Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 28 de agosto de 2010

Treino Classificatório para o GP da Bélgica 2010.


Não sei se é sorte, mas que tudo vem dando certo para Mark Webber, atualmente, isso vem. 12ª pole position da Red Bull em 13 classificações. Nem o molha e seca na pista de Spa-Francorchamps tirou o domínio da equipe austríaca nas classificações este ano.


No início do Q1 com a pista úmida, mas somente em determinadas partes do circuito. Os pilotos arriscaram sair com os pneus slicks, entretanto, Vitaly Petrov rodou, chocou-se com sua Renault contra o guard-rail, acabando ali com suas chances, e conseqüentemente, ocasionando a interrupção do treino.

Quando a sessão foi reiniciada, todos voltaram, mas novamente começou a chover em alguns setores da pista e uma nova confusão aconteceu. Desta vez, entre Di Grassi e Trulli que se tocaram e rodaram já na descida, na curva 14, atrapalhando os outros concorrentes que vinham logo depois, mas não foi preciso interromper a sessão novamente.


Depois de Petrov, foi à vez dos pilotos da BMW Sauber abandonarem o treino, já que De la Rosa e Kobayashi, quase que simultaneamente, foram parar na brita. Como a chuva atingiu quase todo o circuito, chegou à vez dos pneus intermediários darem o ar da graça. E assim houve um embaralhamento das posições, e pela primeira vez no ano, Lotus e Virgin conseguiram chegar ao Q2 com Kovalainen e Glock respectivamente.


A chuva deu um tempo no Q2 e a pista seca prevaleceu, demonstrando o verdadeiro potencial das equipes. McLaren, Ferrari e Red Bull que brigam pelo campeonato, passaram fácil para a última parte do treino com seus dois pilotos, além da Williams. Kubica da Renault e Sutil com a Force India completaram os dez classificados para o Q3.


Na decisão da pole position, Lewis Hamilton com a McLaren saiu na frente na primeira tentativa, mas logo atrás, Mark Webber conseguiu superar o tempo do piloto inglês. Logo depois, a chuva voltou a molhar parte do circuito, dificultando a melhora dos tempos. Assim, Mark Webber confirmou mais uma pole position, a 5ª do ano. Lewis Hamilton parte do segundo posto. Robert Kubica muito bem, mais uma vez, com a Renault em terceiro. Vettel em quarto. O estrategista Button garantiu o quinto lugar, aliás, os pilotos da McLaren foram os únicos que conseguiram melhorar suas posições depois da breve chuva no Q3.


Fernando Alonso, da Ferrari que era apontado como favorito para largar da posição 1, ficou apenas em décimo. Os dois pilotos da Mercedes-Benz ficaram no Q2, além do mais, ambos foram punidos: Rosberg perdeu cinco posições pela troca do câmbio, e Schumacher perdeu dez posições pela controversa disputa com Rubens Barrichello na Hungria.


Rubens Barrichello que completa 300 participações em grandes prêmios amanhã largará da sétima posição. Depois da classificação, Timo Glock, da Virgin também foi punido com a perda de cinco posições por bloquear Sakon Yamamoto, da Hispania no Q1. Já Sebastien Buemi , da Toro Rosso foi punido com a perda de três posições por ter bloqueado Nico Rosberg, da Mercedes-Benz no Q2.


A classificação foi interessante, e a corrida promete ser a melhor do ano, e com a chuva então! Já que o circuito de Spa-Francorchamps é o mais adorado e aguardado pelos pilotos. Façam suas apostas!!!


Grid de largada atualizado:

Q3

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1.45.778 (21 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren-Mercedes-Benz), 1.45.863 (18)
3°. Robert Kubica (POL/Renault), 1.46.100 (19)
4°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1.46.127 (23)
5°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.46.206 (18)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1.46.314 (20)
7°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), 1.46.602 (19)
8°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), 1.46.659 (18)
9°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), 1.47.053 (20)
10°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 1.47.441 (21)

Q2

11°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), 1.49.209 (17)
12°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), 1.50.980 (14)
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), 1.47.885 (12)
14°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 1.48.680* (16) (Punido + 5 posições)
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), 2.02.284 (9)
16°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), 1.52.049* (16) (Punido + 3 posições)
17°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), 2.03.612 (6)

Q1

18°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), 2.03.941 (7)
19°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), 1.47.874 (8)
20°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), 2.01.491* (16) (Punido + 5 posições)
21°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 1.48.267* (16) (Punido + 10 posições)
22°. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), 2.05.294 (6)
23°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), 2.18.754 (5)
24°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), Sem tempo.

Um comentário:

  1. Não gosto de analisar treinos, pois como não vale pontos e as vezes o esforço parece não valer de nada.
    Quem andou realmente mais rápido? o Webber, o Lewis, Kubica com a Renault que é inferior ou Rubinho com uma Williams?
    Senna sempre fez a diferença, mais sabemos que com uma Toleman ele não seria campeão nunca, nem com a Lotus ele pode disputar com chances de ser campeão, era só vitórias.
    Eu gostaria de uma F1 mais equilibrada onde o piloto pudesse fazer a diferença, ter mais autonomia, ter o direito e o dever de fazer a leitura da sua corrida, sem interferência do box, sem radio da equipe para o piloto.
    Incrível a asa da Red Bull, tão firme?????
    Ferrari, FIA????????

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos