Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O caso Mosley

Faz um certo tempo que pretendia escrever sobre Max Mosley. Advogado, ex-piloto de marcas, fundador e co-proprietário da extinta March, advogado e conselheiro jurídico da também extinta FOCA (Formula One Constructors Association), articulador do primeiro Pacto de Concórdia (acordo entre a extinta FISA a FOCA) - e daí carro chefe de sua campanha para se eleger na FIA, em 1993, que retomava a dianteira da F1, a princial categoria de monopostos do mundo-presidente da FISA e depois da FIA, na qual foi um dos principais articuladores para as melhorias nas condições de pista e de segurança nos carros, impulsionador de tecnologias responsáveis. Tudo isto daria ao inglês, de pai político britãnico influente e fascista, ligado aos nazistas alemães, e ligado ao partido conservador do pai (não sei, a piadinha com os chicotes é inevitável), uma biografia contundente, controversa e ambígua.
O fato é que este homem construiu sua trajetória ao largo do esporte a motor, e muito influenciou nestes últimos anos, com quatro mandatos consecutivos da Federação internacional que cuida deste mesmo esporte. E igualmente ligado aos últimos escândalos, desfechos tragicômicos e polêmicas de regulamento, disputas políticas que sem dúvida mancharam a imagem do automobilismo na opinião pública .
Sujeito fácil de se encontrar em qualquer blog que fale de velocidade, como este recém-criado, Mosley travou nos últimos meses uma batalha sem fim com a FOTA (uma versão atual da antiga FOCA) e com a Ferrari, líder da FOTA (aparentemente). O regulamento ambíguo acerca dos difusores de duplo andar, o teto orçamentário e o regulamento esportivo decorrente deste teto que divide, em termos práticos, a categoria em duas e aumenta o controle financeiro/ e político/ e ideológico da FIA sobre as equipes, são as pautas de discussão. No fogo cruzado, antigos aliados constróm desavenças públicas, discute-se o papel simbólico da Scuderia a F1 e vice-versa e não se chega a lugar algum. Ou se chega a um lugar triste, a perda de legitimidade junto ao público que não é tão chegado às disputas, que vê F1 por torcer para compatriotas, como é quase regra no Brasil (há exceções, evidentemente...)

A Ferrari perdeu a última no tribunal. Mosley perdeu o filho e a credibilidade, mas ganhou no cabo-de-guerra, rachou a opositora FOTA, esta que terá um longo e difícil processo de reorganização, não tenham dúvida. Resta saber se a tempo de impedir uma nova reeleição de Mosley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos