831 ( 44 )
14°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 43 )
15°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 1 volta ( 43 )
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta ( 43 )
17°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 1 volta ( 43 )
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 1 volta ( 43 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 1 volta ( 43 )
20º. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 2 voltas ( 42 )Não completaram
21°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 37 voltas ( Rodada )
22°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 15 voltas ( Colisão )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 5 voltas ( Abandono )
24°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 0 volta ( Colisão )

Um comentário:

  1. Ridson,

    Também esperava mais da corrida, mas achei muito divertida. A chuva só apareceu em momentos pontuais, início e fim. Parabéns para Webber e Hamilton, além do ótimo Kubica. Lamentável para Button. As trapalhadas de Vettel parecem não ter fim. E Alonso repete Japão 2007.

    Ainda há seis corridas, mas Hamilton e Webber saem fortalecidos da Bélgica.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos