Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 1 de agosto de 2010

Grande Prêmio da Hungria 2010.


Festa para Red Bull em seu centésimo grande prêmio na Fórmula-1. A equipe que já havia garantido os dois primeiros lugares na classificação no sábado, e confirmou seu favoritismo, hoje, com Mark Webber que reassume assim a liderança do campeonato. A festa só não foi maior pela punição à Vettel que tirou da equipe uma dobradinha certa.


Na Largada, Vettel manteve a liderança com Alonso assumindo o segundo posto, deixando Webber em terceiro e Massa em quarto. Lewis Hamilton que partia do quinto lugar perdeu a posição para Petrov, mas conseguiu recuperá-la. Mais atrás a situação foi complicada, Jenson Button com outra McLaren que partia de 11º, até largou bem, mas escolheu o lado de fora pra fazer a tangência na primeira curva e perdeu várias posições.


Tudo seguia normalmente, na já esperada fila indiana proporcionada pelo circuito de Hungaroring, até que uma parte do aerofólio dianteiro de Vitantonio Liuzzi, da Force India se soltou no meio do traçado, provocando a entrada do Safety Car. Com isso, aconteceu uma verdadeira confusão nos boxes com quase todos os pilotos parando ao mesmo tempo. Na pressa em liberar seus pilotos o mais rápido possível, Renault e Mercedes-Benz armaram uma lambança e acabaram com as corridas de seus respectivos pilotos.


A Renault liberou Robert Kubica do seu pit stop bem na hora que Adrian Sutil, da Force India entrava para sua parada, no boxe vizinho. Ambos os pilotos não puderam fazer nada para evitar o choque. Sutil teve que abandonar na hora, Kubica ainda retornou para corrida. Levou uma punição de dez segundos parado nos boxes e logo depois abandonou.


Na Mercedes-Benz, o ocorrido foi com Nico Rosberg. A equipe liberou o piloto, mas não apertou bem a roda traseira direita que se soltou, passeando e pulando perigosamente pelo pit lane.


Apenas dois pilotos não pararam com o Safety Car. Rubens Barrichello, da Williams e Mark Webber, da Red Bull que assumiu a liderança. Fazendo voltas de classificação Mark conseguiu abrir uma boa vantagem para Alonso e Vettel que, aliás, foi punido com um drive through por não respeitar a distância mínima para o Safety Car. O australiano conseguiu manter os pneus mais macios por um bom tempo, transformando isso no seu trunfo para vitória.


Lewis Hamilton acabou abandonando, e conseqüentemente, perdendo a liderança do campeonato para Webber. Jenson Button ainda conseguiu marcar pontos com o oitavo lugar, mas perdeu a vice-liderança. Ótimo desempenho de Vitaly Petrov, da Renault que havia superado Robert Kubica pela primeira vez no ano na classificação de ontem e na corrida, foi agraciado com o quinto lugar. Outro destaque da prova foi Nicolas Hulkenberg que finalizou em sexto, e anda dando mais trabalho para o experiente companheiro de Williams. Pedro de la Rosa, da BMW Sauber marcou seus primeiros pontos no ano em sétimo. Para felicidade de Peter Sauber, Kamui Kobayashi também pontuou, em nono.


Rubens Barrichello que não havia parado com a intervenção do Safety Car, vinha em quinto, mas não conseguiu abrir uma distância razoável para os demais concorrentes, e tendo que fazer uma parada obrigatória para troca de pneus. Faltando 15 voltas para o fim Rubens fez sua parada e retornou em décimo primeiro, atrás de Michael Schumacher. Com pneus novos, Rubens rapidamente alcançou Michael e começou o duelo. O piloto da Mercedes fez de tudo para manter a posição, mas com os pneus novos e um desempenho superior, Barrichello finalmente conseguiu superá-lo no final da reta, mesmo quê, quase acertando o muro forçado pelo ex-companheiro de Ferrari.


Michael Schumacher perdeu o décimo lugar, mas continua se divertindo, conforme Rede Globo. A diversão de hoje foi jogar Rubens Barrichello no muro, mas isso lhe custou dez posições no próximo GP, como punição! O tempo passou, o desempenho mudou, mas a personalidade do alemão continua a mesma.


A Fórmula-1 entra de férias e só retorna no fim desse mês com Mark Webber e a Red Bull mais fortalecidos do que nunca!

Resultado Final:

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1h41min05s571 (70 voltas)
2°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 17.8
3°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), a 19.2
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27.4
5°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 73.1
6°. Nicolas Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 76.7
7°. Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber Ferrari), a 1 volta
8°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 1 volta
9°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), a 1 volta
10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 1 volta

Não Pontuaram:

11°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1 volta
12°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 1 volta
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), a 1 volta
14°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 3 voltas
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), a 3 voltas
16°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), a 3 voltas
17°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), a 3 voltas
18°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), a 4 voltas
19°. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania Cosworth), a 4 voltas

Não Concluíram/Número de Voltas:

20º. Lewis Hamilton (ENG/McLaren-Mercedes-Benz), 25
21°. Robert Kubica (POL/Renault), 25
22°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 17
23°. Adrian Sutil (GER/Force India Mercedes-Benz), 17
24°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), 2

Melhor Volta:

Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1.22.352 (Volta 70)

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