Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 1 de agosto de 2009

Pelos próximos três anos...

Saiu hoje o anuncio no site oficial da FIA a assinatura do novo Pacto da Concórdia entre FIA, FOTA e FOM acordado por ambos, passando a valer em 1º de Janeiro 2010 até 31 de Dezembro de 2012. Depois de toda polêmica sobre o teto orçamentário e a ameaça de um racha na categoria, enfim, vamos nos concentrar nas disputas na pista. Esse acordo, Pacto da Concórdia é o contrato que administra as relações na F-1 como um todo.

Supõe-se que as três novatas e todas as equipes que participam do campeonato deste ano assinaram o documento; com exceção da BMW. O quê aparentemente garante Renault e Toyota até o fim deste novo acordo. Também foram aprovadas algumas mudanças nas regulamentações técnicas do esporte para serem aplicadas no campeonato de 2010 em comum acordo da FIA com a FOTA, que será publicada em breve no site da entidade.

As equipes se comprometeram a diminuir os custos, para retornar aos patamares dos anos 90 que já havia sido anunciado no dia 24 de junho em Paris. E assim a FIA espera estabilidade e prosperidade no campeonato Mundial de Fórmula-1.

E ainda no final do ano, presenciaremos a mais um evento político da entidade, haverá a eleição para o novo presidente da FIA. A disputa para suceder Max Mosley está entre o finlandês Ari Vatanen e o francês Jean Todt.

7 comentários:

  1. Confesso que o rumor de uma possível Piquet F1, embora absurdo, sem base nem sentido, pelo menos para próximo ano, coça meu juízo. Uma equipe brasileira e, ainda mais, com bom capital de Rodriguez e toda a competência (e vasto conhecimento) de Piquet seria o máximo!

    Mas, sem sonhar, e sendo bem sincero: Essa vaga deveria ser de uma parceria entre a Epsilon Euskadi e Peter Sauber. Dupla legitimação, capital e estrutura necessária, funcionários capacitados e possibilidade de crescimento temporada após temporada. Foi uma verdadeira palhaçada, para não dizer politicagem, não ter a Epsilon Euskadi na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim este Pacto da Concórdia saiu. Mas acredito que algumas boas brigas políticas virão até o final do ano. Essa eleição para o cargo da FIA tem tudo para ser uma verdadeira guerra. Vatanen na cabeça!!!

    Abraço!

    Leandro Montianele

    ResponderExcluir
  3. Até quem fim temos uma promessa de paz na F1 algo complicado nos dias de hoje. Mas esse novo Pacto de Concórdia deve ser bem mais vantajoso para as equipes($$$), afinal conseguiu segurar a Renault até 2012.

    ResponderExcluir
  4. Não sei não... mas acho que a Renault aproveita e não assina o documento. Não vejo clareza nas atitudes da equipe...

    ResponderExcluir
  5. Pois é Hugle, aparentemente a Renault assinou, mas como bem disse o Felipão não temos certeza. Há rumores de que a equipe francesa anuncie amanhã sua saída da categoria.

    Valeu!

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Se a Renault não assinou, que faça como a BMW, anuncie logo pra que seja posta à venda o quanto antes. O Sauber tá trabalhando num possível resgate da equipe, seja lá como for. A Renault deveria fazer o mesmo, se for pular do barco. Acho que nesta semana que se inicia teremos mais informações a respeito, para termos mais certeza sobre quem fica e quem sai. Já a Toyota, depois de alguns burburinhos, parece que felizmente vai ficar.

    ResponderExcluir
  7. se a Renault e a toyota assinarem, pelo as teremos por 3 anos. Menos lenga lenga, ainda bem!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos