Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

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domingo, 21 de junho de 2009

GP da Inglaterra 2009

Deixando um pouco a crise política de lado, vamos para corrida. Pareceu que Sebastian Vettel correu sozinho em Silverstone, não tomou conhecimento dos outros pilotos fechando a prova com pole, melhor volta e vitória. Tinha minhas dúvidas quanto ao ritmo de corrida da Red Bull depois da implantação do novo pacote aerodinâmico, mas, demonstrou um desempenho dominante só confirmando o que foi apresentado nos treinos. Corrida sem muitas emoções.

Na largada algumas trocas de posições que selaram o destino de muitos pilotos na corrida. Vettel, Rubens e Mark Webber conseguiram manter suas posições, logo em seguida em 4º um surpreendente Nakajima que ganhou a posição a de Jarno Trulli que largou muito mal e acabou atrapalhando o líder do campeonato Jenson Button que ficou encaixotado atrás do italiano da Toyota e ambos perderam posições.

Depois o que se viu foi aquela já tradicional fila indiana com exceção de alguns erros isolados como o de Felipe Massa que foi superado por Button.
O pacote de medidas para aumentar as ultrapassagens nos carros de 2009 revela-se um fiasco quanto ao seu propósito. Troca de posições ainda sendo decidida nos boxes.
Não se pode negar que alguns pilotos tentaram, mas, sem sucesso a ultrapassagem, como no caso de Fernando Alonso e Lewis Hamilton ambos presos atrás dos carros da BMW. Aliás, Alonso e Hamilton proporcionaram a melhor disputa da corrida duelando lado a lado nas curvas do circuito.

E só confirmando a tese de fiasco do pacote aerodinâmico, no lance da tentativa do Bourdais em cima do Kovalainen, o aerofólio dianteiro gigantesco adotado para esse ano do francês foi destruído com apenas um pequeno toque no pneu da McLaren do finlandês, ou seja, deixa a dúvida para os pilotos se vale mesmo se arriscar em pôr o carro de lado sem ter o receio de quebrar o mesmo e abandonar como resultou neste caso.

Webber ganhou segundo lugar de Barrichello nos boxes, mas já tardiamente sem condições de brigar com Vettel pela vitória e assim seguiram para o pódio com dobradinha da Red Bull onde finalmente se fez ouvir o hino da Áustria.
Outros destaques Felipe Massa com um ótimo quarto lugar e Nico Rosberg em quinto. Button finalizou em sexto e segue na ponta do campeonato. Trulli e Raikkonen fecharam os oito que pontuaram.


Por Jobson

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Aqui é Ridson de Araújo, apresentando o Jobson, conterrâneo meu, e que vai nos ajudar nessa missão honrosa de trazer novas visões sobre a F1 e o mundo da velocidade. O convite foi feito por mim e o Jobson aceitou o desafio,e eu acredito que tem tudo p/ ir muito bem. Outros colaboradores, na área de História, estão sendo convidados e eu acredito que em breve aumentaremos o quadro do Histórias e Velocidade. Como diria Carlo Romani, professor de História da Federal do Ceará, o potencial das pessoas tem que ser publicizado, coletivizado, trazido p/ todos. É nesse pensamento que eu desejo boas-vindas ao novo colaborador do blog, que não é mais o "blog do Ridson". Agora o blog é de todos!

5 comentários:

  1. ahá...novo comentarista na área..com vcs, Jobson e seus pitacos!

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  2. Eu é que agradeço pelo convite e confiança!

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  3. O alemão Sebastian Vettel deu um show e venceu com muita facilidade o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone. Com uma atuação perfeita, o piloto da Red Bull liderou a prova com o novo bico, a Red Bull mostrou realmente que tinha o melhor carro para a pista inglesa e Mark Webber completou a dobradinha da equipe.
    Estou feliz pelo Barrichello ter conseguido alcançar o pódio. O segundo trecho foi muito difícil por causa dos pneus duros. Foi difícil segurar quem vinha atrás.
    O carro da Brawn GP não se comportou tão bem com em outras corridas.
    Com uma excelente atuação, Felipe Massa levou sua Ferrari à quarta colocação após largar em 11º. O brasileiro ganhou posições na largada.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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  4. Boa análise Jobson. Foi chatíssima a corrida.. pesquei durante toda o segundo stint dela. Mas ainda assim acho que qualquer passo para a diminuição da aderência aerodinâmica é um bom passo - desde que os cockpits segurem o tranco de uma eventual porrada no muro. Algo precisa fazer os pilotos errarem, a passagem do Botão pelo Massa foi isso, e mais disso é que faz a corrida valer a pena (será que ele vai errar? será que suporta a pressão?)...

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  5. Uma boa notícia, Ridson.
    Nova opiniões são sempre bem vindas e só enriquecem ainda mais esse espaço para debate. Continuem desenvolvendo bons trabalhos que rapidamente irão colher os frutos.
    Jobson iniciou fazendo uma boa crítica da corrida.
    Abraço.

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