Blog do Ico vem sendo uma fonte interessante de análises para F1 e um parâmetro p/ mim de jornalismo sério, comprometido em analisar de maneira plural, de diversos pontos de vista, e o F1 Around um espaço bacana p/ ver diversas visões, inclusive a do autor, com as quais em geral concordo, e ter contato com visões de outros leitores; aprendo muito com esses blogs e os vejo como inspiração e instrução nessa formação "automobloggesta", se me permitem a expressão.
Um amigo, que gosta de F1, me perguntou indagado, como explicar o excelente rendimento de Jenson Button ao longo desta temporada. Vários blogs e sites especializados deram várias explicações. mas nestes dois podemos ver elementos fundantes, bases de uma análise que defenderei aqui. Eis a minha versão:
- o engenheiro de Barrichello, Jock Clear, levantou uma questão pouco abordada: O regulamento técnico de 2009, que configura um carro com pressão aerodinâmica média, mais vácuo e dá portanto, vantagem a pilotos com estilo limpo, de curvas mais sutis e pilotagem apurada. Button tem isso; Rubens, Hamilton, Kubica, não. E desta forma, corridas como as de Mônaco, que favorecem a pilotos mais abrasivos, mais agressivos nas curvas, são suas especialidades, e a de Button não; entretanto, o recapamento da pista monegasca diminuiu muito esta distância.
- Alguns pilotos têm dificuldade em certas partes específicas do carro: Button tem enormes dificuldades em carros que saem de dianteira (o da Honda no ano passado...) e Rubens sofre com carros que saem de traseira (Honda em 2007). Mas, Button não tem problemas com os acertos de freio, Rubens tem, e essa é a grande dificuldade de Rubens neste ano. Button tem problemas com os acertos das asas dianteiras (se estiver bom maravilha, se não estiver uma lástima). Desta forma, o carro da Brawn favorece o piloto inglês mais a que o piloto brasileiro; maldade da equipe, perseguição? Não, isso é bobagem, é a concepção do carro.
- A preparação do piloto é importante : Button, como bem abordou Becken Lima no F1 Around, não tem esse problema; é um triatleta. Rubens pode até ter se preparado mesmo sem garantias de emprego, mas é mais velho, é menos preparado fisicamente. E p/ quem não tem conhecimentos de fisiologia, o equilíbrio fisiológico ativa um melhor funcionamento das funções do bulbo e cerebelo, configurando melhores respiração e concentração, além de respostas mais rápidas.
- O acerto do carro é importante; Button não é um fiasco como acertador, mas Rubens é muito sensível, sabe como ajudar a equipe a consertar o problema e isso é fundamental, já que é ele o responsável por treinar nas sextas com várias configurações diferentes p/ ajudar o desenvolvimento do Brawn GP 001. E Rubens contribuindo com a equipe, contribui para Button. Nas duas últimas corridas, a ajuda de Rubens foi decisiva p/ Button obter a pole em pistas difíceis de se ultrapassar (Barcelona e Mônaco), uma ajuda que estimo em até 2 décimos. Podem conferir, foram 2 décimos fundamentais.
Isto tão somente não explica nem contempla todos os pormenores, daí lembrar das situações específicas de cada corrida, e nesses pormenores Button foi mais brilhante que seus adversários; o companheiro, as Red Bulls, a agora fragilizada Toyota e a emergente Ferrari.
Decerto, Button vive uma fase espetacular, está confiante, iluminado, a sorte está a seu favor, e em sua trajetória demonstrou ter talento p/ estar no topo, e agora sabe como poucos aproveitar sua oportunidade, sendo portanto favoritíssimo. Rubens não faz uma temporada ruim,pelo contrário, faz uma temporada boa , o que não é suficiente p/ vencer um campeonato. Vettel está sendo pressionado cada vez mais pelo come-quieto Webber e as Ferraris reagiram tarde demais.
Button é um cara simpático, tranquilo, e carismático, o que alimenta uma aura positiva e um bom ambiente em uma equipe, mas Rubens é meio birrento: isto é ótimo p/ ajeitar carros e atrair fãs conspiratoristas, mas uma armadilha em ambientes bons de equipe; o campeonato não acabou ainda, há muito o que se discutir, mas as artimanhas do sucesso estão por vezes em pequenos detalhes que decidem em favor de quem sabe aproveitar uma vantagem na hora certa.
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Há 11 minutos
Bem acho que vc não reparou, mas seu blog tb está linkado no meu
ResponderExcluiruahuahuhuahuahuahu
eu só não comento, mas leio.
hahuauhahuhuahuahuahuahuauh
bjoooooos
É um ponto de vista interessante. Já era certo que o Barrichello ainda é responsável pelo acerto do carro e que Button, apesar de não ser brilhante, é muito consistente.
ResponderExcluirMesmo com os efeitos favoráveis ao Button, não justificam as 6 derrotas do brasileiro em comparação ao seu companheiro.
Acho que em qualquer coisa que se faça na vida, motivação é a chave para se fazer bem feito e o Button a cada dia tem mais. Está com a mão na taça, afinal, o carro da Brawn é imbatível.
Está linkado no meu blog também e voltarei mais vezes,abraços e sucesso com esse novo projeto.
Bão, parabéns pelo post, análise consistente. Vou só levantar alguns pontos.
ResponderExcluirA entrevista do mecânico do Rubens foi esclarecedora com relação à capacidade dele em apontar áreas de desenvolvimento. E entende-se porque Brawn o escolheu.
A pilotagem macia, sem forçar os pneus com correções constantes, do Button. O uso histórico (folclórico?) do pé direito para frear e acelerar do Barrichello. Explicariam as diferenças de desgaste de carro de Monaco?
As diferenças de freios. Rubens exige um freio mais quente que Button, ou seja, ele freia menos durante a corrida porque freiaria repentinamente mais tarde? E Button vem freiando de leve até frear forte, como quem usar ambos os pés? Essa diferença é determinante?
Eu discordo que Rubens teria reflexos menores do que Button por questão de idade (deve ser porque estou velho tb). Acho que reflexos se perde sim com a idade, mas não acho que seria comparáveis. Tenho certeza que os reflexos do Schumacher são melhores do que do Button ou do Piquet, filho.
Aproveitei para postar no meu blog como é possível ler esses sites fundamentais como o do Ico e do Lima para criarmos visões bem fundamentadas, no mínimo bem plausíveis, de uma situação... Ficou mais filosófico, mas isso está rondando meus olhares ultimamente!
paulo...não acho que seja exatamente pela questão da idade, embora isto influencie e todos teremos um dia nossos reflexos mais lentos, embora os movimentos possam ficar mais apurados e objetivos, como os praticantes de artes marciais; as questões de estímulo-resposta, uma questão fisiológica da qual nem me arrisco tanto a explicar, embora conheça mais do que se espera de um historiador, se decorrem mais do simples fato de Button tem um dos preparos físicos mais invejáveis de todo o mundo do automobilismo, como o era do próprio Schumacher.
ResponderExcluirEspero ter um tempinho hj, embora o dia vá ser supercorrido, p/ dar uma zoiada lá no seu post .
abraços
P/ o Bruno, espero que vc venha visitar mesmo, coisa que eu estou cada vez mais acostumado é visitar o seu. Tb não acho que isso justifica ou tão-somente explica a grande vantagem de Button, mas que dá uma grande esclarecida, isso dá. Qdo li o post do blog do Ico, somando a outras coisas que refletia faz tempos...teve muito sentido.
Achei interessante essa análise, pois está baseado naquilo que disse o Ico. Pelo menos, pode-se dizer que a "suavidade" na condução tem vantagens, e Button aproveita bem isso. Daí ser o lider, e cada vez mais motivado para ser o campeão do Mundo.
ResponderExcluirE quanto ao Rubinho... a sua vez chegará. Só espero que não seja em Abu Dhabi!
justamente speeder. parti da análise do ico, p/somar algumas coisas que eu pensava e a questão do preparo físico do pensamento do Becken Lima.
ResponderExcluirDigamos que eu vi uma compilação possível
=D
Reduziram muito a pressão aerodinamica com o novo regulamento e os pneus slicks que deveriam suprir essa diferença deixam a desejar. Os compostos macios em algumas pistas duram apenas 5 ou 6 voltas. Um piloto de tocada mais agressiva praticamente não tem chances. Deviam rever esta questão da durabilidade o quanto antes.
ResponderExcluirBarrichello está longe de ser um piloto ruim,tem suas qualidades,sabe contribuir para desenvolver carros,tem muito conhecimento tecnico,etc.
ResponderExcluirOntem Schumacher colocava ele no bolso,hoje é a vez de Button,amanhã será outro,infelizmente essa é a realidade.
Ele teve sucesso profissional,hoje é milionário,é recordista em participações na história da F1,é um dos maiores pontuadores,mas vai ficar nisso.
abraço
Barrichello não desiste nunca.
ResponderExcluirDezesseis pontos atrás de Jenson Button na classificação do Mundial de Pilotos, Rubinho Barrichello garante que vai seguir sonhando com o título mundial até a última prova da temporada 2009. Para o brasileiro a sorte pode mudar de uma hora para outra. "Devo seguir somando a maior quantidade de pontos possível, mesmo que não ganhe. Quando eu começar a somar vitórias, as coisas serão diferentes", destacou o piloto, duas vezes vice-campeão mundial (2002 e 2004). "Estou fazendo o máximo, tudo o que posso. Não penso em parar até a última a corrida", garantiu Rubinho.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com