Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um espaço muito especial- F1 Database

Pela blogsfera (termo que ainda me causa muito estranhamento , por diversas razões) se encontra muita coisa legal. Muita coisa emocionante e curiosa, criativa e interessante.
Se torna um espaço de diversos usos, em que diversas vozes em geral caladas tem a oportunidade real de se expressar, de debater, de versar sobre o que (pensa que) sabe. Claro, gostaria que todos os espaços tivessem a liberdade e a possibilidade de serem usados para estabelecer o diálogo , a troca de experiências e não menos importante a mística de sentir-se ativo no meio social, tendo suas visões de mundo debatidas com a importância que (acredito) mereçam.
Dentre os diversos usos que um blog, ou a internet em geral, possa ter (a possibilidade é tão enorme quanto a rede mundial de computadores), o meu tenta unir dois mundos que são ao mesmo tempo extremamente distantes (público-alvo ou clientela; assuntos; interesses) e tão próximos ( historicidade, relação com a sociedade e também os assuntos) como História e Automobilismo, em especial a F1. A relação afetiva que estabeleço com os dois espaços é muito díficil e desafiadora de conciliar. Mas vem colhendo frutos inestimáveis.
Nessas trocas de experiências e opiniões, criam-se vínculos que ultrapassam a barreira geográfica normal. Conhecer o Jobson, por meio deste e de outros blogs, um conterrâneo aqui de Fortaleza e agora parceiro na tocada deste blog foi algo memorável e partindo de uma premissa que deixei bem clara no começo da vida do blog: é um espaço de divulgação. De idéias e de eventos, de assuntos e de vozes que merecem mais circulação do que têm usualmente. E não me arrependo de forma alguma: me sinto extremamente bem com isso.
Para além do Histórias e Velocidade, tive o prazer de conversar com outras pessoas, ler suas opinões, me arriscar e deixar fluir a coisa. E numa conversa com o Bruno Santos, do F1 Database, no msn ( uma surpresa agradabilíssima, pq no começo a gente desconfiava quem era, mas nada como trocar um papo e ver muita coisa em comum), surgiu a idéia de que eu publicasse um texto na sua coluna "Minha Paixão por F1".
Nessa coluna, o sujeito que escreve fala sobre como começou a gostar da categoria, quais suas memórias marcantes e como vê sua paixão hoje em dia. Oportunidade irrecusável, que aproveitei ao máximo que pude. Fiquei muito na expectativa pela publicação do texto e hoje ele finalmente saiu.
O F1 Database, como seu "piloto", tem um potencial latente. Nos comentários que fiz a ele, falando com sinceridade, disse:
"O seu blog tem duas coisas em especial e são marcas que sugiro a vc, mais uma vez, que nunca se perca:
-Um esforço genuíno de unir paixão, exercício de escrita e pesquisa. Formidável. E que sendo sempre melhorado, vai muito mais longe do que se possa imaginar. Vc consegue fazer coisas que poucos historiadores tem coragem e qualidade para fazer, mesmo nunca tendo lido nada de teoria histórica...e vc faz na prática!
- Uma percepção clara que a blogsfera é um espaço de divulgação, de debate, de circulação de idéias e um espaço para se fazer muitas outras coisas, como dar oportunidade a outras pessoas a tb publicar suas opiniões, e fazer amigos no percurso."
Só tenho obrigação de reiterar essas palavras no intuito não só de convidar a todos a acompanharem o F1Database, como também de lembrar-lhes do potencial que a Blogsfera tem, e pedir para que façam o melhor uso possível. E agradecer mesmo pela oportunidade. Para quem puder conferir, elá ou aqui comentar o texto e o blog, aqui está o link:
E até Spa! Valeu Bruno, vc é sempre uma leitura obrigatória.
( e sem frescuragem, pq esse texto tá muito emotivo) =P

6 comentários:

  1. O Bruno é um grande parceiro mesmo e é mercecedor de todas as homenagens. Já li seu texto por lá, Ridson, e recomendo a todos...

    ResponderExcluir
  2. Olha que grande surpresa. Fico feliz com todas as suas palavras ao meu respeito, e meu blog. Quando criei essa coluna, não imaginava que o resultado seria tão legal, era uma forma de conhecer melhor as pessoas que frequentavam meu blog. Hoje já tenho amigos.
    Valeu Felipão.
    Obrigado pelas palavras, Ridson.

    ResponderExcluir
  3. Caro Ridson, foi um prazer conhecer você também, e agradeço muito a oportunidade que você me deu de colaborar aqui no blog.
    Parabéns pelo seu texto, e agradecimentos ao Bruno pela iniciativa e apoio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Carissímos,

    Devido aos problemas que tive com a minha internet durante toda essa semana, a seção Uma Opinião ficará para próxima quarta.

    De antemão gostaria de me desculpar com todos! Já que estou momentaneamente on-line.

    Apreciem o belo texto do Ridson!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa do Bruno foi brilhante. Essa aproximação entre blogueiros é ótima, a oportunidade de cria uma amizade é sempre bem vinda. Ainda mais sendo com pessoas que temos algo em comum: o gosto pela velocidade.

    Conferi o texto lá no F1 Database, ficou muito legal, Ridson. Meus parabéns!!

    Abraços!

    Leandro Montianele

    ResponderExcluir
  6. tb acho ótima a inciativa do Bruno, em breve to mandando meu texto pra lá! e parabéns pelo o ótimo relato tb!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos