Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 7 de junho de 2009

Turquia- a corrida que não foi

Sinceramente, eu me irritei bastante com essa corrida:
- com o carro da Brawn
-com um desempenho pífio de Rubens Barrichello
- com Vettel inconstante, com a falta de lucidez de Mosley e com a falta de tato da FOTA.
- com eu ter queimado a língua em ter achado que era possível haver muitas possibilidades de ultrapassagem e disputa pela vitória.

De bom mesmo, só a sorte e a competência de Lucas di Grassi, esse sim parece ter forças p/ recuperar o tempo perdido e virar o jogo a seu favor, mesmo que não faturando o campeonato da GP2. Creio que se ele andar muito bem dessa vez ele fatura uma das novas vagas. Da Fórmula ou da Fórmula que criarem.

Mas não se analisa corrida assim.
- Rubens não se entende com o câmbio e a embreagem da Brawn; e elas não ajudam. O cara ajusta a equipe toda nos treinos livres e não se dá bem logo na largada, com todas as possibilidades que tinha; vai e se afoba, acaba perdendo logo a 7ª marcha,impossibilitando ultrapassagens em carros com Kers. Fica atrás de um, força, o outro também força (kovalainen na minha opinião cortou demais, mas...) e aí bimba. Depois se esborracha num Sutil (e dessa vez com toda a culpa do Barrica sim). Pior corrida do Rubens na temporada e afirmo ser uma das piores de sua carreira. Sabem, afirmo que se fosse o Rubens de 99 ou 2002, ele até era pau a pau com Button. Mas esse Rubens deslumbrado e inconstante não. Esse vai ter que esquecer o ano e lutar p/ 2010, ou esquecer esse 2009 de agora e construr um novo. 26 pontos são muito mais difíceis de se lidar do que 16.
-Acho que Vettel nem vai tirar o vice de Rubens deslumbrado nesse ano; é bom, é rápido, tem personalidade; nice guy. Mas se atrapalhou e se ferrou, e o RBR estava com problemas no começo, visivelmente...não conseguia fazer frente à Brawn.
-uma corrida marcada pela leseira do pit stop da Williams com Nakajima, o que o torna cada vez mais candidato à lanterna absoluta; pelo renascimento de Kubica, pela reafirmação de Massa sobre Kimi e a melhor ultrapassagem da temporada (sem dúvidas), mesmo que não valendo absolutamente nada: Piquet em cima do Hamiltão.
- Webber é o nome da discrição e da eficiência. Se duvidar, ele supera Vettel na pontuação na próxima temporada e ainda abocanha uma vitória perdida.

o resto, corrida chata, besta, parada. Como é que pode? Aquela pista era o show da temporada!

Balanço da temporada até agora: Button impecável, apoiado por um carro bom (e que não dá muitos problemas p/ ele, e quando dá, é só recorrer ao cara que ajeita carros, o Rubens, que dá tudo certo); Rubens como excelente funcionário p/ equipe e garantindo p/ si uma vaga em 2010 por causa disso, mas não pilotando o suficiente p/ ganhar um campeonato,e quando pilota, vem Button e o supera; Vettel inconstante, Webber constante; altos e baixos de Maclaren e Ferrari,ludibriando a todos corrida após corrida; Rosberg como leão de treinos e os outros como meros coadjuvantes que só servem p/ rechear a trama.


E resta a esperança de que em Silverstone, tudo mude.

5 comentários:

  1. Logo você que acreditava na melhor corrida do ano...Logo na largada os candidatos a parar Jenson Button foram ficando pelo caminho, para minha revolta também.
    Além de competência, o inglês tem sorte e o carro é muuuuito melhor que o da concorrência.

    O campeonato deu sono. Barrichello tentou fazer o que dava sem grandes possibilidades de ultrapassagem. Nelsinho fez uma senhora ultrapassagem em Hamilton. Essa foi para me acordar da poltrona.

    O jeito é esperar agora a resolução do impasse para a próxima temporada e torcer por mais emoção em Silverstone...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Button, O Extraterrestre - Derrotado pelo britânico da Brawn GP na Turquia, o alemão Sebastian Vettel acredita que o líder e sua equipe "estão em outro planeta". Bastou uma volta no GP de Istambul para ele assumir a ponta.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Ridson,

    Conterrâneo de Fortaleza!

    Eu particularmente gostei da corrida, com a engasgada do Rubens na largada e o franco atirador Vettel saindo da pista na primeira volta começaram a diversão. Errei feio com as Ferraris, esperava mais do Raikkonen que tinha mais combustível, se não tivesse tocado com o Alonso chegaria aos pontos no mínimo. Aparentemente a Toyota voltou a ser competitiva assim como o Kubica e a Williams que como você bem falou se atrapalhou toda no pit stop do japonês.
    As piores estratégias foram a do Bourdais e Hamilton que arriscaram uma parada.
    Foi hilária também a narração da corrida, o trio da Globo falou que o Rubens Barrichello estava se divertindo na corrida. Pelo menos o Cleber Machado é mais verdadeiro com o desempenho dos pilotos brasileiros.
    Sobre as disputas na pista Kovalainen e Sutil suportaram bem não deram a mínima para pressão e as tentativas de Rubens em superá-los.
    E como sempre, Barrichello que é muito emotivo e fala muita besteira, suas declarações depois da corrida são sempre usadas contra ele mesmo!
    Button foi mais uma vez soberbo.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. pois é...vc é de onde, Jobson? Qual bairro?
    Eu sou aqui das bandas da Parangaba. Vc apostou na Ferrari (confesso que aposta arriscada), e eu apostei na corrida cheia de disputas em todo lugar. Falhamos, mas eu pelo menos vi gente disputando por nada e gente burocratizando entre os 5 primeiros. Sinceramente, duvido muito que Vettel tenha consistência p/ vencer Button e ser campeão, mesmo com melhorias no carro da Red Bull que com certeza virão. Rubens tem que ser, como disse, o de 1999 ou de 2002,anos-auge dele na F1, descontando 1994, que ele era um Vettelzinho em miniatura com um carro mediano como a Jordan daquele ano.Espero que possamos ver um gp na inglaterra mais competitivo e mais desafiador.
    Bruno, espero que vc venha ver por aqui; não sei pq, não consigo acessar o Database...como disse antes, apostei errado.
    As paradas do Hamilton foram lamentáveis, estúpidas.

    Sobre o Cléber Machado: ele, acho, só viu a batida com Kovalainen. Esqueceu Sutil, que na situação, Rubens o acertou com mais intensidade e em um lugar pior, a asa dianteira. Ele não conhece nada de automobilismo, erra muito. mas sem dúvida não baba ovo de ningué. O Galvão já foi um ótimo narrador nos anos 80 (só ver os tapes no Youtube), mas se perde agora nos nomes e fala muita besteira. E puxa saco e é ufanista, outro pé-no-saco. O melhor narrador da Globo só narra corrida raras vezes, em tempo de Copa ou Jogos Olímpicos, quando muito, o Luiz Roberto, e o Sportv tem narradores muito melhores p/ narrar e nunca são escalados. Fica difícil.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ridson,

    Eu não achei tão chata a corrida da Turquia, mas acho que tudo é questão de espectativas. Para mim Button já é um estraga-prazeres contumaz, minha esperança era um Vettel mais consistente. Mas, quando isso acontece eu me divirto com as 'brigas por nada' lá de trás.

    Também discordo que o Galvão Bueno tenha sido bom narrador alguma vez na vida. Lembro dele como esse mesmo ufanista jactante de hoje. Nada contra torcer para quer for, mas é complicado quando isso atrapalha sua objetividade.

    De novo não vi a narraçã da Globo, eu ligo a Band News que se a narração em si tem seus tropeços, tem duas qualidades que falta ao povo global, saber escutar os outros e saber perguntar. São comentáristas jornalistas, falta o profundo conhecimento técnico de um ex-piloto, mas sabem dos bastidores e da história e usam isso muito bem. O mais importante é o bom humor. É mais como ver acompanhado de bons amigos que sabem o que está acontecendo e comentam na hora certa.

    Agora, quando um ex-piloto tem verve de jornalista e sabe falar ao microfone... Sai da baixo, é outro universo. Tenho curiosidade para saber se o Burti está comentando bem. Pena que não passam o microfone para ele.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos