Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 6 de junho de 2009

Classificação e Pitacos da Turquia-2009


Bom, eu trabalhei hoje das 8 às 11 horas , e só pude ver o Treino pela gravação. By the way, estou gravando todas as corridas e treinos de classificação. Só faltaram a classificação da Austrália e tive problemas com os vídeos da Malásia ( vacilos meus + erros de formatação do DVD). Como bom historiador, estou produzindo fontes p/ o futuro =D


Eis o grid,com seus respectivos pesos e os tempos dos 10+, já que os outros tempos sinceramente não valhem de nada:

1. Sebastian Vettel, Red Bull, 649.5 1m28s316

2. Jenson Button, Brawn GP, 655.5 1m28s421

3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 652.5 1m28s579

4. Mark Webber, Red Bull, 656 1m28s613

5. Jarno Trulli, Toyota, 652 1m28s666

6. Kimi Raikkonen, Ferrari, 658 1m28s815

7. Felipe Massa, Ferrari, 654 1m28s858

8. Fernando Alonso, Renault, 644.5 1m29s075

9. Nico Rosberg, Williams, 660 1m29s191

10. Robert Kubica, BMW Sauber, 664 1m29s357


11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 681.5

12. Kazuki Nakajima, Williams, 680.4

13. Timo Glock, Toyota, 689

14. Heikki Kovalainen, McLaren, 665

15. Adrian Sutil, Force India, 668.5


16. Lewis Hamilton, McLaren, 696.5

17. Nelson Piquet, Renault, 689.6

18. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 686.5

19. Giancarlo Fisichella, Force India, 688.5

20. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 701



-Vettel com uma pole incontestável? Está 6kg, duas voltas a menos (obrigado pela dica, Bruno, digitei rápido demais =P) que Button. P/ mim, Button mais uma vez se acertou pelos acertos de Rubens Barrichello e resolveu seus problemas de acerto. Aí, seu estilo limpo e sua escolha por pneus macios, aliados à sua grã-pilotagem, garantiram-lhe a "pole real".Mas... parte suja da pista, largadas inconstantes...

- Webber ruim, lento,etc? Não caiam nessa armadilha, ele está com praticamente o mesmo peso de Button, 6.5 mais pesado que Vettel. São duas voltas a mais e uma diferença de 3 décimos. Ou seja, andaram quase a mesma coisa, com Vettel em pista limpa e Webber no tráfego.

- Rubens Barrichello mais leve e mais lento? Pé-de-chinelice? Comecei a achar, finalmente, mas o "homi" teve problemas com os pneus macios e foi de pneu duro, que obviamente é mais lento. Saindo de duros, Rubens terá uma corrida p/ se analisar com cautela. Larga na parte limpa e mais leve, então vai atacar com tudo na largada e tentar ser Button-Espanha? Veremos.

- Na disputa Massa X Raikkonen: Parece que o finlandês,se não voltou a ser o cara que eu torcia p/ vencer o campeonato de 2003 e 2005,pelo menos não está dando vida fácil p/ Massa como no ano passado. Mais pesado e mais rápido, resta saber se Massa é que andou mal ou as coisas de fato sempre mudam de rumo neste campeonato. Agora, em 6º e 7º, eles vão ter um trabalhim de Hércules p/ chegar ao pódio. Mas são a terceira força no momento.

- A volta da BMW ao pelotão intermediário mostra que os bávaros( e não bavários como eu tinha posto antes e o Kbk me chamou a atenção =P) podem voltar a nos surpreender em breve. Kubica vai andar com uma banheira de olho nele. O Kers fazia um mal danado.

- Alonso, Rosberg e Trulli carregando nas costas seus carros ruins.

- No resto, Sutil eficiente, Nakajima no quase, menos mal. Piquet voltou ao seu lugar cativo do início de temporada, o 17. Chamem Nelson pai p/ acudir ou Grosjean p/ negociar? A Renault sofreu hj com os freios também um absurdo. Hamilton, Kovalainen e a Maclaren vão concorrer com Rosberg pelo título de rei das sextas. Heidfeld fazendo o que pode e Fisico reclamando o quanto puder, já que dificilmente se mantêm. Aposto que Senna vai p/ lá.


Minhas apostas infames:

Rubens largando bem, mas não rendendo bem na corrida e chegando em 2º. Webber e Button duelando no início e Vettel mantendo a regra: pole-pódio-vitória. O resto é realmente imprevisível.

8 comentários:

  1. Meu palpite é que Red Bull bate Brawn amanhã, Vettel na frente do Button e Rubens perde em algum pit stop para Webber mais pesado. Final: Vettel, Button o impecável e Webber o sedento. Mas eu só parei para ver como andam as coisas agora a tarde, então não sei muitos detalhes de como foi a classificação...
    Eu tenho todas as corridas transmitidas pela BBC, Martin Brundel faz a gente morrer de raiva de escutar a globo. O Ico e o pessoal da globo é que salvam...
    PS: perque não funciona as teclas de direção aqui????

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ridson. Obrigado pelos elogios. *.* Realmente importante começar a reunir material para os anos futuros.

    O treino guardou boas surpresas, primeiro foi o ótimo desempenho de Webber, mesmo mais pesado andou bem próximo de Vettel, mostrando a incrível boa fase do australiano.

    Rubens ficou um pouco prejudicado no treino, mas sua corrida está condicionada a largada, se passar o Button pode alcançar uma vitória. Acho que a Red Bull perde a posição nas paradas de boxes.

    Decepções com a Ferrari e principalmente com a McLaren.

    Acho pouco improvável que o Fisichella saia. Com as novas equipes são poucos pilotos experientes no mercado para a próxima temporada. O italiano vem de uma nona posição em Mônaco também...mas como no futebol, tudo pode mudar rápido na Fórmula 1.

    No mais, a expectativa é ótima para a corrida amanhã, o circuito permite ultrapassagem e é bem interessante.

    Uma ressalva no texto, o Vettel está com duas voltas a menos que o Button.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver o Vettel ganhar, mas se ele tiver o depósito "vazio", vai ser outro passeio para a Brawn. Veremos. Ficaria contente se qualquer um dos três ganhasse...

    ResponderExcluir
  4. Dependendo da largada, acho que existem 2 possibilidades de luta pela vitória.
    -Mantendo-se as posições de largada: é Vettel e Button fazendo qualifing laps para ver quem leva vantagem depois do primeiro pit.
    -Rubens assumindo segundo lugar: vai segurar o Button e Vettel vence.

    Nos 2 cenários Webber fica atrás das Brawns nas primeiras voltas e depois perde rendimento, fazendo segundo stint longo e disputando com Barrichello no fim.

    Uma dúvida Ridson: o certo é bávaros ou bavários? Acho que o Capelli usa 'bávaros', mas eu não tenho idéia de qual é o certo.

    ResponderExcluir
  5. Bom, obrigado a todos pelos comentários...
    Kbk, o certo é Bávaros, o Capelli usa certo, como pude consultar no dicionário, embora eu tenha visto tantas vezes usando a grafia (bavários) que eu já usava sem questionar...valeu foi feito o reparo
    E Bruno, obrigado tb..digitei rápido, foi nisso que deu hehe

    P/ mim, acho difícil Vettel perder amanhã, pelo tipo do circuito e pelas condições do lado limpo do pole, mas é um circuito de muitas possibilidades. P/ mim, será a melhor corrida do ano em termos de briga

    ResponderExcluir
  6. Caro Ridson,

    Discordo da maioria e acho que dá Brawn com Button e as Ferraris completando o pódio!

    ResponderExcluir
  7. rapaz..pode até dar Button, mas pras Ferraris chegarem lá, muita coisa teria que acontecer.. De qualquer maneira, eu acho que podemos finalmente ver muitas disputas por posição. Diferente dessas corridas paradas que tivemos desde China.
    Agora provoco: O quanto as Ferraris melhorarão em ritmo de corrida?

    ResponderExcluir
  8. Alemão da Red Bull conquista terceira pole na carreira. Na parte final do treino, Button conseguiu a primeira posição na sua tentativa inicial e parecia despontar para a quinta pole em sete corridas na temporada. Mas Vettel, já com o cronômetro zerado, tomou o primeiro lugar do inglês e ainda jogou Barrichello, que, ao contrário dos demais, usou pneus duros, para o terceiro lugar.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos