Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Habemus acordum?

Mosley cedeu? Por partes...
com o recente anúncio de que as equipes,ao serem apoiadas por pilotos e donos de circuito, Mosley, de acordo com a revista Autosport. Vou passar p/ cá o que li em,no mínimo, dois sites de automobilismo locais:
"Segundo o Código Desportivo Internacional, nós não podemos agora alterar as regras publicadas para 2010, a menos que não haja um consentimento de todos os participantes do Mundial", declarou Mosley, na carta. "Porém, uma vez confirmada a lista dos concorrentes, poderemos realizar mudanças desde que tenhamos um acordo unânime", continuou."Portanto, vocês (Fota) têm a opção de participar desse processo como equipes confirmadas, ou não. Para participar, vocês terão de confirmar a entrada incondicional no campeonato.""Naturalmente, isso depende de vocês, mas seria muito mais simples se todos confirmassem a inscrição em conformidade com o regulamento já publicado, que abrange o teto orçamentário. Em seguida, no entanto, todos poderão colaborar nas modificações das regras."

Assim, Mosley tenta assegurar as equipes, mantê-las na F1 dando-lhes condições de participar ativamente da construção do regulamento (vantagem interessante), e ainda sim assegurar a participação ativa de equipes mais influenciáveis pela Fia, como as três novas:

"Pretendemos organizar um encontro com todas as equipes de 2010 imediatamente após 12 de junho para que seja possível discutirmos as soluções propostas pela Fota para a redução dos custos", explicou o dirigente. "Nós já angariamos as opiniões de alguns dos prováveis novos times no que diz respeito às medidas da Fota e os comentários foram amplamente positivos", revelou."Aguardamos com expectativa uma resposta positiva. Seria importante para nós ter essa resposta até o final do dia 9 de junho", encerrou.

Ou seja, é um pedido de redenção temporária, p/ arrumar o barco p/ tocar mais p/ frente. Sinceramente, todos querem ver a F1 nova, competitiva e com as equipes que estão, mais algumas novas. Até Mosley; mais barata, segura e atraente.
Mas até que ponto essa tentativa de Mosley, que não se pode confirmar ser dele, já que ouvimos e lemos por esses vários dias diversos tipos de rumores infundados?
No entanto, se for verdade, se partiu mesmo de Mosley isso, cabe à Fota entrar no jogo, pagar p/ ver e se meter de vez na elaboração dos regulamentos daqui em diante. P/ Fota, é como se fosse uma pequena vitória agora que lhe renderia grandes trunfos no futuro. Ou seria uma pequena derrota? Até que ponto um vai conseguir por seus interesses em primeiro lugar?

Opinem.

5 comentários:

  1. Diálogo mais próximo. Mosley pede que equipes se inscrevam sem restrições para que teto seja rediscutido.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ridson,

    Complicado isso de entrem agora com as regras como está e eu prometo que eu mudo depois. Por que é esse o problema, não são as regras em si, é quem as faz e como elas são feitas. Mosley faz o que quiser com o regulamento do jeito que está, inclusive não mudar regra nenhuma. E depois de inscrito, você só sai se pagar polpuda multa.

    Meu palpite é que elas não se inscrevem em definitivo e pronto. Na pre-transmissão da BBC, o apresentador perguntou para o Dominicalli o que eles farão, já que eles tem um contrato até 2012 com a FIA (ou com a FOM se compromentendo a correr na F1, enfim, algo que os obrigaria a ficar). A resposta foi cristalina. Quem rompeu o contrato foram eles (a FIA) ao alterar as regras sem consultar as instâncias acordadas, se precisar sairemos e entramos na justiça. Depois perguntaram ao Brawn se, como equipe pequena, ele não fecharia logo com a FIA como fez a Force India e a Williams. De novo, cristalino, com a FOTA eu tenho força, fora dela sou pequeno e sozinho. Além disso, o que ele deve ter conseguido das grandes e a promessa de apoio técnico e preços camaradas. Essa promessa é bem diferente da do Mosley, a Brawn já teve esse apoio, não é entre conosco que se a gente quiser te ajudamos depois.

    Nessa novela, prefiro um campeonato da FOTA do que do Mosley (porque é dele, não é da FIA).

    ResponderExcluir
  3. Alias, viva as setas de direção - um blog de velocidade sem direção, só se for drag races!

    Eu digito com tanta falta de atenção que voltar para corrigir é fundamental...

    ResponderExcluir
  4. Ridson,
    Por gentileza você pode divulgar seu e-mail?

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos