Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Teste de Schumacher com F-60, vetado.

Para que Michael Schumacher pudesse treinar com o carro da Ferrari de 2009 antes do seu suposto retorno no GP da Europa substituindo o acidentado Felipe Massa. A Ferrari teve que fazer um pedido para que as outras equipes permitissem o treino do alemão que ficou sem competir por três anos na categoria. Já que os testes estão proibidos durante a temporada. Para que isso acontecesse era necessária a aprovação unânime das outras nove equipes do Campeonato Mundial de F-1.

A priori, todos da FOTA tinham concordado, mas faltava a Williams e a Force India que foram suspensas do grupo e ambas tinham que concordar também. E eis que surge a Williams emitindo um comunicado com um sonoro não para as pretensões Ferraristas:

“A Williams não vê distinção entre as situações de Alguersuari e de Schumacher e sente que qualquer desvio à regra vai criar um precedente para o futuro”, e continuou - “Por motivos de coerência e justiça, somos contra a proposta da Ferrari com relação ao teste antes do GP da Europa”, afirmou a Williams, em nota.

A Williams que já engoliu muito sapo por causa da Ferrari, e para mim teve uma atitude acertada e esperada. Por que os ingleses iriam facilitar vida da Ferrari? Quem mandou a Ferrari trazer um piloto aposentado com tantos outros a disposição! Não estou aqui desmerecendo o Schumacher, mas acredito que essa situação só será por um GP, já no próximo o Felipe Massa volta. A Ferrari é conhecida por sempre querer se aproveitar e se beneficiar das situações, aliás, o teste de Schumacher com a F-2007 em Mugello foi estranho, mesmo usando os pneus da GP2, esse teste está sendo investigado pela FIA.

E a Williams não ficou só, Red Bull e Toro Rosso aparentemente voltaram atrás, já que fazem parte da FOTA, e também negaram o pedido dos italianos:

“Nós pedimos permissão para um teste de Alguersuari antes do GP da Hungria, mas ele foi recusado” e continuou - “Então, por que devemos aprovar uma liberação para o heptacampeão depois disso?”, questionou Dietrich Mateschitz, dono do Grupo Red Bull.

Claro que a Ferrari não gostou e soltou essa pérola para Williams:

“Adivinhe quem se opôs ao teste com a F-60? O time que não ganha nada há muito tempo e que, ainda assim, não deixou passar mais uma vez a oportunidade de demonstrar sua falta de espírito esportivo.
E, para que todos saibam, a Ferrari aprovou o teste com Alguersuari, mas parece que até mesmo neste caso alguém decidiu seguir à risca o que está escrito no regulamento”. Aprovou o teste do Alguersuari?

Como bem lembrou o jornalista Flávio Gomes a Williams nunca fez nenhuma gracinha contra a Ferrari por ela ter ficado 21 anos sem títulos...
Só vou acreditar nesse retorno do Schumacher quando ele estiver pilotando nos treinos livres em Valência. Já não tenho dúvidas que isso é uma tremenda jogada de marketing da Ferrari e do Bernie Ecclestone. Opinem!

5 comentários:

  1. A Williams fez a coisa certa desta vez, o regulamento foi aceito por todos no início do campeonato e agora que se cumpra-o. Porém, ela ficou com uma imagem de "mala sem alça" já que sempre é ela a ser contrária às demais equipes.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho que todos deveriam ter seu "um dia" de testes...seja Schumacher, Alguersuari ou o papa...mas o critério tem que ser o mesmo. Dessa forma, nada mais justo do que a a atitude da Williams e da Red Bull.

    E a Ferrari, como ja falei aqui inúmeras vezes em posts e comentários, é uma fanfarrona das brabas, sempre se acha demais e dona da indentidade da F1. Uns palermões vermelhos.

    ResponderExcluir
  3. Ridson falou bem, a Ferrari é uma fanfarrona. A Williams fez o certo e foi coerente, afinal ninguém merece ter privilégios

    ResponderExcluir
  4. Os dois mereciam testar. A Williams vetouo teste do Schumacher e deve ter sido quem vetou o Alguersuari também.

    A Ferrari pegou pesado nas críticas, mas a Williams parece agir movida pelo impulso da vingança contra as demais escuderias. Por outro lado, não é justo que ela seja mantida fora da Fota.

    Enfim, é uma briga cheia de episódios anteriores. Cada um com sua razão, cada um com seus excessos.

    ResponderExcluir
  5. Jobson. Assino embaixo o que foi colocado por vc. Dá pra citar uma série de recursos utilizados pela Williams, sempre de forma esportiva, que foram vetadas pela FIA por pressão da Ferrari e outras escuderias. Ao contrário de sua postura em outros tempos, passou a permitir disputas internas em sua equipe, sem privilegiar qualquer piloto. Sem contar que tem visão. Ele vetou equipes satélites de montadoras e não vendeu a equipe para a BMW. Caso contrário, seria ele agora que estaria correndo pra manter seu nome na F1, como acontece com o Sauber. Por tudo isso, só poderia apoiar a atitude do velho Frank. Vida longa ao garageiro!!!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos