Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 23 de agosto de 2009

Gr da Europa- comentários sobre a 100ª vitória do Brasil e a 10ª de Barrichello




Pululam comentários na internet sobre a vitória de Barrichello, a 10ª dele na categoria, quase 5 anos depois do Gp da China de 2004, a 100ª vitória de brasileiros na categoria. Essas marcas redondas dão mais tom à conquista.




Uma corrida mais animada que o esperado, com mais alternativas, mais ultrapassagens e mais emoção. Sobretudo, uma corrida em que a regularidade reinou sobre a irregularidade. Em que os detalhes fizeram toda a diferença, tons sutis de um final emocionante.




Parece que todas as vítórias de Barrichello na F1 são assim, e essa veio em um momento delicado e obscuro, e podem ter dado uma sobrevida ao brasileiro na categoria, ou um alento para deixá-la em grande estilo. De qualquer forma, ele desencantou e sua vitória pode ser elencada por diversos fatores...vamos a eles então!



1. R. Barrichello (BRA) Brawn 57 voltas em 1h35m51s289
2. L. Hamilton (ING) McLaren 2s358
3. K. Raikkonen (FIN) Ferrari 15s994
4. H. Kovalainen (FIN) McLaren 20s032
5. N. Rosberg (ALE) Williams 20s870
6. F. Alonso (ESP) Renault 27s744
7. J. Button (ING) Brawn 34s913
8. R. Kubica (POL) BMW Sauber 36s667
9. M. Webber (AUS) RBR 44s910
10. A. Sutil (ALE) Force India 47s935
11. N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber 48s822
12. G. Fisichella (ITA) Force India 1m03s614
13. J. Trulli (ITA) Toyota 1m04s527
14. T. Glock (ALE) Toyota 1m26s519
15. R. Grosjean (FRA) Renault 1m31s774
16. J. Alguersuari (ESP) STR 1 volta
17. L. Badoer (ITA) Ferrari 1 volta
18. K. Nakajima (JAP) Williams 3 voltas
19. S. Buemi (SUI) STR 16 voltas/freio
20. S. Vettel (ALE) RBR 34 voltas/motor


melhor volta: Timo Glock (Toyota) - 1m38s683


Não deu para segurar

Essa frase serve para os muitos que vacilaram no primeiro stint da corrida:

- para Button, que mais uma vez largou mal, inclusive sendo mau piloto passando cortado na chicane e tendo que ceder a posição para Webber, não antes de ter forçado demais em Alonso e ter tomado um "X". Pode ser líder do campeonato, mas decaiu demais de produção.


- para Kovalainen, que em princípio serviu muito bem de escudeiro para Hamilton, permitindo ao britânico uma vantagem de 8 segundos com pneus macios. No entanto, Kovalainen não conseguiu abrir distância para Barrichello e perdeu facilmente a segunda posição, algo esperado. A estratégia para favorecer Hamilton ferrou com a corrida do Kovalainen, que na segunda parte ainda perdeu tempo e perdeu a chance única de pódium inteiramente Mercedes. Os alemães vão é chamar Rosberg ou Kubica. Mas Raikkonen estava voltando a um bom ritmo.

- Para Badoer e Grosjean, com suas palhaçadas na direção. Agora não tem mais desculpa. Não tracionaram corretamente, não pilotaram nem de longe bem. Devemos olhar com muita cautela esses caras em Spa. E Buemi? Larga razoavelmente na classificação, sempre batendo ou indo para fora da corrida.


- O motor Renault da Red Bull não ajuda em momentos decisivos para Vettel. Dois motores estourados e uma situação delicada para o alemão para o resto do campeonato e para a disputa do título. Foi um golpe pior do que chegar em 9º, como Webber. Quase, de misericórdia.

Disputas de ritmo e de estratégias

- A disputa entre Hamilton e Barrichello tomaram contornos fantásticos no segundo stint. Volta após volta, tirava a vantagem para depois recolocá-la. Ambos tiveram problemas: Hamilton de pressão, e Barrichello de equilíbrio. Mesmo assim, Rubens saiu com uma vantagem que foi praticamente decisiva. Quando houve a lambança da Maclaren na antecipação forçada do pitstop (erro crass na corrida) e com os incríveis tempos conseguidos antes da parada, Rubens chegou lá. E poderia ter conseguido naturalmente, sem erro da MacLaren. Mas o azarado Nakajima furou o pneu, e para não correr riscos os brawnianos anteciparam. Deu certo, mas nem foi necessário. Se houvesse um safety cara...

XD

- A Brawn fez uma excelente estratégia favorecendo aos seus pilotos. Transformando estratégia em realidade, ambos conseguiram uma vantagem grande com a escolha dos pneus. No fim, os macios para a Brawn nem foram tão vantajosos, mas ter duros em boas condições foi fundamental entre o 2º e 3º stint. Assim, Button ganhou de Webber, cuja equipe foi muuuuito burra.

A vitória e o saldo

- No fim, Rubens conseguiu administrar a vantagem, pilotando com certa cautela, o que ajuda a entender como Hamilton chegou perto do final. Assim faço a leitura da distância no final. Foram inúmeros fatores que colocaram Barrichello na frente de Hamilton, inclusive os méritos de cada piloto. Ambos foram fantásticos, rápidos e constantes, mas suas estratégias, os fatores da pista, o consumo de pneus e uma administração no final coerente.

- Uma vitória emocionante, com a musiquinha no fim um "anti-clímax". Mudar os arranjos do tema da vitória? Blargh..mal dava para ouvir, muito ruim e chateante, mas não apagou a beleza de ver um Barrichello chegando nos boxes e um verdadeiro corredor de pessoas de outras equipes aplaudindo-o, inclusive os da Ferrari, que já trabalhou com o piloto.
- Quem reparou Galvão valorizando Hamilton, como a aumentar o tamanho do adversário superado. Nem precisava, né?

- Para o campeonato, uma relativa volta de Barrichello à disputa do campeonato, com 18 pontos de diferença para Button. Significativa foi a ultrapassagem dele sobre Webber e Vettel, esse sim podendo ser considerado fora do jogo. Webber foi prejudicado pela estratégia da Red Bull, mas tudo terá mais clareza em Spa. O rendimento da Red Bull tende a voltar para o que era antes, e o da Brawn tende a cair, mas ao que parece os upgrades foram significativos.




- A Ferrari terá muito o que pensar, mas pós- Spa. Não só seus pilotos, mas sobre o rendimento de Raikkonen. Grande corrida do finlandês, um dos destaques junto a Rosberg nos "come-quieto" da vida. Será que vão fazer um acordo e mandá-lo de volta para a Maclaren? Kimi vai dando sua resposta na pista.




Bom, mais tarde volto com minhas notas...abraço e parabéns a Rubens Barrichello. Felipe Massa agradece À homenagem.


5 comentários:

  1. Pô, também não gostei daquele arranjo não. Ficou uma porcaria. E, será que o melhor não era ter apostado no motor Ferrari da Toro ao invés do Renault?

    ResponderExcluir
  2. O Tema da vitória estava parecendo o tema da derrota. Que coisa morna...

    Só não entendi uma coisa: de onde o Glock tirou aquela volta?

    ResponderExcluir
  3. Essa volta do Glock pareceu coisa de corrida na chuva com pneu de chuva. Ou pista seca com pneu bom e todo mundo o contrário.


    De alguma forma louca, tem a ver com os pneus.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostava do tema da vitória quando era pequeno, acho que ele funcionou bastante por muito tempo... mas às vezes penso que ele talvez não fosse necessário, que atrapalhou muito mais do que ajudou a F1 no Brasil. Por isso não ligo muito de ele ser repaginado. Ele foi feito em 82/83... Tipo Thriller e Like a Virgin. Sintetizadores com apenas um canal. Se sobreviveu tanto tempo, é porque tinha o mérito de parecer acústico.

    O problema é que a Globo perdeu o bonde da história tanto no design visual quanto na produção de vinhetas. O Hans Donner é acomodado demais para fazer qualquer coisa de qualidade atualmente. A emissora não tem mais capacidade de fazer algo parecido com o que fez no início dos anos 80... E olha, acho até que por um lado isso é bom!

    ResponderExcluir
  5. RUBINHO 100% DE TODOS NÓS
    Rubinho não conquistou apenas a centésima vitória em GPs de Fórmula 1. Foi 100% perfeito. Lutou contra desafios que pareciam ignorá-lo. Pneus, curvas perigosas, freadas. Confirmou a fase madura para disputa de um mundial. Um campeão autêntico no seu brilho e humilde na sinceridade de brasileiro que segue à frente. Independentemente de críticas ou de elogios. "o que importa é que está sendo lembrado", afirma. Seu choro rendeu-nos a vitória. E novamente só, Rubinho vence como o único brasileiro na pista. Delicioso é o sabor da vitória, principalmente quando Rubinho ergue-se, com sua simpatia e leva cada um de nós juntos. Parabéns Rubinho, 100% vencedor, 100% Brasil. E estamos 100% no seu coração.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos