Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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sábado, 7 de agosto de 2010

Sobre Veteranos e Novatos.


Virou uma tendência, desde que foram proibidos os testes na Fórmula-1. A valorização dos pilotos com mais experiência na categoria em detrimento a pilotos jovens e promissores, mas sem bagagem profissional, claro que, com exceção dos pilotos pagantes que nunca saíram da moda. Exemplo disso aconteceu na Equipe Brawn em 2009, com a negativa de Ross Brawn ao novato Bruno Senna, mantendo assim, o experiente Rubens Barrichello ao lado de Jenson Button na empreitada.


O renascimento das carreiras de Rubens Barrichello, Jenson Button e Mark Webber na temporada passada, incentivou outros profissionais, donos de equipe, dirigentes e patrocinadores a manterem investimentos e acreditarem na experiência e no conhecimento desses caras. Além de aflorar o arrependimento de muitos que deixaram a categoria. Antigamente, a F-1 via com naturalidade bons pilotos estreando aos 35 anos.


Atualmente pilotos ainda no Kart já tem contratos vinculados às grandes escuderias da F-1. Lewis Hamilton é o grande exemplo disso. Recentemente, o canadense Lance Stroll, de 11 anos, tornou-se o mais jovem piloto a integrar a Academia de pilotos da Ferrari. Mas deixando um pouco de lado o contexto de uma sociedade que valoriza demais a juventude. Renovar é preciso, mas talvez, não da maneira que vinha acontecendo.


Vejamos, em 2010 tivemos de volta à ativa de Michael Schumacher pela Mercedes-Benz e de Pedro de la Rosa pela BMW Sauber. Rubens Barrichello foi escolhido como a pedra-chave para reerguer a Williams. Jarno Trulli faz uma temporada honesta dentro das possibilidades e expectativas apresentadas pela Lotus e deve ser mantido no ano que vem. E olha que esses pilotos ainda são remanescentes da década de 90.


O desempenho e as atitudes de Mark Webber, piloto da Red Bull, também alimentam essa discussão entre renovar ou manter. No início do campeonato houve até uma campanha implícita de “aposenta Webber” por parte de pilotos, torcedores e comentaristas devido ao seu mau aproveitamento com o melhor carro do grid. Mas passado a metade do campeonato. Quem lidera o campeonato com o dobro de vitórias em relação aos principais concorrentes ao título?


Depois da redenção de Jenson Button, pelo segundo ano seguido, a Fórmula-1 pode ter um campeão, que para muitos, já tinha o prazo de validade vencido.

9 comentários:

  1. Jobson,

    Mark Webber tem feito um bom trabalho é verdade,ainda assim sua oscilação é grande pelo equipamento e bagagem que tem.
    A meu ver as bobagens cometidas por Vettel e sua imaturidade entregaram a liderança de bandeja para o australiano.

    Vou citar só duas bobagens de Vettel onde perdeu no minimo 29 pontos;
    1º No enrosco da Turquia,tivesse ficado em 2º marcaria 18 pontos,fez zero.
    2º Na Inglaterra bobeou na largada,se enroscou com Webber e acabou com pneu furado,no fim ainda salvou 7 pontos,mas teria feito no minimo 18,se usasse a kbça.

    Dos demais veteranos,tirando Barrichello e Trulli que sempre estiveram em atividade,ambos fazem um campeonato dentro de suas possibilidades.
    Já Schumacher desce a ladeira,e de la Rosa então nem se fala.

    abraço

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  2. Com a falta de testes, um piloto experiente sempre vai levar vantagem.
    Michael, já está em plena forma, falta um carro com seu jeito de pilotar, como esse ano a grande Mercedes GP não conseguiu um carro para disputar o titulo, Schumi vem treinando para o próximo ano, sem mudar em nada.
    Não queiram que um piloto 7 vezes campeão, ande certinho para conseguir um ponto em uma corrida.
    Não vamos fazer comparação com o Rosberg, o carro da Mercedes hoje é ainda melhor que todos os carros que ele pilotou, sua motivação está la em cima e seu currículo tem outra corrida que estava liderando folgado é perdeu, isso já tinha acontecido com ele na Williams.
    Felix

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  3. Vai ser mesmo a Honda a ceder os motores para a nova Formula Indy de 2012.
    Honda anuncia construção de novo motor turbo para a temporada de 2012, será biturbo V6 de 2.4 litros.
    A Fabricante japonesa revelou que construirá um novo propulsor, a Indy passará por mudanças significativas em 2012.
    Felix

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  4. Ralf Schumacher defendeu seu irmão em meio às críticas contínuas ao seu retorno à Fórmula 1.

    " Michael é descrito como uma espécie de robô sem sentimentos, meu irmão não é assim, sobre sua manobra na Hungria pediu desculpas, todos deveriam aceitar e seguir em frente".
    Ralf disse que não é uma surpresa que os maiores críticos da manobra de seu irmão em Hungaroring incluam David Coulthard, Jackie Stewart e Alex Wurz.
    "Há pessoas que têm história com Michael, foi uma manobra dura, mas mostrou como Michael ainda leva seu trabalho a sério, do ponto de vista de um piloto, uma coisa é clara, a volta dele ajudou toda a Fórmula 1, Michael já mostrou nesta temporada que ainda tem velocidade".
    Felix

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  5. Domenicali chamou de hipocrisia as críticas pelo jogo de equipe da Ferrari, a equipe impôs uma ordem para que Felipe Massa cedesse a primeira colocação a Fernando Alonso, o jogo de equipe está proibido na F1.
    "Fiquei chocado ao ver tanta hipocrisia".
    "A nova asa dianteira proporcionou um ganho de performance incrível, fiquei muito satisfeito os resultados estão aparecendo, nós sabemos que há muito que fazer, estamos em férias, talvez possamos até encontrar uma nova inspiração".

    A Ferrari será julgada pelo Conselho Mundial da FIA, no dia 8 de Setembro, além dessa polêmica, a Ferrari também está envolvida com a asa dianteira, que é flexível, o que também infringe o atual regulamento técnico.
    Felix

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  6. Adrian Sutil revelou que está relutante em assinar um contrato para correr na Renault, falou que a Renault não é uma opção melhor do que a sua atual equipe.
    “É muito cedo para dizer, ninguém sabe o que a Renault vai fazer, eles estão apenas dois lugares na nossa frente no momento eu não vejo qualquer motivo para deixar a minha equipe, achar algum lugar melhor que a Force India é difícil no momento, eu queria era uma equipe de ponta: Mclaren, Red Bull, Ferrari ou Mercedes GP…
    Felix

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  7. F1, MONTADORAS E O SONHO PARA ENTRAR NESSE CIRCO.

    Norbert Haug, presidente da Mercedes-Benz:
    “Ainda estamos na F-1, ao passo que outras montadoras saíram, achamos que é um bom investimento, mesmo que nossos resultados não tenham sido positivos”.

    Villeneuve sobre a FIA.
    As inúmeras exigências da FIA para a escolha da equipe que vai entrar como times mais novos na F1 é que a FIA não aceita mais um fiasco da USF1 e da própria Hispania. declarou Villeneuve.
    “Estamos trabalhando muito duro sem saber realmente o que vai acontecer, é possível que nosso projeto seja o melhor, mesmo assim é possível que seja rejeitado”.
    Felix

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  8. Bruno, falando da F1 e do seu futuro????
    “A F-1 mudou muito e é importante que as pessoas saibam que não é como nos anos 80. A visão romântica da F-1 tem que diminuir um pouquinho, as pessoas têm que saber que as coisas são um pouco mais complicadas hoje em dia.”

    “Agora, a categoria é bem diferente de outras que a precedem porque outras coisas movem a F-1, que é muito política. As pessoas estão sempre lá negociando e olhando para o futuro delas próprias e dos outros, as movimentações são muito grandes.”

    “Na primeira corrida eu vi os caras montando o carro pela primeira vez, isso é uma experiência que um piloto nunca tem. Ele chega com o carro já montado. No começo da temporada era um carro muito difícil de se pilotar, mas, quando você não conhece o carro e está no caminho errado quanto no acerto, você sofre mesmo”

    “Poucas equipes no grid têm garantia de estar lá no ano que vem, sem dúvidas. A F-1 está em um momento que não é fácil e, por mais que eu adorasse dizer que tenho certeza que a equipe vai estar no ano que vem lá, acho que não só a Hispania, como algumas outras podem ter a mesma resposta que não é tão simples assim.”

    “Infelizmente é impossível precisar a chance de eu estar no grid, porque pode acontecer como foi em 2008, quando eu testei com a Honda. A chance parecia ser muito boa, mas de repente pode ser zero. Infelizmente, previsão não funciona na F-1, o que funciona é contrato assinado. Então acho que a gente tem boas chances de estar na categoria ano que vem.”

    “A gente sempre conversa com as pessoas, conhecemos todo mundo. Conversa oficial com equipe a gente não tem, mas estamos é claro que vendo quais são as opções não só para o ano que vem”

    “A pista de Spa é bastante conveniente para o nosso carro, é uma pista em que o nosso carro tem a eficiência certa de aerodinâmica e de arrasto. Então imagino que a gente vai estar em uma posição mais competitiva em relação à Virgin e à Lotus. Imagino que Spa possa ser potencialmente a melhor corrida do ano para a gente.”

    “Você tem que saber lidar com as opções que estão na mesa. Se for a única que tiver e for uma opção digna, é uma opção a levar em consideração, mas o objetivo é estar com acerto de corrida para o ano que vem e acho que a chance é boa.”

    “A F-1 é o lugar onde estão os melhores pilotos de monopostos e a categoria mais competitiva que tem no mundo. Esse é meu objetivo, estar no topo dos melhores pilotos do mundo com os melhores carros do mundo”

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  9. Bruno, falando da F1 e do seu futuro????
    “A F-1 mudou muito e é importante que as pessoas saibam que não é como nos anos 80. A visão romântica da F-1 tem que diminuir um pouquinho, as pessoas têm que saber que as coisas são um pouco mais complicadas hoje em dia.”

    “Agora, a categoria é bem diferente de outras que a precedem porque outras coisas movem a F-1, que é muito política. As pessoas estão sempre lá negociando e olhando para o futuro delas próprias e dos outros, as movimentações são muito grandes.”

    “Na primeira corrida eu vi os caras montando o carro pela primeira vez, isso é uma experiência que um piloto nunca tem. Ele chega com o carro já montado. No começo da temporada era um carro muito difícil de se pilotar, mas, quando você não conhece o carro e está no caminho errado quanto no acerto, você sofre mesmo”

    “Poucas equipes no grid têm garantia de estar lá no ano que vem, sem dúvidas. A F-1 está em um momento que não é fácil e, por mais que eu adorasse dizer que tenho certeza que a equipe vai estar no ano que vem lá, acho que não só a Hispania, como algumas outras podem ter a mesma resposta que não é tão simples assim.”

    “Infelizmente é impossível precisar a chance de eu estar no grid, porque pode acontecer como foi em 2008, quando eu testei com a Honda. A chance parecia ser muito boa, mas de repente pode ser zero. Infelizmente, previsão não funciona na F-1, o que funciona é contrato assinado. Então acho que a gente tem boas chances de estar na categoria ano que vem.”

    “A gente sempre conversa com as pessoas, conhecemos todo mundo. Conversa oficial com equipe a gente não tem, mas estamos é claro que vendo quais são as opções não só para o ano que vem”

    “A pista de Spa é bastante conveniente para o nosso carro, é uma pista em que o nosso carro tem a eficiência certa de aerodinâmica e de arrasto. Então imagino que a gente vai estar em uma posição mais competitiva em relação à Virgin e à Lotus. Imagino que Spa possa ser potencialmente a melhor corrida do ano para a gente.”

    “Você tem que saber lidar com as opções que estão na mesa. Se for a única que tiver e for uma opção digna, é uma opção a levar em consideração, mas o objetivo é estar com acerto de corrida para o ano que vem e acho que a chance é boa.”

    “A F-1 é o lugar onde estão os melhores pilotos de monopostos e a categoria mais competitiva que tem no mundo. Esse é meu objetivo, estar no topo dos melhores pilotos do mundo com os melhores carros do mundo”

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