Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A História se repete? Drácon, Sólon e Mosley

Existem perspectivas históricas diversas, que dão as variadas percepções de História: a História Linear; a História Espiral; A História Cíclica; a História-Teia... Falando especificamente da História Cíclica, muito se pode comparar e fazer analogias no campo da História, desde que se tenha em mente de que são didáticas, são instigantes, mas não constituem verdade ou absoluta certeza, evitando anacronismos de valores.
Mas esse, embora seja um blog de História, não é um academicista, então temos mais liberdade:

Nas últimas semanas, presenciamos uma crise sem precedentes na curta história da Fórmula 1, que possui várias histórias, mas nada igual nos grandes acontecimentos estruturais. A guerra entre A FIA de Max Mosley e a FOTA, visivelmente capitaneada pela Ferrari (ou por Luca di Montezemolo), entraram em guerra pelos direitos de decisão do corpo regulamentar da categoria. Com diversos interesses em jogo, para muito além do esporte em si, propriamente dito. Os fãs acompanharam momentos tensos, que culminaram com a "morte" da categoria, com o racha. E depois de muitas acusações pesadas dos dois lados, o conflito teve um "fim" (há quem diga que por Montezemolo ter chamado Mosley de ditador, esse deu um piti e disse que a FOTA está tentando enganar a mídia veiculando notícias falsas, de que Mosley estaria afastado da FIA e que não se envolveria mais com F1.

No contexto da Grécia Arcaica, entrando na Clássica, houveram outros "ditadores"...ou tiranos. Crucificado por uma história que defende a democracia a qualquer custo, sem analisar as implicações dessa palavra (que foi imbuída de um sentido positivo, como explicaremos; calma, antes de me trucidar, é melhor ler o post todo); analisado e revisto (até exageradamente) pelos marxistas comunistas, Drácon representou os interesses de um lado (os comerciantes demiurgos locais, enriquecidos, mas afastados do poder central); e Clístenes, que foi fortalecido pela conjuntura de poder dos eupátridas (a elite dominante, a elite da terra fértil e proprietária de escravos).

As medidas de Drácon iriam totalmente contra os interesses dos eupátridas; Drácon era apoiado pelos potentados comerciais menores, e tinha leis muito rígidas (penas de morte, exclusão), mas outras medidas menos elitistas (tirar o poder absoluto dos eupátridas para o Estado ateniense, aliviando o peso sobre a população mais pobre, além de melhor distribuição dos alimentos para estas populações).

A elite eupátrida, ciente do perigo do TIRANO (tirania, poder que emana do povo), que tinha certo apoio popular e dos comerciantes locais, impôs um aristocrata no poder, Sólon. O que se revelou um erro, pois ele continuou com as medidas de Drácon, e ainda alargou, extinguindo a escravidão por dívidas, abonou as dívidas de hipoteca, favoreceu aos ricos, estipulando a plutocracia (poder de decisão e participação política os pluto (ricos), os comerciantes. E ainda estimulou o desenvolvimento comercial, dando as bases para a democracia ateniense, mas sem dar todo o poder à elite inerte. Esta conseguiu derrubá-lo, e colocar Clístenes no lugar. E instituiu a democracia (governo dos cidadãos, do povo), o que p/ vc deve soar ótimo. Será mesmo ótimo?

Quem eram os cidadãos: a elite,e alguns comerciantes que conseguiram negociar com a elite e aproveitaram as medidas de Sólon. A cidadania era de poucos, ou sjea, o poder de decisão continuou na mão de todos, mas a democracia vez ou outra na história é tomada como valor negativo (pelo próprios elitistas), porque para os contestadores (revolucionários ou não), a democracia é um valor popular, positivo. Contudo, os que hoje defendem a democracia, seja na FOTA ou não, estão nas esferas de poder, para poucos. Ou inventamos outra democracia, que seja de fato um poder para todos, ou a democracia é uma palavra historicamente fadada ao fracasso.

E onde isso entra na Fórmula 1? Mosley e Ecclestone são representantes de seus próprios interesses, e trocam de papel, entre Sólon e Drácon. Os da FOTA representam a elite do esporte, que se considera a "alma" da Fórmula 1, retomando discursos democráticos e frases de efeito. Bom, ouvir o telespectador, tirar o poder do esporte de meia dúzia de gatos pingados que dominam duas instituições de grande poder (FIA e FOM) é sem dúvida louvável. Mas daí a trocar o poder uma democracia, na qual o poder realmente fica na mão de poucos, que cada vez mais se enriquecem em cima de um esporte que nunca lhes pertenceu, é possível de se defender? Ah, como é. Tanto que muitos saíram abertamente defendendo a FOTA, esperando cair o poder do tirano, do ditador. Sem cair no anacronismo, mas é viável essa analogia? Eu creio que sim.

Eu fico na minha postura: trocar seis por meia dúzia é de lascar. P/ mim, ver novas equipes e como elas vão se comportar no começo vai ser um barato. Ver grandes disputas, mas dentro do esporte, ver novas equipes brigando pau a pau com outras superfaturadas é o maior barato. E gostaria muito que a "nova Fórmula 1" me permitisse ver isso.

Ps: Clístenes passou um ano e meio no poder, depois Atenas passou por uma série de legisladores, novos ditadores, novos elitistas no poder, quase 50 anos até se reestabilizar. Como vcs fariam uma analogia com os últimos acontecimentos da F1? E com o futuro dela? Será possível fazer analogias assim ou é forçoso? Opinem!

6 comentários:

  1. Concordo Ridson,

    "Dê poder a um homem e saberás quem ele é"

    Seu artigo foi muito bem exposto. Max Mosley e Bernie Ecclestone cada um ao seu modo mandaram na F-1 nos últimos anos. Mosley foi traido por um de seus aliados, Motezemolo, e isso lhe deixou irado; desconfio que foi por esse motivo que Mosley dificultou tanto as coisas, vingança!

    Tomara que o futuro presidente da FIA não tenha laços afetivos com a Ferrari!

    ResponderExcluir
  2. Ei legal Ridson, todo paralelo ajuda a ver por outro ângulo e enriquece a discussão.

    Pelo pouco que sei da história da Formula 1, Bernie derrota Balestre e depois fecha - impõe? - um contrato com as equipes que define regras clara - para eles, o contrato em si é secreto - de como o dinheiro será gerenciado e dividido. O Pacto de Concórdia para mim é o Drácon moderno. E é ele que está preste a ser exilado.

    O Pacto foi reassinado ao longo dos anos pela falta de união entre as equipes - os demiurgos, produtores do povo - mas como no século V, uma hora eles se unem, e Drácon se torna insuficiente.

    Se o próximo rearranjo será mais para Sólon do que para Clístenes, ainda não me parece claro. Para mim depende do arranjo que se chegará a Fota e a Fom.

    Se percebeu, eu não falei do Mosley por que, para mim, o Mosley é o bode da Fom. (Não que a FIA seja irrelevante, não é, mas por que me parece que o Mosley está agindo pelos interesses da Fom).

    ResponderExcluir
  3. Bom Paulo, eu creio que p/ além dos papéis dos grandes homens, é válida a comparação principalmente nas idéias defendidas nesse momento. Se Mosley e Ecclestone alternam papéis de Dracon e Sólon, e Montezemolo o de Clístenes, se formos além caímos no anacronismo.

    Mas as ideías defendidas pela FOTA é que são curiosas. A democracia iniciada por Solon, e consolidada por Clístenes, era p/ poucos,exclusividade dos eupátridas (a elite ateniense). A FOTA exclui sistematicamente as novas equipes na prática, mas vem com um discurso democrático, sendo sua democracia representada por ela, FOTA, e capitaneada pelas grandes montadoras que investem fortunas e querem ter a hegemonia puramente pela grana. É muito semelhante ao nosso modelo de democracia representativa a qual estamos geridos.

    A tirania de Mosley se torna mais tirânica aos olhos de todos porque é tirânica mesmo, no sentido grego do termo: defende a interesses contrários aos da elite, o que não necessariamente seja popular de fato, e respeite todos os interesses. É uma batalha de interesses que nos fez criar esse paralelo histórico.

    ResponderExcluir
  4. Sim, a ideia de democracia de poucos é o que eu mais gosto nesse paralelo.

    A FOTA quer definir em que termos as corridas serão feitas, com quem serão feitas e como a grana será dividida. Muito justo, eles são os demiurgos que fizeram esse panteão... e como os de outrora, com alguma forma de expropriação dos recursos dos camponeses. Nesse caso moderno, nós que fazemos duas coisas, compramos carros e vemos corridas (e as propaganda das transmissões, que nos faz comprar outras coisas).

    Bão. Mas então a Fota não é Montezemolo. Eu acho que não, eu acho que a Fota é uma oligarquia que se une (como todas) por um interesse comum. Montezemolo fala pela Fota porque Brawn diz ao vivo e a cores na BBC que não irá desertar da Fota, porque sem ela ele não é nada, na Fota estão quem realmente fez da Brawn uma sobrevivente. Montezemolo fala pela Fota porque seu vice-presidente é da Toyota e é mais radical que ele. Montezemolo fala pela Fota, porque a McLaren - ela mesma - assina em baixo.

    A Fota são as montadoras? Também não. Sem entrar nesse imbróglio do que é ser ou não montadora, tem um monte de montadoras que não estão na Fota, e tem algumas coisas estranhas como Red Bull e Virgin, fora o cinzento meio campo de equipes de garagem como McLaren. Os interesses da Fota, não são de Montezemolo. São oligárquicos sim, nem um pouco democracia - por mais que eles dizem que representam a vontade da maioria silenciosa, nós que vimos F1 por alguma razão.

    Nessa novela, eu concordo com a Alessandra Alves. Em 21 de junho ela postou o que ela pensa sobre porque acham que o tio Bernie será quem colocará fim a essa confusão... antes do racha, antes de qualquer coisa, ela, ops, apontou quem a gente deveria olhar.

    É isso que eu olho agora. Tio Bernie, seus contratos, e a ameaça que seria qualquer concorrência.

    [tio Ridson, pelos deuses, libera o colar aqui, nem posso colocar o link da Alessandra... Sem falar nas teclas de direção...]

    ResponderExcluir
  5. Paulo eu não sei como te ajudar; primeiro não sei quais setas são essas, nem como liberar o colar...olhei em todas as opções do blog, e não encontro...help!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ridson, as setas de direção são as do teclado mesmo. As setas para cima, baixo, direita e esquerda não funcionam aqui (com o Firefox 3 pelo menos), nem a opção de colar e copiar.

    Imagino que seja algum bloqueio de spam que impede o copiar e colar. Mas não sei o porque bloquearia, as setas.

    Não tenho nenhum problema com outros sites do Blogspot,por isso imagino que seja algum configuração do blog ou, mais provável, do tema usado. Mais eu não sai também, eu não uso blogspot a bastante tempo.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos